Lembrai-vos

Lembrai-vos
Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos Vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo. Amen.

7 Apr 2008

OS INIMIGOS INTERNOS DA IGREJA - OS HEREGES E OS APÓSTATAS

ARIO - ousava negar a divindade de Nosso Senhor, considerando Jesus a criatura mais excelente saída das mãos de Deus. Seguindo, os exemplos dos apóstolos, que nos primeiros tempos da Igreja se reuniram em Jerusalém, sob a presidência de São Pedro (concílio dos apóstolos), assim fizeram então os bispos católicos sucessores dos apóstolos, sob a presidência do papa, sucessor de São Pedro, no concílio geral de Nicéia.
Nessa assembléia, que se realizou no ano 325, tomaram parte 318 bispos. Foi declarado solenemente como dogma da doutrina cristã que Jesus Cristo, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, é verdadeiro Deus, da mesma natureza divina que Deus Pai. Ário não quis sujeitar-se e por isso foi expulso do grêmio da Igreja (excomungado).

JULIANO, o apóstata, pretendeu restabelecer o paganismo no Oriente. Para arruinar a religião cristã, tentou desmentir Cristo, reedificando o templo de Jerusalém. Todas as vezes, porém, que os trabalhadores começavam, irrompiam da terra chamas que os obrigavam a desistir da empresa. Este milagre enfureceu tanto o imperador apóstata que jurou vingar-se de Jesus Cristo. Mortalmente ferido, porém, num combate e espumando de raiva, lançou contra o céu um punhado de sangue de sua ferida, exclamando: “Venceste, Galileu!”

NESTÓRIO atacou Maria Santíssima, negando-lhe o título de Mãe de Deus. Foi condenado pelo concílio de Éfeso, em 431.

ÊUTIQUES negou as duas naturezas de Jesus Cristo, dando-lhe um só corpo humano aparente. O concílio de Calcedônia em 451 condenou sua heresia.

PELÁGIO não quis aceitar a doutrina da Igreja sobre o pecado original.

MACEDÔNIO negava a divindade do Espírito Santo.

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...
"Ai de mim, se não evangelizar'! "Se eu me calar, até as pedras falarão"...

glitters