Lembrai-vos

Lembrai-vos
Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos Vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo. Amen.

21 Apr 2008

Não há outro Deus além de Mim - (Padre John Batist Bashobora)

É um privilégio eu estar aqui de novo no Brasil. Quando eu era menino conhecia o Brasil como a nação do futebol, mas agora o Senhor me dá a conhecer esta nação como uma terra de grande fé e de força espiritual.

Então é um grande privilégio eu poder compartilhar convosco a minha vida. Trago saudações de Uganda e de Jesus. Vamos meditar sobre o tema “Não existe outro Deus além de Mim” , como o Senhor nos fala no livro de “Isaias 45, 5” . A partir deste tema, falarei também por um sub-tema e neste sub-tema eu pensei em falar em “Confia em Deus” . Você acredita sobre isto que vamos falar? Jesus disse, “Se você tiver fé, você dirá a esta montanha move-te e a montanha irá para outro lugar” , se você tiver fé e acreditar naquilo que pede, Deus te dará o que pede, então hoje Deus nos concederá tudo aquilo que pedirmos com fé, nenhum de nós ficará de mãos vazias. E mesmo os testemunhos que serão obtidos através desta palestra neste dia, será motivo de transformação para vida de outras pessoas.

Na passagem do tema da palestra de hoje, (que está em Isaias cap. 45, 5), Isaias fala ao povo que naquele tempo acreditava que Deus estava envolvido em suas vidas, fazia parte de suas vidas diariamente, eles acreditavam que Deus os tinha libertado da escravidão do Egito. Acreditavam que foi Deus quem os guiou no deserto por 40 anos e os levou para terra prometida. A experiência que eles tiveram foi aplicada mais tarde na sua formação e esta experiência foi chamada de “aliança com Deus” , foi feito um acordo com Deus, guiado e orientado pela lei de Deus, e também pelas instituições formadas onde o povo louvava a Deus, os sacerdotes, as realezas, a organização de grupos em oração, a peregrinação que o povo fazia a Jerusalém, mas todas estas ações de relação com Deus não era o fim em si próprio, era um meio de chegar ao fim.

O povo de Deus sabia que Ele era o princípio e o fim, o Alfa e Omega de todas as coisas. Durante este tempo, alguns homens foram escolhidos para direcionar o povo, e daí chegamos ao profeta Isaias, que era um homem que se encontrou com Deus em oração, esta experiência faz com que ele entenda que é pequeno, que é pecador, e ele reconhece que não merece falar em nome de Deus, pois era pequeno, assim como Jeremias, que acreditava ser um bebezinho diante dos desafios em que Deus o colocava. Muitos dos profetas não se consideravam merecedores de ser a voz de Deus para o povo e por isso tentam passar ao povo que não há nada mais forte e poderoso que a força de Deus e de sua palavra.

Nós temos que confiar em Deus, e esta experiência eu posso compartilhar agora, no meu país, há uns tempos atrás a AIDS era uma doença muito forte, estava matando a muitos. Muitos estavam cheios de medos e todos viam corpos mortos pela AIDS. Eu tinha uma tia e meus primos eram muitos ligados a mim, eu fui criado por ela, meu pai morreu quando eu tinha 2 anos de idade e minha mãe me deixou com meus tios, assim eu cresci com meus primos pensando que eram meus irmãos, até o dia em que fui ordenado padre. Um dos meus primos era advogado e tinha o emprego muito bom, era coletor de taxas, o outro irmão era um pregador em uma universidade, o outro era um capitão oficial do exército, e o outro era professor. Um deles morreu, logo depois foram morrendo um a um, então eu comecei a suspeitar que houvesse AIDS em minha família, os médicos diziam que não havia solução, não havia cura para aquela doença. E eu pensava que ia morrer também, todos os que morreram estavam morrendo com uma febre e antes do tempo de morte desta doença. Um dia perguntei a Jesus, “é verdade que tu não podes curar esta doença”, e eu estava muito triste por causa da morte dos meus parentes e fiquei em oração em uma capela. O meu humano dizia, “Jesus não tem o poder de curar esta doença”, mas ao mesmo tempo meu coração dizia, “Jesus pode nos curar desta doença pois ele é o Senhor de todas as coisas”. Lembrei-me de uma passagem do Livro do êxodo 23, 24 e então refleti sobre ela e vi como Deus está interessado em nós, mesmo se virarmos as costas a Ele, Ele sempre tem poder, e Ele orientou a minha leitura, que diz: “Não adorarás os seus deuses, e nem lhes prestará cultos imitando seus costumes, ao contrário derrubarás e quebrarás as colunas sagradas, servirás ao Senhor teu Deus e Ele abençoará teu pão e tua água e afastará de teu meio as enfermidades, em tua terra não haverá mulher que aborte e nem estéril e eu tornarei pleno os teus dias...” , Deus dizia ao povo para não adorar outro Deus senão Ele, “não preste culto aos outros deuses, pois só Eu teu Deus tenho o poder, não os dêem poder, pois eu sou seu Senhor”, e eu comecei compreender que Deus trouxe estas palavras da minha cabeça para o meu coração e o Espírito Santo levou me a confiar que Deus era muito superior do que aquela doença. Um dia como se Deus quisesse me dar outro exemplo sobre este problema, eu estava sepultando um dos meus, e Deus me deu coragem e me tornou como um profeta a falar, Ele dizia, sai desta fossa, eu sentia Ele vivo a me falar, “Eu vim para que tenham vida e para que tenham vida em abundância”, o Senhor sempre esta conosco, Ele quer nos dar vida em abundância. Você não esta lendo em vão esta palestra, não importa a situação que se passa na sua vida agora, o passado já foi e Deus se manifesta a nós.

Eu estava numa convenção e um dos lideres me disse, você é um homem da palavra, você que uma pessoa de uma nação do terceiro mundo, nós estamos aqui ensinando a vocês sobre a palavra de Deus, vocês devem escutar, mas o Senhor colocava em meu coração, “não dependa somente do que as pessoas te dizem, mas não discuta com teu líder, pois eu vou te mostrar que através da tua obediência eu te farei um grande líder para orientar este povo”. Então eu me coloquei na obediência e ouvia, eu dizia, mas Senhor se tu me pedes para eu ir mais fundo, eu vou esperar até que tu apresente o que quer de mim e no inicio de uma missa o Senhor colocava em meu coração eu vou curar pessoas com AIDS. Eu dizia se for de Deus eu falarei e não dei muita importância, mas o Senhor me incomodou várias vezes dizendo “eu vou curar uma pessoa com a doença da AIDS”, e Ele insistia em meu coração, no final eu disse, tudo bem eu aceito Senhor, mas tu terá que me dar um sinal sobre isto que está dizendo, trouxeram umas pessoas com AIDS e um padre disse-me eu não acredito que esta fazendo isso, mas se você apontar para as pessoas que tem a doença, eu acreditarei, então chamei uma senhora do meio da multidão, que eu nunca tinha visto, ela estava cheia de feridas, enquanto ela se dirigia ao altar as feridas iam sendo curadas e outras pessoas também iam sendo curadas. As pessoas já haviam desistido, já aceitavam a morrer com a doença, e Jesus lhes deu a esperança, a partir daí começou uma luta contra a doença, todo um trabalho de prevenção da doença, mas também da cura daqueles que já sofriam da doença.

O Senhor hoje nos chama a acreditar Nele, precisamos acreditar em sua palavra. Na África quando as coisas não vão bem, eles vão a bruxos, outros fazem sexo pensando que será a solução, outros consomem álcool, mas só Deus pode trabalhar em nós e nos curar. O que esta acontecendo hoje e o mesmo que aconteceu no tempo de Isaias, o povo já estavam perdidos na esperança, estavam no exílio, perderam a coragem, e Isaias disse, Deus enviou a mim para dizer a vocês que nos temos um Deus que acompanhou o seu povo que livrou de todas as dificuldades, o mesmo Deus que nos livrou da escravidão é aquele que nos libertará de todos os males. Deus é muito poderoso e ele mudará a situação do mundo, as pessoas irão acreditar em Deus de novo, é Ele quem nos trará a salvação.

Nós católicos somos um povo que te segue Jesus e que será vitorioso e caminhará rumo a vida eterna. Deus hoje está atrás de você, nos vemos um mundo sendo destruído, o mundo nos põe medo, o mundo quer nos dizer que todos iremos morrer, isso é mentira! Vocês que foram a bruxos, a cartomantes, Jesus é maior que tudo isso, não são as estrelas e nem os horóscopos que nos guiam, o Senhor é maior do que tudo. Quando as pessoas saem do caminho certo, Deus usa tantos caminhos diferentes para traze-las de volta a Ele, meus irmãos e irmãs sejam bem vindos a este chamado que Deus nos faz hoje. Deixe Jesus tocar no seu coração, a bíblia nos diz que aqueles que recebem Jesus, recebem o dom de Deus e nós podemos ser como Jesus, e Ele poderá fazer maravilhas através de nós. Católicos rezando juntos o Senhor nos cura e nos torna uma só família, o Senhor nos tocará e nos curará.
É por isso que devemos louvar a Deus em todo o tempo, de manhã, à tarde, à noite e em todo momento, Jesus tu és todo amor. Obrigado Jesus, obrigado Jesus, obrigado Senhor por nos amar.


Transcrição: Flávio Costa
http://www.cancaonova.com/portal/canais/eventos/novoeventos/cobertura.php?cod=1411&pre=4301

Deus nunca foge de você (Padre John Batist Bashobora)

A vida espiritual não é uma coisa externa. A nossa religiosidade externa não nos salva, o que nos salva é nossa fé e o poder de Deus que está dentro de nós, e só Ele pode nos salvar. Assim como o profeta Isaías, que não falava nada por acaso, pois teve a experiência com Deus para que pudesse falar ao seu povo, é assim que Deus nos chama a ser também.

