Lembrai-vos

Lembrai-vos
Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos Vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo. Amen.

7 Apr 2008

O PECADO

Pecado é a ofensa a Deus pela desobediência a Sua Lei.

Espécies de pecado:
· Original (aqueles cometidos por Adão e Eva e transmitida a nós seus filhos);
· Atual (cometido voluntariamente por nós com ato pessoal, responsável).

Remissão dos pecados:
Só Deus a pode conceder; Jesus, no-la veio conceder. Deixou o poder de concede-la aos apóstolos e aos seus sucessores. Sempre que necessário, sob a condição que os homens estejam arrependidos.

Modos de pecar:
Não somente com Atos, mas também com Pensamentos, Palavras, Desejos e Omissões.

Gravidade: muitos pecados podem ser menos graves que outros. Os pecados graves chamam-se mortais e os pecados leves chamam-se veniais.
Os pecados de omissão podem porém ser mais graves do que geralmente se pensa; a gravidade dos pecados veniais são porque eles enfraquecem a alma no amor de Deus, dispõe-na ao pecado grave. Serão punidos aqui ou lá.

Pecado Mortal – são aqueles que levam o homem a desobedecer a Lei de Deus (Os 10 Mandamentos); Em coisa grave; Feita com plena advertência ou conhecimento; E deliberado consentimento.
É mortal porque produz na alma os mesmos efeitos que a morte causa no corpo físico. Privando a alma de sua vida “graça Divina”; Tira os merecimentos e a capacidade de adquirir novos; Torna a alma merecedora das penas eternas do inferno.

Como vencer as tentações? Não esquecendo que Deus tudo vê e tudo sabe; Pensar nos novíssimos (significa últimos destinos do homem: morte, juízo; inferno; paraíso).

Vários são os modos de cometer pecado – por irreflexão (não pensando na gravidade do mal); por fraqueza (não sabendo resistir à tentação maligna); e por malícia (pelo gosto de fazer o mal).

Pecados cometidos por verdadeira malícia são – os pecados contra o Espírito Santo e os pecados que clamam vingança à Deus.

Pecados contra o Espírito Santo:
· Desespero da Salvação;
· Presunção de se salvar sem merecimento;
· Negar a verdade como tal;
· Ter inveja das graças que Deus concede à alguém;
· Obstinação ao pecado;
· Impenitência Final.
· Sugestão para leitura: (Mc. 3, 20-30); (Mt. 12, 22-37); (Lc 11, 14-26).

Pecados que bradam ao céu:
· Homicídio voluntário (Gênesis 4,10);
· Pecado sensual contra a natureza (impuros);
· Oprimir os pobres, órfãos e viúvas (Prov. 22,22); (Mt. 25,40);
· Negar o salário aos que trabalham (Eclo 24, 24-27).

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...
"Ai de mim, se não evangelizar'! "Se eu me calar, até as pedras falarão"...

glitters