Talvez nós ficamos olhando para trás nas curas de doenças que o Senhor fez, mas Ele quer agir na situação que estamos vivendo agora, é nesta situação que o Senhor quer fazer algo muito maior, não desista. Deus veio para tirar cada um de nós de nossas situações de pecado e das quedas que tivemos, porém devemos crer e reconhecer que somos pecadores para assim Deus nos levantar.

Todos nós caímos e talvez você esteja nesta situação hoje. O Senhor está lhe dizendo: “Eu quero que você saia dessa situação agora. Eu sou o Senhor desta situação e vou fazer você sair dela”. Se você não acreditar que pode sair desta situação que está agora, você comete o que Jesus chama de pecado contra o Espírito Santo. Se você crê que não pode sair desta situação, você estará negando o poder de Deus que pode lhe salvar. Se você está dizendo a outras pessoas que o poder de Deus é menor que a sua situação, está negando o poder de Deus. Olhe a situação que você se encontra e creia que Ele é o Deus desta situação e se você crer que Deus é poderoso a montanha de problemas sairá do seu caminho.

Na África não temos grandes construções como vemos aqui e pregamos debaixo das árvores. Um dia estava caminhando e me deparei com uma mulher aleijada e que faziam anos que estava naquela situação. Eu, como ser humano tive uma má impressão ao olhar para ela e pensei que estaria ao meu alcance curá-la facilmente, mas o Senhor que nos ama quis nos dar uma experiência nova, então eu a abençoei e fui para outro lado, mas de uma outra maneira Deus estava falando no meu coração e Ele disse, “porque você não continuou a falar com ela?” Mas eu tinha uma hora marcada para a pregação, e tentei de novo e nada aconteceu. Então nunca soubemos que hora Ele iria curá-la. Fiz várias coisas afim de curá-la. E nada aconteceu. Eu comecei a rezar por ela de novo.

Muitas vezes dizemos que Jesus é o Senhor, mas duvidamos, não interessa a sua situação, Cristo morreu e já carregou nossos problemas e virá para nos encontrar. Então, foi espantoso, com tantas curas acontecendo e a mulher continuava aleijada. Assim que saí daquele lugar, começou a chover muito e ela tinha que sair para se proteger da chuva e muitas pessoas já tinham saído, mas essa senhora estava aleijada sozinha no campo, e ela disse: Jesus! Nesse momento ela se levantou e correu até passar a multidão. Um milagre! É muito importante que nosso coração esteja com Jesus. Por exemplo, se você estiver com câncer, deixe Jesus estar com você, Ele pode lhe tornar uma testemunha para muitas pessoas e o câncer não o matará e não tirará sua vida pois você tem fé em Jesus. Ele é o poder e Senhor de toda situação.

Um dia estava na Tanzânia e havia uma multidão que queria que rezasse por ela. Então, quando entrei na igreja, pude perceber o quanto é importante a Palavra de Deus e é por isso que temos o nome de ‘católicos’. Onde estivermos devemos acreditar que estamos juntos para sermos salvos, somos católicos completamente caminhando com Deus. Ser católico é crer que Deus caminha conosco, e quero proclamar isso ao mundo como católico.

Então entrando na igreja havia um homem que me olhou e disse que até agora não acreditava em Deus, me lembrei do que aconteceu com João e Pedro nas escrituras, quando Jesus impôs as mãos sobre eles e receberam o Espírito Santo. No mesmo instante coloquei minha mão sobre o homem e toquei-o. Colocando minhas mãos comecei a louvar a Deus dizendo que Ele sabia de tudo e que o curasse. Era a ação do Espírito Santo. Como aconteceu com João e Pedro que ficaram corajosos, assim aconteceu com o homem, por quem com a palavra da Santa Escritura e em nome de Jesus orei com fé. Eu orei como ele me pediu para orar e logo deixei-o. Depois da santa missa vi que o homem entrava na sacristia, e ele me disse que esse homem ‘Jesus’ que eu descrevia com tanta fé, queria que orasse em nome dEle. Perguntei se ele era cristão, e ele me disse que não, que era mulçumano, e não acreditava em Deus. Logo orando por ele pedi toda rejeição do pecado na vida dele e que negasse toda ação do diabo em sua vida e para se tornar instrumento em nome de Jesus e logo ficou normal, imediatamente ele foi curado.

Já fora da igreja o mesmo homem encontrou com uma mulher cega e ele a curou orando por ela. É isso que acontece, o poder da transformação. Não só a bíblia nos diz ter um significado, mas Jesus nos diz como irmãos experimentando o poder de Cristo ressuscitado: “Se você acreditar em mim, vai sentir a glória de Deus Pai.”

Um dia o Senhor vai lhe mandar uma pessoa para lhe curar. Deus não lhe rejeita, Ele te ama. Você condena a si próprio mas Deus diz: “não vim para lhe condenar e sim lhe salvar, mesmo você sendo pecador”.

Pois ele diz: “Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação (Is 49,8). Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação. A ninguém damos qualquer motivo de escândalo, para que o nosso ministério não seja criticado. Mas em todas as coisas nos apresentamos como ministros de Deus, por uma grande constância nas tribulações, nas misérias, nas angústias” (II Cor 6, 1-4)

Paulo nos diz, que aquele que receber a graça de Deus não a despreze e a salvação vem até você. Somos instrumentos de Deus, e por isso Ele nos cura para que sejamos seus instrumentos. Será que as pessoas a sua volta identificam Deus em você assim como verdadeiros discípulos de Jesus? Identificam você como identificaram Pedro que fugiu quando pegaram Jesus? As pessoas o identificaram dizendo que ele era amigo de Jesus, pois ele teve uma experiência com o Senhor e Jesus estava nele. Será que as pessoas irão identificar a sua experiência com Jesus?

Temos que levá-lo não pelas Missas que participamos ou pelos rosários que rezamos, mas o mistério da salvação acontece quando rezamos o rosário e levamos a paz de Jesus aos outros, quando falamos dEle a outras pessoas. Proclame em todo lugar a cruz do Senhor e que não há outro Deus.

Transcrição: Eliziane Alves
http://www.cancaonova.com/portal/canais/eventos/novoeventos/cobertura.php?cod=1411&pre=4311

Ver a Mim é ver o Pai (Pe. John Batist)

A primeira experiência do povo de Deus foi muito difícil, mas de profunda aprendizagem. Quando o povo de Deus chegou ao mar vermelho, não tinham certeza se poderiam atravessá-lo. Mas Moisés acreditava muito em Deus. Deus então pediu que Moisés batesse o cajado na água. Será que você pode imaginar aquele mar imenso se dividindo em dois?

A questão não é decidir fazer, e sim tomar a decisão do ato. Muitas vezes nós tomamos a decisão de seguir Jesus, mas não tomamos a responsabilidade. Decidimos seguir Jesus, mas não decidimos viver com Jesus.

Moisés tomou a responsabilidade, tomou a decisão. Ele poderia escolher fazer o que Deus mandou ou ter medo e não fazer. Mas ele tomou a decisão e entrou no mar. Moisés teve a habilidade e sensibilidade de responder a Deus.

Deus falou: “Eu vou criar o ser humano para ser a minha imagem, a minha face.” Você pode olhar para a pessoa que está ao seu lado e ver a face de Deus. Pode ver a sua beleza como a beleza de Deus. Mas tem pessoas que dizem que você não é bonito. De onde então vem esse dizer? Vem quando o homem decidiu tomar o fruto da árvore proibida e se viram nus, olharam para si próprios ao invés de olhar para Deus.

Jesus é a face humana de Deus e quando nós recebemos a palavra de Deus e esta palavra se torna verdade em nós, quando tomamos o sangue e corpo de Jesus, vemos Jesus tal como Ele é e nós nos encontramos com Deus como Ele realmente é. Jesus é imagem de Deus e quando nós nos arrependemos do nosso pecado e acreditamos em Jesus Cristo, quando recebemos seu corpo e sangue e falamos a sua palavra, nos tornamos a imagem de Jesus Cristo.

Quando o Espírito de Deus está em nós, caminhamos na glória de Deus. Mas ás vezes somos levados pelo inimigo e deixamos que ele brinque conosco. Deixamos que ele faça tatuagem em nós, corte o nosso corpo, encha o nosso corpo de tabaco, álcool e idéias más, condenamos as pessoas.

Cada vez que você rouba, mente, enfim, peca, você troca Deus pelo demônio. A palavra Deus em inglês se escreve “God”. Mas cada vez que faz mal, peca, diz uma mentira, dá ouvidos a quem lê seu futuro na palma das mãos ou nas estrelas, ou cada vez que autorizamos que alguém corte ou faça algo estranho no nosso corpo nos tornamos “Dog” que significa cão. Cada vez que saímos da presença de Deus para fazer coisas erradas, nos tornamos cães, bichos. Brigamos com nossos irmãos. Deixamos de ser a imagem de Deus. Se você não caminha com Jesus você se torna esse bicho, e as pessoas fazem o que quiserem com você, mas quando sairmos daqui seremos diferentes. Jesus mudará você e eu. Você irá mudar e sua face será diferente.

Se alguém lhe oferece um cigarro para fumar e você aceita, você aceita que o câncer entre em você.Você quer ter câncer? Então diga: “Tchau câncer e tchau cigarro”. Se você fuma você se torna estúpido, mas Deus não te criou estúpido. Deus te fez inteligente.

Você quer sair cambaleando com álcool? Você quer andar embriagado por álcool? Ou você quer andar embriagado pelo poder do Espírito Santo? Então diga: “Adeus álcool”. Se você prefere estar bêbado do Espírito Santo do que de álcool diga: “eu quero estar bêbado do amor e do Espírito Santo”.

Me lembro que uma vez fui pregar a palavra de Deus no norte do Uganda. Encontrei-me com um grupo de soldados. Aquele local estava em guerra, então não sabia se eram do governo ou dos guerrilheiros. Eu estava vestido de padre, então estes jovens vieram até mim para ver se um padre poderia sofrer como as outras pessoas. Me falaram: “Nós queremos saber se o teu Jesus está vivo ou morto. Nós bateremos em você.” Eu não tinha feito nada de errado para que me batessem. Então pensei que o que eles queriam era ver se Jesus estava vivo em mim. Ao baterem em mim eles não sabiam que eu teria uma experiência com Jesus. Em corpo eu estava fraco, mas em espírito me tornava mais forte. Estes homens estavam cegos pela força com que batiam em mim e o poder que tinham pelas armas que disparavam. Eles não podiam ver que enquanto batiam em mim, eu me tornava como Jesus. Deus nos torna dia-a-dia como Jesus. A morte e a provação não nos podem levar a desistir. Hoje é o seu dia de vencer e o meu dia de vencer. Jesus vai querer tirar a cruz que você carrega e te dará uma nova cruz.

Quando entregamos nossas vidas a Deus sofremos, mas uma vez que é um sofrimento a imagem de Jesus Cristo, este sofrimento é redentor.

A palavra Católico significa: em todo lugar. Em todo lugar que vamos temos a unção de Jesus, a presença de Deus. Mesmo quando você dorme, você não vê mas Deus está lá. Quando você está no escritório sozinho, Deus está lá. Deus está em todo lugar.

Recusar a palavra de Jesus é como aceitar perder. Quanto mais você ouvir a palavra de Deus, mais parecido com Ele você se tornará. Quanto mais você foge de Deus, mais fraco se tornará. Jesus diz: “Quem vê a mim vê ao Pai”.

Olhem pra Deus e vejam a Deus. Mantenham o olhar fixo naquele que é importante: Jesus Cristo. Olhando pra Jesus e renunciando o pecado, nos tornamos fortes para vencer o mal. Tomando o Corpo de Cristo nos tornaremos imagem do próprio Jesus Cristo. Daí amaremos em nome de Jesus e perdoaremos em nome de Jesus.

Eu posso me lembrar que um dia estávamos em uma missão entre meninos e meninas. Esses jovens nos disseram que também queriam receber Jesus Cristo. E eu disse: “Erga as mãos ao alto”. Eles ergueram e então eu mandei que tudo o que não pertencia a Jesus saísse naquele momento. Havia seis meninas que diziam: - “Não aceitaremos essa oração porque em nossas casas tem bruxaria.” Correram para o dormitório porque achavam que Deus não estaria lá. Cobriram-se totalmente com cobertor. Rezávamos em outra sala mas o poder de Deus alcançava o lugar em que estavam. Depois disso uma das meninas morreu. Fomos chamados ao dormitório e vimos a menina morta. Mas graças a Deus eu tinha aprendido algo do evangelho daquele dia. Eu tinha aprendido que “O poder do Espírito Santo nos torna imagem de Cristo.” O médico proclamava a morte da menina, e a medida que via a imagem da menina sendo levantada para ser colocada no carro pensei: “Tu és a imagem do que o pecado faz em nós.” Então tomei a coragem porque o Espírito nos dá coragem e eu disse em alta voz: “Espírito de morte, eu reclamo essa menina porque ela não é tua, ela é de Deus.” E fiquei surpreso ao ver que ela se ergueu. Aquela menina ressuscitou diante de todos.

Cantar uma canção é vibração de Deus em nossos corações. Por isso cantemos todos as maravilhas que o Senhor realizou. Olhemos para nós mesmos e para os milagres que Deus realizou e ainda irá realizar e cantemos louvando a Deus. Louve a Deus porque você é imagem e semelhança de Deus.


Transcrição: Lanier Rosa
http://www.cancaonova.com/portal/canais/eventos/novoeventos/cobertura.php?cod=1411&pre=4321

Eu sou Deus, eleva-te (Padre John Batist Bashobora)

Nós temos que cantar sempre uma nova canção, uma canção nova para o mundo, Deus está nos transformando porque quer nos tornar a imagem de Jesus Cristo. São Pedro disse às pessoas, “só no nome de Jesus seremos libertos”, houve um tempo em que havia uma praga de doença no mundo inteiro que estava deixando muitos doentes, e o Papa Gregório nesta época pediu aos cristãos para clamarem pelo nome de Jesus a todo o momento e a praga desapareceu. Nos tempos de hoje temos uma nova praga, a praga da morte que está matando a muitos, mas que também está acabando, pois maravilhoso é o nome de Jesus, grande é o nome do Senhor!

Queridos amigos em Jesus, vamos nos colocar no contexto do que foi falado ontem e também no contexto sobre o tema deste final de semana, o Senhor nos diz: “Eu sou o seu Deus, e não há outro Deus além de mim e mesmo que vocês não saibam que não há outro Deus além de mim, Eu sou o Senhor Javé, Eu sou o Senhor de todas as coisas”. Quando Deus fala a nós, é como uma canção e esta canção vibra em nosso ser, quando respondemos a esta canção, em nós é criada uma vida nova.

Deus hoje diz a você eleva-te! Nós precisamos ser proféticos hoje e dizer aos outros: "Eleva-te, sai desta situação em que você se encontra". Jesus é o Senhor e Ele está presente no meio de nós, Jesus está aqui e está nos livrando de todos os problemas que temos, temos que passar do mal para o bom, do perigo para a alegria, da doença para a cura. Hoje o Senhor falava comigo pela manhã e dizia sobre 10 pessoas que seriam curadas, elas estão com câncer na cabeça, elas têm um tumor e serão curadas hoje pelo Senhor. O Senhor te cura agora, vamos glorificar ao Senhor por essas curas.

Através de Isaías o Senhor proclamou a nós: “Eu sou Deus e sou eu quem tomo o controle de tudo, o meu amor dura para sempre, o meu perdão é eterno", e é isso que a Igreja proclama a cada dia, especialmente aos domingos rezando o Creio, “eu creio em um só Deus, eu creio no Espírito Santo, no perdão dos pecados...”, assim eu creio que haverá um povo no mundo inteiro que acreditará em Deus, no mundo inteiro haverá uma comunidade que crê, e haverá perdão dos pecados a todos que acreditarem em Jesus. Cada vez que ouvimos a Palavra de Deus uma transformação acontece em nossas vidas, através desta experiência do céu, pois nós não estamos aqui por acaso, todos nós que ouvimos a palavra de Deus, não sairemos daqui de mãos vazias, Deus nos diz eleva-te.

Certa vez fui à Polônia, convidado para pregar numa celebração da Renovação Carismática Católica que é uma continuação do que o Papa João XXIII proclamou sobre a ação do Espírito Santo na Igreja. Então eu estava na diocese que foi de João Paulo II e onde Jesus apareceu à irmã Faustina. Cada vez que alguém apresentava um problema à irmã Faustina, ela levava a pessoa para frente do sacrário, e os problemas eram resolvidos. Aos seis anos eu via a estampa de Jesus misericordioso e fazia a oração “Jesus eu confio em vós”, levava a estampa comigo sempre e nem imaginava que um dia iria visitar a terra de irmã Faustina.

Os líderes da Renovação Carismática da Polônia me diziam, padre John, por favor não seja muito carismático aqui, e eu disse tudo bem não serei muito carismático, serei muito católico, mas ser católico é ser carismático. Temos uma graça nós carismáticos, pois como somos batizados, temos o poder da sabedoria e do entendimento que vai além da inteligência humana. Você recebeu os dons carismáticos que são dons de Deus, recebemos o Espírito Santo e quando recebemos este presente Deus derrama todo o seu coração sobre nós. Por sermos carismáticos temos que atuar “carismaticamente”! Um dia um pastor me perguntou, se eu acreditava em Jesus, e eu disse sim, e ele ainda me perguntou, se nós acreditávamos na Virgem Maria e eu disse que sim, e completei, todos que aceitam a Jesus deveriam aceitar Maria também. Os católicos têm uma experiência de milagres a mais do que outras pessoas, pois eles convidam não somente Jesus a ir em suas casas, mas também convidam Nossa Senhora, e ela sempre aponta para Jesus, seu Filho. Então eu disse ao pastor protestante, sou católico, creio que Deus está em toda parte e caminho com um povo que caminha rumo a santidade de Deus, e creio na salvação. Quando estávamos desesperados Deus enviou seu Filho para nos salvar, e eu disse também que acreditava no poder do Espírito Santo.

Mas voltando ao que eu dizia antes, na Polônia quando o padre me disse para não ser muito carismático, eu pensei, como posso não ser carismático se estou cheio de Jesus? Mas aceitei dizendo, se não posso ser carismático serei muito católico e levei Jesus Eucarístico ao povo. Na Eucaristia nos temos uma experiência com o Espírito que nos dá vida nova, nós olhamos para o pão que não tem vida, mas quando as palavras de Deus são ditas sobre o pão, o Espírito que dá vida muda este pão e ele se torna vivo. E então eu disse, não direi nada se não for pelo Espírito Santo, e eu pedi que eles olhassem sempre para o Espírito que dá a vida nova. E eu me mantive num lugar afastado para que eles mantivessem o olhar fixo em Jesus Eucarístico.
Hoje eu faço o mesmo e digo a você: "Mantenha o teu olhar em Jesus, Ele tirará você de sua situação". Jesus nos leva da morte para a vida e nós a partir desta experiência saímos diferentes.

Deus tem um plano para nos tornar a imagem de Jesus Cristo, então ainda na Polônia o povo olhou para Jesus e a medida que eu rezava, eu sentia que Jesus falava ao meu coração, “quero que você fale ao povo”, e Ele queria anunciar a palavra através de um homem que estava em uma cadeira de rodas. Deus é o mesmo, Ele não muda e tudo o que acontecia no tempo dos apóstolos acontece hoje também, e então eu me dirigi a este homem a pedido do Senhor e disse ao homem “levanta-te e anda” e o homem olhou para mim e eu disse novamente a ele “levanta-te e anda” , ele parecia não acreditar, eu repeti a ele, peguei nas mãos dele e ele começou a caminhar, Jesus curou este homem, isso foi uma ação muito católica. Enquanto eu andava com ele entre a multidão que se encontrava ali naquele lugar, alguns padres puseram-se a dançar, tornaram-se carismáticos e o povo dizia, "estes são nossos padres, eles nunca dançaram desta forma". O homem que foi curado estava a oito anos numa cadeira de rodas e Jesus o curou. Jesus na ocasião que Lázaro morreu, disse, “Eu preciso deixar que meu amigo morra para que Deus manifeste sua glória”, assim também aconteceu com aquele homem, Deus quis manifestar a sua glória através da cura dele.

Havia também uma mulher que foi curada e passou a andar sem a cadeira de rodas, hoje acontece o mesmo conosco, Jesus diz a nós eleva-te. Nós veremos coisas novas como nunca experimentamos. Não saia da sua Igreja por causa do padre, por exemplo, se acontecer de ficarmos zangados com alguém na Igreja rezemos por esta pessoa para que o Senhor a converta. Nós fomos transformados pelo poder do Espírito Santo, e nós vamos nos tornar um povo eucarístico e cantaremos uma nova canção. Cada vez que você sai da Missa, deve sentir-se uma nova pessoa e decidir-se em ser diferente. Não se guie pelas coisas do mundo, pela astrologia, por adivinhos, que Jesus seja sempre o seu guia, tudo irá mudar seu emprego, seu casamento, sua família, a humanidade, pois a graça de Deus nos transforma. Todas as curas que acontecem, é Deus nos dizendo, “Eu te tiro de toda situação negativa que você está hoje, Eu vos amo, e quero tirar vocês dos sofrimentos que tem vivido”. Os que crêem em Jesus recebem graças sobre graças!!!


Transcrição: Flávio Costa
Fonte: www.cancaonova.com

A chance de uma vida nova (Padre John Batist Bashobora)

Hoje vamos glorificar a Deus por tudo aquilo que aconteceu neste final de semana.

Nosso Deus é um Deus de novas oportunidades, um Deus de movimento. No início Deus criou o céu e a terra e a terra era vazia, não havia movimento e nem vida. Deus então mudou o estado da terra para o segundo estado pelo poder do Espírito Santo, e tudo começou a ter vida.

Quando Deus fala a vida existe, e Deus está falando a nós agora. Nos estudos do dia de hoje quando as pessoas querem construir uma comunidade, elas dizem que são comunidade e falam também do estilo de vida que querem seguir – como aqui na Canção Nova, nós vemos seus membros cantar uma Canção Nova, estão se tornando ‘logo’ de Deus - Deus falou que eu e você somos ‘logo’, tomamos o estilo de Jesus. Eu aprendi isso com São Paulo quando diz: “Não sou eu quem vivo, é Cristo quem vive em mim” (Gálatas 2,20).

Meu caro irmão, minha cara irmã, uma vez que Deus é um Deus de movimento, de ação, Ele se move dentro do caos para trazer ordem, se move onde há doença e traz saúde. O pecado nos faz morrer, nos torna cego, já não podemos mais ver a Deus. Vamos glorificar a Deus porque começamos a vê-Lo novamente.

Seja o criador de sua mudança, o Espírito Santo está aqui para nos ajudar. Há tantos advogados no mundo, mas muitos bons advogados perdem seus casos, mas o Espírito Santo nunca perdeu um caso, Ele é um ótimo advogado. Deixe que o Espírito Santo crie em você a mudança agora.

Quando falamos no novo começo, estamos a dizer: “Ponha um fim ao caso que não é desejável e introduza uma mudança que é construtiva, uma mudança que vai te levar ao bem que você quer”. Qual a mudança? Trazer o bom para Deus. Se for bom para Deus, é bom para você e para os outros.

Quando falamos de uma vida nova, podemos todos viver pela Palavra de Deus, isso quer dizer que, se você abre seu coração para Deus, Ele faz com que você tenha uma vida nova.

A fundação do Brasil começou com o primeiro evento que foi o partir do Pão (Santa Missa), foi uma fundação em Jesus Cristo. Esse país só pode ver Jesus tal qual Ele é, e sempre vai haver Missas no Brasil, pois isso é sua característica. Vocês verão Jesus tal qual Ele é, essa é a vossa fundação para amar até o fim. Nunca pare de amar, é Deus quem movimenta no amor em todo vosso ser.

Temos que ter uma fé vibrante e ativa. Quando você receber a comunhão diga: “Jesus, vem para dentro de mim”. Estamos pegando o defeito de comungar e sair como se a Comunhão fosse um símbolo, e não é. Na Santa Missa os católicos não comem um símbolo, tomam o Sangue e o Corpo de Jesus. Jesus diz: “Se tomares e beberes meu Corpo, Eu os ressuscitarei no último dia”. Quando o católico recebe a Comunhão, não pode voltar para a casa a mesma pessoa, ele renasceu, por isso, tem que mudar porque se torna Cristo, é ungido, tal como Aquele que foi ungido por excelência.

Jesus está usando o Brasil, jovens e velhos, para por fim a estagnação daqueles que vivem sem Deus. Vocês vão tornar instrumentos de comunicar Deus às pessoas. Sua casa será uma nova ‘Nazaré’. Deus está dizendo: “Eu estou te levantando”.

Você que está doente, ou está divorciado, usando drogas, ou que até tenha matado alguém, Deus lhe diz: “Não fique sentado, utilize essa hora e mude”. Se ajuste a nova situação, deixe que Jesus seja seu líder. Minha cara irmã, meu caro irmão, olha para tua queda, mas veja como início para uma nova mudança, utilize essa situação para um novo começo. Se você teve uma desilusão, hoje é dia de ter uma nova chance. Deus fala que vai te retirar dessa situação má, e te trazer para uma situação nova.

Nós temos muita graça em sermos católicos, pois nossa mãe é a Mãe de Jesus. Fazemos parte do corpo de Jesus, então pelo Seu poder podemos esmagar a cabeça da serpente.

Não vamos ficar olhando para os nossos pecados, Jesus já morreu por nós. Hoje é nosso dia. Vamos nos alegrar!


Transcrição: Willieny Isaías
fonte: www.cancaonova.com

Há um novo começo (Padre John Batist Bashobora)

Deus é bom, em todo momento Deus é bom! Esta frase, “Deus é bom”, faz parte de uma canção cantada por uma mãe americana, esta mãe havia deixado seu filho ir pescar e surfar com outras crianças, e as crianças morreram afogadas, a mãe tendo uma fé muito grande em Jesus Cristo e vendo os marinheiros trazerem os corpos das crianças, ao invés de cair no desespero, ela manteve a fé que tinha e surpreendeu a todos que estavam ali no local. Ela disse às pessoas que estavam ali, “Deus é bom sempre” e mesmo agora vendo meu filho morto, eu não desistirei, pois Deus é bom e é sempre bom, foi daí que nasceu a canção. Uma vez eu fui pregar no Congo, que é um país que está ressurgindo de uma situação de guerra que durou muitos anos, e devia ser uma nação muito rica, pois eles foram colonizados pelos Belgas, eles têm ouro, urânio, café, peixe, e tem madeira rara em suas florestas, mas mesmo com toda a riqueza que possuem ainda não haviam estradas, somente agora estão abrindo algumas estradas que conectam as vilas, isso quer dizer que há sempre um novo começo.

Lá no Congo tive muitas dificuldades, pois estava sendo chamado a um país em guerra, minha família dizia, “não vá”, mas uma vez que o Espírito de Deus penetra em todo nosso ser, não é possível resistir a Deus, quando Deus nos chama, iremos sempre. Saindo do meu escritório à noite, eu pretendia chegar mais cedo na fronteira do país, porém tive que atender umas crianças órfãs, há em nós cristãos, características de Deus e devemos ouvir e ajudar o povo que sofre e chora, por isso não pude sair antes e acabei me atrasando. Estando decidido ir ao Congo mesmo o país estando em guerra, tive que pedir a algumas pessoas para viajar e eu sempre peço a eles que não me impeçam, pois sei que se não for aos lugares onde fui chamado algo pode acontecer, desta forma fui enviado em missão, pelo meu bispo, meu colegas sacerdotes. Chegando lá, a fronteira do país estava fechada, lá tem muitos governantes, porém nós sabemos que somente Deus esta no controle de todas as coisas. Os soldados que estavam ali na fronteira perguntaram, porque vem aqui nesta situação de guerra? E eu disse, eu sei que corro o risco, mas me chamaram aqui e eu vim isto não foi uma resposta humana, e sim o Espírito Santo respondeu por mim. Um soldado mulher disse para mim, você não é o padre John Baptist, que prega com autoridade? Eu disse sim, e ela então me disse, se teu Deus tem poder me cura que eu estou doente. Aqueles soldados armados costumavam a matar muitas pessoas e por estarem armados achavam que tinham todo o poder em suas mãos, mas para mostrar-lhe um caminho novo, eu pedi que se ajoelhassem e clamei sobre eles o Espírito Santo.
Estávamos em dois, um amigo meu sacerdote e eu, fechamos os olhos e quando abrimos vimos os soldados rolando no chão com suas armas, e não via nenhum poder em suas armas, e me perguntei cadê o poder daquelas armas? E pensei ainda, se eu fosse um inimigo deles, teria os matado neste momento, logo depois disso, eles nos deixaram entrar. Quando alguém disser a você uma palavra que lhe coloque medo, por exemplo, uma maldição não aceite isso, pois Deus não nos criou como estúpidos e Jesus morreu por nós, para nos salvar.


Fixe sempre o seu olhar em Jesus, pois não há situação que possa nos derrotar. Quando cheguei naquele lugar e os soldados me disseram, você vai morrer, eu pensei, eles não têm nenhum poder sobre mim, e por isso qualquer que seja a situação em que passamos devemos crer que Jesus veio para nos dar a vida e vida em abundância. Eu rejeitei a palavra daqueles que diziam que eu ia morrer, então eu e meu amigo padre, entramos numa mata e nos encontramos com caminhões cheios de soldados e nós humanamente, morremos de medo, mas no Espírito éramos fortalecidos. Alguns soldados perguntaram a nós, quem são vocês? E nós ficamos com medo de falar nossos nomes, porque sendo simples homens sabíamos que eles nos matariam, e dissemos a eles, nos somos enviados de Deus, somos filhos de Deus e o soldado virou as costas e foi falar com seu capitão, nos ouvíamos o que eles falavam, pois aprendemos a língua deles e dou até uma sugestão a vocês para que também aprendam mais uma língua, pois vocês estão se tornando evangelizadores poderosos e precisarão falar outras línguas.

Deus quer fazer o Brasil um país de poderosa evangelização para estabelecer o seu reino, então, vão e não tenham medo. O Papa recentemente veio visitar esta nação, e tudo isto faz parte de um plano de Deus para o Brasil, e vocês terão que levar as nações a mensagem de Jesus Cristo, não fiquem para trás, é um novo começo.

Mas como estava dizendo lá no Congo, os soldados vieram nos dizer, se vocês estão proclamando a palavra de Deus podem entrar, e vocês já sabem o que está acontecendo aqui? Então fomos à missão depois de uma palestra minha, uns lideres me procuraram e disseram se eu podia falar aos soldados guerrilheiros, eu notei que aqueles guerrilheiros eram um povo cristão, e eles me diziam, somos católicos, somos cristãos, mas temos que defender nosso povo, por isso guerrilhamos, a medida que rezamos juntos todos eles foram sendo libertados das opressões, havia lá uma senhora rezando por nós a frente de Jesus eucarístico, e chegou uma mensagem a ela que o filho dela estava morrendo, o menino ficou doente de repente e o marido foi leva-lo ao hospital. Logo que recebeu a noticia, ela foi para o hospital, mas o filho já havia morrido, o marido dela era um homem de muita fé. Quando aquele marido encontrou com sua esposa, ao invés de criticá-la porque ela deixou o filho para ir rezar em uma conferência conosco, ele disse a ela, louvemos ao Senhor, e esta atitude, esta fé daquele homem, só pode ser ação do Espírito Santo, pois a atitude que geralmente se toma é a de criticar, porém aquele homem agiu diferente. A esposa disse a ele, louvemos ao Senhor e vamos levar o corpo do nosso filho para junto do povo de Deus que está rezando na conferência, então eles trouxeram o corpo do menino, puseram num saco, pois eram pobres e não tinham como comprar um caixão, e puseram numa sala ao lado de onde estavam rezando.
Os soldados que estavam nos protegendo na assembléia que acontecia, louvavam ao Senhor e de repente viram o saco se mexer, pensaram que era uma bomba, foram ao casal e disseram o que vocês trouxeram naquele saco, parece ser uma bomba e o pai disse a eles, não ali esta nosso filho que morreu há poucas horas atrás, quando foram ver o menino tinha ressuscitado. É um novo começo! Desde este dia aquele país mudou.

Meu irmão, minha irmã, não pense no teu passado, se isso te faz depressivo, deixe Deus criar um novo começo para você, segue a Jesus Cristo. As escrituras nos dizem que no inicio Deus se movia sobre a terra, hoje Deus se move, Ele paira sobre sua situação, Ele põe ordem em sua vida, Ele te cura, Ele te tira do ódio e da ira, Ele te eleva dos lugares baixos em que você se encontra para os lugares altos. Se você acredita que o Senhor pode fazer isso, você receberá o que precisa.

São Pedro assim como os outros apóstolos, quando viram que Jesus havia sido crucificado, perdeu a esperança, quando Jesus foi preso, Pedro havia tentado resolver os problemas com suas próprias maneiras, eles não se voltaram a Deus que sempre os fortalecia, e então eles ficaram muito pobres, enfraquecidos, quiseram voltar a vida velha, pois está é a nossa tendência.
O amor que Deus põe em mim e em você, se deixarmos Deus nos usar, nós teremos um poder salvífico. Tenha sempre a palavra de Deus com vocês e a ouçam e serão recriados. O amor de Deus nos cura de todos os males!



Transcrição: Flávio Costa
Fonte: http://www.cancaonova.com/portal/canais/eventos/novoeventos/cobertura.php?cod=1411&pre=4341&tit=Há%20um%20novo%20começo.

7 Apr 2008

RECAPITULANDO A CATEQUESE

I - OS MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS:

1) Amar a Deus sobre todas as coisas.
2) Não tomar o seu Santo Nome em vão.
3) Guardar domingos e festas.
4) Honrar pai e mãe.
5) Não matar.
6) Não pecar contra a castidade.
7) Não furtar.
8) Não levantar falso testemunho.
9) Não desejar a mulher do próximo.
10) Não cobiçar as coisas alheias.

“...Se guardares os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu Amor. Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa...Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando.” (Jo 15,10-11.14)


II – OS MANDAMENTOS DA IGREJA:

1) Participar ativa e devotamente da Santa Missa.
2) Confessar-se ao menos uma vez por mês ao leigo e aos religiosos uma vez por semana.
3) Comungar pela Páscoa da Ressurreição.
4) Jejuar e abster-se de carne, quando manda a Santa Igreja Católica.
5) Devolver o dízimo.


III – OS SACRAMENTOS:

Sacramento significa: ato religioso instituído por Deus para purificar e santificar as almas.

1- Batismo - significa iniciação.
2- Confirmação ou Crisma – confirma o batismo.
3- Eucaristia – sacramento em que o Corpo e o Sangue de Cristo
estão presentes sob as espécies de pão e vinho.
4- Penitência ou Confissão – revelação dos pecados ao confessor
com arrependimento na certeza da absolvição.
5- Unção dos Enfermos – (Epístola de São Tiago 5,14-15).
6- Ordem – sacerdócio ministerial com responsabilidades e deveres
específicos do sacramento.
7- Matrimônio – sacramento que abençoa e consolida o amor dos
cônjuges.


IV – OS DONS DO ESPÍRITO SANTO:

1- Sabedoria – prazer pelas coisas de Deus. Este dom comunica à alma certo gosto que a faz conhecer, sem se enganar, o divino e o humano. Este dom pertence à caridade. Distingue o bem verdadeiro do falso e aparente.

2- Entendimento – compreender as verdades. Ilumina a rudeza e tardança de nossa inteligência, para penetrar as coisas divinas. Este dom pertence à fé.

3- Conselho – escolha do que convém de si e de outro.Encaminha, dirige e detém a precipitação humana da imprudência. Pertence à virtude da prudência.

4- Fortaleza – tornar capaz de vencer as dificuldades. Expulsa o desordenado temor e conforta a fraqueza. Pertence a mesma virtude.

5- Ciência – luz divina, indica o que se deve evitar. Penetra os mais obscuros e forma perfeitos mestres contra a ignorância. Este dom pertence à fé.

6- Piedade – amor aos mandamentos. Torna o coração benigno, tira-lhe a rudeza e o abranda. Pertence à virtude da religião.

7- Temor de Deus – excita a alma a recordar os castigos, a fim de evitar o pecado. Este dom afasta a soberba e comunica amorosa submissão. Pertence à humildade.


V – PECADOS CONTRA O ESPÍRITO SANTO:

1– Desespero da salvação.
2- Presunção de se salvar sem merecimento.
3- Negar a verdade conhecida como tal.
4- Ter inveja das graças que Deus concedeu a alguém.
5- Obstinação ao pecado.
6- Impenitência final.

Sugestão para leitura: (Mc. 3,20-30/ Mt. 12,22-37/ Lc. 11,14-26)


VI – VIRTUDES TEOLOGAIS

Teologia significa doutrina que trata das coisas divinas.

· Fé – confiança que nos inspiram a bondade e o poder de Deus; firmeza.
· Esperança – ato de esperar, desejando confiança naquilo que se pertence.
· Caridade – amar ao próximo.


VII – VIRTUDES CARDEAIS

Cardeal significa principal, fundamental.

· Prudência – virtude que nos leva a conhecer os erros e os perigos; Há três gêneros de prudência:
1- A Prudência Política (é a que pondera tudo o que se deve fazer e de acordo com a razão nada a que não seja reto e bom);
2- A Prudência Purificativa (é a que propõe e abstrai de todo o visível, para dirigir o coração à divina contemplação e a tudo o que é celestial);
3- A Prudência do espírito purificado (visa o sumo bem e dirige a ele todo o afeto);

Na prudência estão contidas as virtudes:
- A docilidade (é a boa disposição da criatura para receber instrução dos mais sábios, não o sendo consigo mesma, nem se apoiando em seu próprio juízo e sabedoria);

- A razão (chamada de raciocínio, consiste em refletir com acerto, deduzindo de noções gerais, particulares razões ou conselhos para os atos virtuosos);

- A solércia (é a diligente atenção e aplicação a tudo o que sucede – como a docilidade ao que nos ensinam – para julgar e compor regras de bem agir);

- A circunspeção (é o julgamento e consideração das circunstâncias que deverão acompanhar a ação virtuosa, porquanto não basta a boa finalidade para torna-la louvável, se lhe faltarem as oportunas circunstâncias requeridas);

- A cautela ( é a discreta atenção com que se devem advertir e evitar perigos, impedimentos ou imprevistos que podem ocorrer, mesmo com aparência de virtude, para que não nos encontrem descuidados e desprevenidos).

· Justiça – É a que mais serve à caridade de Deus e do próximo, e é a mais necessária para o convívio e relações humanas. É um hábito que inclina a vontade a dar a cada qual o que lhe é devido, consiste em atribuir a cada um aquilo que de direito lhe pertence.

Duas espécies de justiça:
- A justiça distributiva ( governa os atos com as quais se distribuem as coisas às pessoas particulares);

- A justiça comutativa (ensina guardar recíproca igualdade no dar e receber entre pessoas particulares, quer no valor, quer na quantidade).

· Fortaleza – força moral; vigor. Serve para moderar as operações da paixão irascível, principalmente consigo mesmo.

Na virtude da fortaleza incluí a magnanimidade (seu equilíbrio consiste em controlar as energias nas grandes ações; inclui não ser ambicioso, nem interesseiro, nem amigo do mais útil, mas sim do mais honesto e elevado; não falar de si com jactância, ser parcimonioso em fazer coisas pequenas para se reservar às maiores; ser mais inclinado a dar, do que a receber );

E a magnificência (visa realizar grandes coisas, faz grandes coisas. Devem, contudo regular-se na prudência. A magnificência consiste em que tudo destinou para magnificamente ser gasto em benefício dos necessitados e para a honra e culto a Deus).

Vícios contrários à fortaleza: espírito de vã glória, gerados pela soberba e vaidade, discórdia, contendas, rixas, jactância, gritos, impaciência, mentira, pertinácia, hipocrisia, cobiça de vaidade, curiosidade, desejar a criatura parecer mais do que é, e não o que verdadeiramente lhe pertence por seus pecados e baixeza.

· Temperança (modéstia) – moderado nas paixões. Na temperança estão compreendidas as virtudes da: abstinência e sobriedade (compreendendo o jejum); a castidade e pudor ( compreendendo a virgindade e continência); a clemência e mansidão ( a mansidão governa a ira, e a clemência modera o castigo).

Vícios contrários à temperança: gula na comida, embriaguez na bebida, luxúria, sensualidade, ira, crueldade humana ou bestial, soberba, presunção, avareza, vício da curiosidade, apetite desmedido nos exercícios físicos, jogos, divertimentos, dança, etc.


VIII – PECADOS CAPITAIS

Significa o que é referente à pena de morte. São eles:
1- Soberba – arrogante, presunção.
2- Avareza – apego desregrado ao dinheiro; acúmulo de riquezas.
3- Luxúria – sensualidade; libertinagem.
4- Ira – cólera; ódio; fúria; raiva.
5- Gula – gosto exagerado por comida.
6- Inveja – desgosto ante a prosperidade alheia; desejo de possuir os bens de outro.
7- Preguiça – negligente, que só quer moleza, tem aversão à trabalhar;


IX – PECADOS QUE BRADAM AO CÉU

1- Homicídio voluntário.
2- Pecado sensual contra natureza.
3- Oprimir os pobres, órfãos e viúvas.
4- Negar o salário aos que trabalham.

X – AS OBRAS DE MISERICÓRDIA

CORPORAIS:

1- Dar de comer a quem tem fome.
2- Dar de beber a quem tem sede.
3- Vestir os que estão nus.
4- Visitar os enfermos.
5- Dar pousada aos peregrinos.
6- Remir os cativos e oprimidos (visitar os presos).
7- Enterrar os mortos.

Sugestão para leitura: (Mt.: 25, 31-46).

ESPIRITUAIS:

1- Dar bons conselhos.
2- Ensinar os ignorantes.
3- Consolar os tristes.
4- Corrigir os que erram.
5- Perdoar as injúrias (pelo amor de Deus).
6- Sofrer com paciência as fraquezas do próximo.
7- Rogar a Deus pelos vivos e defuntos.

Sugestão para leitura: (Mt.: 7, 1-23; I Cor. 13,2 - 13).

XI – NOVÍSSIMO DO HOMEM

Novíssimo significa últimos destinos do homem.

· Morte – a vida de todos os homens encerra-se com a morte; quando? Não se sabe.
· Juízo – a Bíblia nos fala num particular e universal (o bem e mal praticado na vida).
· Inferno – morada dos demônios; lugar destinado ao suplício eterno das almas dos condenados.
· Paraíso – morada dos justos; bem-aventurança.

Sugestão para leitura: (II Cor.: 5,10/ I Cor.: 4,5/ Lc.: 12,40).

A IGREJA NOS TEMPOS MODERNOS - REFORMAS EQUIVOCADAS

Ao lado da boa semente crescia também no campo de Deus a cizânia. Havia hostilidades e guerras, crimes e violências, escândalos e heresias.

Quando, no século XI, o imperador Henrique IV não só entregava, mas até vendia bispados e abadias a pessoas indignas, e o Papa corajosamente enfrentava tais abusos, começou aquela longa peleja conhecida pelo nome de investidura, de que o Papa saiu vencedor.

Levantaram-se em seguida heresias, que primeiro moveram guerra à Igreja e mais tarde à autoridade civil: na França, os albigenses; na Inglaterra, os sectários de Wiclef; na Boêmia, os hussitas.
Impelidos por zelo incansável, missionários apostólicos, como São Vicente Ferrer (+1419) e São João Capistrano, percorreram diversos países, pregando penitência aos príncipes e aos povos. O fogo da rebeldia, porém, continuava a arder debaixo das cinzas, nutrido por várias inconveniências.

Os príncipes atacaram a Igreja, apoderando-se de seus bens. Os Papas se viram forçados a residir na França (Avignon), onde viviam dependentes dos reis. Houve, em conseqüência disso, grave divergência entre os cardeais italianos e os franceses, de que resultou, depois da morte de Gregório XI, que tinha restabelecido a Santa Sé em Roma, a dualidade dos Papas: Urbano VI, legitimamente eleito e residente em Roma, e Clemente VII, que morava em Avinhão.

Entre as reformas equivocadas, a principal foi o protestantismo, nascido no século XVI (16).
Quem deu início ao movimento foi MARTINHO LUTERO (1483-1546). Embora de origem humilde, teve boa formação universitária. Segundo ele mesmo conta, fez-se monge agostiniano depois que escapou de morrer por um raio. Ordenou-se padre e doutorou-se em teologia. Foi professor da Sagrada Escritura. Profundamente marcado pelo sentimento de pecado, quase se desesperava à procura de arrependimento e de penitência.

O clero do tempo, em grande parte, era mal instruído. Os bispados, muitas vezes, eram negociados. Houve bispos (como o Cardeal d’Este, arcebispo de Milão) que nunca visitou seu bispado, apesar de ter sido bispo durante 30 anos.

Outros bispos cumulavam várias dioceses e altos cargos nas cortes. A vida religiosa nos mosteiros e conventos se tornara medíocre. Por toda parte havia um mal-estar entre o povo e um sincero desejo de reforma dos costumes. Era também o tempo das grandes descobertas (América) e a economia passava por largas mudanças. Nesse tempo, o Papa estava construindo a grandiosa basílica de São Pedro e oferecia uma indulgência plenária ( isto é, o perdão das penas dos pecados) a quem, depois de confessado, desse uma boa esmola ou uma doação para as obras. Vários bispos fizeram a mesma coisa para terem fundos e construírem as catedrais.

LUTERO, que tanto sofrera dentro de si para se ver livre do pecado e conseguir a misericórdia de Deus, viu nas indulgências um grave abuso e uma afronta a Deus. Começou a pregar contra e a discutir publicamente o assunto. Outros temas religiosos entraram em questão, e Lutero acabou sendo acusado de herege. Lutero abandonou o sacerdócio, casou-se e fez-se líder de uma nova teologia que procurava reformar a Igreja e que acabou produzindo a IGREJA PROTESTANTE. Lutero foi excomungado.

Entre outras coisas, Lutero ensinava :

- que só havia o sacerdócio universal, isto é, todos os batizados seriam sacerdotes;

- que só havia dois (02) sacramentos válidos: o BATISMO e a EUCARISTIA;

- que só a fé pode justificar alguém e não a ABSOLVIÇÃO ou a indulgência ou as boas obras ou algum mérito pessoal;

- que só a Bíblia tem autoridade e não a TRADIÇÃO DA IGREJA;

- insistia na separação entre Estado e Igreja.

Este último ponto fez com que o assunto ultrapassasse a esfera religiosa e alcançasse a política. Os príncipes, que governavam regiões, começaram a se guerrear por causa de Lutero e se apegaram a ele para negar impostos e benfeitorias às dioceses e à cúria romana.


Três outros nomes precisam ser lembrados:

ZWINGLIO (1484-1531), sacerdote suíço, que levou as idéias de Lutero ao radicalismo, negou:
- o caráter sacrificial da MISSA;
- a INTERCESSÃO dos santos;
- o purgatório;
- a possibilidade de salvação por boas obras;
- a presença EUCARÍSTICA e o valor dos religiosos.

CALVINO (1509-1564), desenvolveu sua pregação sobretudo em Genebra, na Suíça. Também era padre. Calvino ensinava:
- que todo homem está condenado e é incapaz de fazer alguma coisa por sua salvação;
- que Cristo o salva sozinho, mas salva a quem quer e condena a quem quer;
- que Deus tem seus privilegiados, e os que não o são se condenam inapelavelmente e não podem sequer se queixar de seu desgraçado destino.

HENRIQUE VIII (1509-1547), rei da Inglaterra. Porque o Papa não quis anular seu casamento, rompeu com Roma, introduziu o protestantismo na Inglaterra como religião oficial e se fez rei e papa ao mesmo tempo. A religião que daí nasceu tomou o nome de Anglicanismo (esta Igreja permiti o casamento de homossexuais).

LUTERO, ZWINGLIO e CALVINO não se entenderam. Como também não se entenderam seus sucessores. Ao longo do tempo as igrejas se esfacelaram em inúmeras seitas.

Como não têm uma autoridade central, se torna difícil uma unidade de doutrina. Hoje mais de 250 igrejas protestantes diferentes estão unidas no Conselho Mundial de Igrejas, fundado em 1948, hoje com sede em Genebra.

O Concílio Vaticano II apoiou o ECUMENISMO, que procura a aproximação das igrejas entre si, o mútuo apoio nas obras de caridade e de assistência. Procura ressaltar os pontos em comum para diminuir as divergências.

OS INIMIGOS INTERNOS DA IGREJA - OS HEREGES E OS APÓSTATAS

ARIO - ousava negar a divindade de Nosso Senhor, considerando Jesus a criatura mais excelente saída das mãos de Deus. Seguindo, os exemplos dos apóstolos, que nos primeiros tempos da Igreja se reuniram em Jerusalém, sob a presidência de São Pedro (concílio dos apóstolos), assim fizeram então os bispos católicos sucessores dos apóstolos, sob a presidência do papa, sucessor de São Pedro, no concílio geral de Nicéia.
Nessa assembléia, que se realizou no ano 325, tomaram parte 318 bispos. Foi declarado solenemente como dogma da doutrina cristã que Jesus Cristo, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, é verdadeiro Deus, da mesma natureza divina que Deus Pai. Ário não quis sujeitar-se e por isso foi expulso do grêmio da Igreja (excomungado).

JULIANO, o apóstata, pretendeu restabelecer o paganismo no Oriente. Para arruinar a religião cristã, tentou desmentir Cristo, reedificando o templo de Jerusalém. Todas as vezes, porém, que os trabalhadores começavam, irrompiam da terra chamas que os obrigavam a desistir da empresa. Este milagre enfureceu tanto o imperador apóstata que jurou vingar-se de Jesus Cristo. Mortalmente ferido, porém, num combate e espumando de raiva, lançou contra o céu um punhado de sangue de sua ferida, exclamando: “Venceste, Galileu!”

NESTÓRIO atacou Maria Santíssima, negando-lhe o título de Mãe de Deus. Foi condenado pelo concílio de Éfeso, em 431.

ÊUTIQUES negou as duas naturezas de Jesus Cristo, dando-lhe um só corpo humano aparente. O concílio de Calcedônia em 451 condenou sua heresia.

PELÁGIO não quis aceitar a doutrina da Igreja sobre o pecado original.

MACEDÔNIO negava a divindade do Espírito Santo.

SUPERTIÇÕES

São crenças, rituais, ritos, usos, costumes, práticas, idéias e princípios não cristãos (pagãos) (Dt 18,10-12).
Em Dt 18,9 Deus diz: “Quando tiveres entrado na terra que o Senhor teu Deus, te dá, não te porás a imitar as práticas abomináveis da gente terra”.

As superstições se agrupam, em dois blocos:
a) Adivinhação
b) Magia

ADIVINHAÇÃO: é a investigação de coisas ocultas ou futuras por meios e formas tolos ou impróprios.As superstições são tão antigas, quanto à humanidade. Daí as numerosas formas adivinhatórias.


As adivinhações mais conhecidas são:
1) QUIROMACIA – adivinhar pelas linhas das mãos;
2) CARTOMANCIA – adivinhar pela posição das cartas de baralhos;
3) NUMEROLOGIA – adivinhar pelo jogo dos números;
4) ASTROLOGIA – adivinhar pela posição dos astros.

MAGIA: é um recurso pagão para conseguir efeitos extraordinários. A lista de práticas de magia é quase infinita, segundo o bispo de Juazeiro/BA.
Citaremos algumas, também largamente conhecidas pelo público:

a) A força misteriosa da simpatia (ocultismo, finoriamente camuflado...): água fluída, os passes, os defumadores, banhos de cheiros de casas de umbanda, centros esotéricos, o curandeirismo...

b) Explicações supersticiosas das doenças: influências astrais, encostos...

c) Talismã: Objeto ao qual se atribui poder para atacar e conquistar. O mesmo que feitiço. Existe feitiço para tudo. Utilizam-se: cavalo-marinho, cabeça de víbora, osso da cabeça de gato preto ou outras coisas ridículas.

d) Amuleto: Objeto ao qual se atribui poder mágico para defender e proteger, dar sorte... Os mais utilizados são: figa, ferradura, corcundinhas, elefantinho, trevo de quatro folhas, Buda, pirâmide...

e) Patuás: Saquinhos de pano ou couro, contendo coisas misteriosas que dão sorte, saúde ou servem para fechar o corpo.

f) Orações: de origem misteriosas e de fins materialistas. Seu conteúdo vem com ameaças de castigos se não forem repassadas a outras pessoas, um determinado número de cópias.

- Orações dirigidas aos astros (sol, lua, estrelas, à natureza): As listas de orações da Seicho-no-iê, que rezam ou distribuem colecionadas em livrinhos, cujas belas palavras contém um amontoado de contradições e idéias tolas, mas capciosas para atrair e conquistar as pessoas ingênuas ou ignorantes.

- Orações a Santos ou entes desconhecidos, ou seja, imaginários, que nunca existiram: a escrava Anastácia (simulando um Orixá de Umbanda). Quanta gente que na sua ignorância reza e passa adiante com tanto entusiasmo, conforme foi transmitida a devoção da sofrida e poderosa escrava Anastácia, segundo crêem...

g) O quadro do menino ou da menina que chora e que mostra uma manifestação diabólica na roupa do menino (a cabeça de uma serpente está engolindo o menino) e atrás da cabeça da menina (dois chifres, os olhos pretos como pontos grossos e uma sombra de uma parte da cabeça de forma pouco visível). Após um pacto com o inimigo que gerou o tal quadro, o pintor vendia-o a valer e ficou riquíssimo. Não faz algum tempo, no programa Fantástico, ele veio pedir ao público que queimassem os quadros para poder sarar.

h) As estátuas de Santos e objetos adquiridos em casas de umbanda ou presenteados por pessoas espíritas. A imagem pode ser as mesmas, mas o significado não. A imagem é usada para atrair e confundir a fé dos leigos, mas já não tem o mesmo significado, porque camufla uma entidade espírita (orixá). Para isso foram submetidos a rituais mágicos. Tanto a imagem, quanto os objetos espíritas, são coisas contaminadas, não devem entrar na sua casa, porque são brechas para a maldição.

i) Crendices Vãs:

- Não presta passar por debaixo de uma escada (dá má sorte);
- Matar sapo (traz malefícios);
- Apontar as estrelas (cria verrugas);
- Ter 13 pessoas à mesa (uma delas vai morrer);
- Casamento no mês de agosto (mau agouro);
- Casamento numa Sexta-feira 13 (não trará sorte);
- Sal que derrama na mesa numa Sexta-feira (traz maldição);
- Sapato debruço (chama atraso);
- Sapatos pendurados na janela (faz parar chuva);
- Braços abertos na porta (chama “mau” agouro);
- Andar de fasto (darão para traz com a vida e os bens);
- Crianças que não chora na hora do batismo (terá pouca sorte);
- Num enterro quem não jogar terra no túmulo ou sobre o caixão (o morto virá buscar);
- Padre passar entre duas moças (elas não encontrarão marido);
- Se entrar pela porta da frente numa casa e sair pela porta do fundo (traz azar);
- Tomar banho de rosas (traz sorte, afasta “mau” olhado);
- E tantas outras manias bobas que as pessoas acreditam por ai.
- Olho esquerdo quando treme ( vai passar raiva).

j) Culto Supersticioso

- quando se presta a Deus um culto inadequado. Isso acontece quando se faz consistir o valor, a importância da religião ou do culto em coisas secundárias: (número, cor, rituais, posição do corpo);

- quando se presta a uma criatura o culto devido somente a Deus. Essa criatura pode ser o demônio, ou a uma pessoa, ou coisas. Isto se chama Idolatria. Neste caso se incluem ainda a adivinhação e a magia.

A magia branca ou mesa branca- quando se utiliza a força oculta para curar, trazer um benefício... (que depois você irá pagar caro durante a vida e na hora da morte, porque o adversário não faz nada sem cobrar ...e como cobra! E é tão astuto que faz as pessoas jogarem como castigo de Deus as cobranças dele).
Não use desse artifício, não recorra a essas forças para nada, a troco de nada...(como as tais simpatias), para afastar praga das plantações. Se por um lado o “astuto” te socorre, porque o chamaste, através daquela prática, por outro lado, ele te ataca sem você perceber. Como chamarís, fará com que você sempre recorra à ele, até te laçar de vez.

Reza o Credo sobre o gado, as plantações, etc, fazendo o Sinal-da-Cruz que é o Sinal da Salvação e da Bênção de Nosso Pai (Deus); ou reze o breve Exorcismo, ou o Terço (Rosário) de Maria, com sua família ou os operários reunidos em nome de Jesus, renuncie à toda superstição, e a tudo que não é de Deus todo poderoso.

A magia negra é prática satânica para fazer o mal (seja por inveja, vingança ou dinheiro). Essas práticas supersticiosas fornecem brechas para toda sorte de explorações e mistificações, provocam graves perturbações psíquicas. São desafios à saúde pública, são casos de polícia. (Segundo afirmação do bispo de Juazeiro/BA).

O PECADO

Pecado é a ofensa a Deus pela desobediência a Sua Lei.

Espécies de pecado:
· Original (aqueles cometidos por Adão e Eva e transmitida a nós seus filhos);
· Atual (cometido voluntariamente por nós com ato pessoal, responsável).

Remissão dos pecados:
Só Deus a pode conceder; Jesus, no-la veio conceder. Deixou o poder de concede-la aos apóstolos e aos seus sucessores. Sempre que necessário, sob a condição que os homens estejam arrependidos.

Modos de pecar:
Não somente com Atos, mas também com Pensamentos, Palavras, Desejos e Omissões.

Gravidade: muitos pecados podem ser menos graves que outros. Os pecados graves chamam-se mortais e os pecados leves chamam-se veniais.
Os pecados de omissão podem porém ser mais graves do que geralmente se pensa; a gravidade dos pecados veniais são porque eles enfraquecem a alma no amor de Deus, dispõe-na ao pecado grave. Serão punidos aqui ou lá.

Pecado Mortal – são aqueles que levam o homem a desobedecer a Lei de Deus (Os 10 Mandamentos); Em coisa grave; Feita com plena advertência ou conhecimento; E deliberado consentimento.
É mortal porque produz na alma os mesmos efeitos que a morte causa no corpo físico. Privando a alma de sua vida “graça Divina”; Tira os merecimentos e a capacidade de adquirir novos; Torna a alma merecedora das penas eternas do inferno.

Como vencer as tentações? Não esquecendo que Deus tudo vê e tudo sabe; Pensar nos novíssimos (significa últimos destinos do homem: morte, juízo; inferno; paraíso).

Vários são os modos de cometer pecado – por irreflexão (não pensando na gravidade do mal); por fraqueza (não sabendo resistir à tentação maligna); e por malícia (pelo gosto de fazer o mal).

Pecados cometidos por verdadeira malícia são – os pecados contra o Espírito Santo e os pecados que clamam vingança à Deus.

Pecados contra o Espírito Santo:
· Desespero da Salvação;
· Presunção de se salvar sem merecimento;
· Negar a verdade como tal;
· Ter inveja das graças que Deus concede à alguém;
· Obstinação ao pecado;
· Impenitência Final.
· Sugestão para leitura: (Mc. 3, 20-30); (Mt. 12, 22-37); (Lc 11, 14-26).

Pecados que bradam ao céu:
· Homicídio voluntário (Gênesis 4,10);
· Pecado sensual contra a natureza (impuros);
· Oprimir os pobres, órfãos e viúvas (Prov. 22,22); (Mt. 25,40);
· Negar o salário aos que trabalham (Eclo 24, 24-27).

A IMPORTÂNCIA DO SILÊNCIO

Ouvi, filhos, o conhecimento que vos dou; Aquele que o guardar, não perecerá pelos lábios, nem cairá em ações criminosas...” (Eclo 23, 7-20).

A língua é um pequeno membro, mas provoca grandes coisas.
Devemos aprender a refreá-la para não sermos prejudicados. Mas, no que isso implica? Muitas vezes, embora pensamos estar cheios de razão, acrescentamos sofrimentos às outras pessoas, por causa desse pequeno membro, que é a língua. Ignoramos quanto o cálice de sofrimento dessa pessoa possa estar cheio até as bordas e acontece que justamente essa gotinha que acrescentamos fará transborda-lo de amargura.
Tomemos cuidado, para não termos sobre a nossa consciência, o peso de tais almas. Para isto, é importante observarmos a estrita regra do silêncio. Não com o silêncio da alma, isto é, com o recolhimento em Deus. Porque pode-se falar muito e não irromper o silêncio e ao contrário, pode-se falar pouco e sempre romper o silêncio. Ah! Se soubésseis o grande mal que traz a inobservância do silêncio. Faz-se mal ao próximo, porém ainda a si mesmo.

“Uma querela precipitada acende o fogo; a presteza na disputa derrama sangue e a língua que presta falso testemunho, causa a morte...” (Eclo 28, 13.21 – 23. 28- 30).

“ Maldito o delator e o homem que diz preto e branco. Pois semeiam a discórdia entre muita gente que vive em paz.” (Eclo 28, 15).

A regra do silêncio, deve vir em 1º lugar :


“... Deus não se comunica à alma tagarela que, como o zangão na colméia, zumbe muito, mas não fabrica mel”. A alma tagarela é vazia interiormente. Não há nela virtudes sólidas, nem familiaridade com Deus. É um espírito inquieto e perturba esse silêncio nos outros. Nos abismos infernais, habitam muitas almas que não souberam observar o silêncio!

“...cada alma deve saber quanto são contrários ao meu Espírito Santo de verdade a irrisão, a inveja, a crítica cruel, o juízo, a calúnia...Se teus lábios são causa de pecado, então faz jejuar os teus lábios (fazendo voto de silêncio), antes que vejas os teus lábios condenar-te e a tua alma arder em agonia.”

No dia do juízo, teremos de prestar contas da nossa língua. Na língua está a vida, mas também a morte, muitas vezes matamos com a língua, cometemos verdadeiros homicídios. E ainda consideramos isso coisa pequena? Portanto, a língua afiada fere mais que a espada.


“...Antes de julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende...” (Eclo 18, 19-19)


“...Não sejas precipitado em palavras, e covarde e negligente em tuas ações.” (Eclo 4, 34)


“...O silêncio é uma linguagem poderosa que atinge o trono de Deus”. (Santa Faustina).


“...Entretanto, silêncio não é ausência, mas presença. Nunca a comunicação é tão profunda, como quando não se diz nada e nunca o silêncio é tão eloqüente como quando nada se comunica. Silêncio não é desinteresse pelos irmãos, mas fonte de energia e de irrigação; não e fechar-se, mas abrir-se e que para derramar-se é preciso carregar-se...Faze-nos compreender que o apostolado sem silêncio é alienação; e que o silêncio sem o apostolado é comodidade...” (Inácio Larranaga).

O PURGATÓRIO


1) Por que os católicos acreditam na existência do purgatório, sendo que na Bíblia não fala dele?


É verdade que a Bíblia não se encontra a palavra purgatório, como também não achamos nela as palavras sacramento da Confissão, da Eucaristia e do Crisma. No entanto a Bíblia descreve situações, estados ou lugares que se identificam com a idéia de purgatório.

Em II Mac 12,43-46 lemos: “Judas, tendo feito uma coleta, mandou duas mil dracmas de prata a Jerusalém, para se oferecer um sacrifício pelo pecado. Obra bela e santa, inspirada pela crença na ressurreição... Santo e salutar pensamento de orar pelos mortos. Eis porque ele ofereceu um sacrifício expiatório pelos defuntos, para que fossem livres de seus pecados”.

Ora, ser livre dos pecados, depois da morte, pelo sacrifício expiatório, indica claramente a existência do purgatório.

Alguns leitores bíblicos percebem a confirmação do purgatório nas palavras de Jesus em Mt 5,25-26:Põe-te depressa de acordo com o teu adversário, enquanto estás ainda em caminho (da vida) com ele; a fim de que teu adversário não te entregue ao juiz, e o juiz ao guarda, e sejas metido na prisão. Em verdade te digo: Não sairás de lá, enquanto não pagares até o último centavo”.


É claro, que Jesus fala do justo juízo divino, depois da morte. Ora, sair desta prisão depois da morte, depois de ter pagado o último centavo, (seja pelo sofrimento próprio, seja pelas orações e expiações dos vivos) pode acontecer só no purgatório.

Outra referência à existência do purgatório encontra em I Cor 3,12-15: “...Aquele, cuja obra (de ouro, prata, pedras preciosas) sobre o alicerce resistir, esse receberá a sua recompensa, aquele, pelo contrário, cuja obra, (de madeira, feno ou palha), for queimada, esse há de sofrer o prejuízo; ele próprio, porém, poderá salvar-se, mas como que através do fogo”. Também aqui a Tradição Apostólica entendia fogo do purgatório.

Entre outras testemunhas cristãs dos primeiros séculos, escreve Tertuliano: “A esposa roga pela alma de seu esposo e pede para ele refrigério, e que volte a reunir-se com ele na ressurreição; oferece sufrágios todos os dias aniversários de sua morte”. (De Monogamia, 10).

6 Apr 2008

O INFERNO


No Novo Testamento, este lugar é indicado como lugar de tormento, designado com vários nomes: geena, forno, lago de fogo, abismo, tártaro, segunda morte.


Os condenados ao inferno são privados da visão de Deus. O inferno é eterno. E infelizmente hoje, neste novo milênio a humanidade é induzida a não acreditar na existência do inferno e dos demônios que lá habitam.

Procuram destacá-los como uma figura lendária. E isto é muito ruim para os homens, pois deixa este inimigo espiritual com espaço livre para trabalhar na destruição da humanidade.

Retira do coração humano, o receio do ‘fogo eterno’, fogo este que queima em tão grande escala que atravessa a alma, porém não a destrói, mas é terrível o seu ardor; Em comparação a esse fogo, o fogo que conhecemos torna-se uma mera pintura em um painel.

O que leva uma alma a perder a Salvação - é o pecado mortal. Porque este pecado afasta a pessoa de Deus. Devemos reconhecer a maldade do pecado e a ingratidão nele contida.

Jesus Cristo comparou o inferno à geena: lugar onde os judeus queimavam o lixo e cadáveres permanentemente. (Também assim, o fez ao explicar aos apóstolos a Parábola da Cizânia, apontou-nos o inferno como um lugar de fogo: “Onde haverá choro e ranger de dentes” (Mateus 13, 36-42); Apocalipse 21,8).

Há muitas outras passagens bíblicas que nos falam do inferno: “Aquele que não foi encontrado inscrito no livro da vida, foi lançado ao fogo” (Ap, 20,15).

“Então o demônio, seu sedutor, foi lançado num lago de fogo e de enxofre... aí serão atormentados dia e noite pelos séculos dos séculos” (Ap 20,10)

A Bíblia põe em destaque 45 vezes a verdade sobre como é o inferno e é incrível que o ser humano, se enverede numa teimosia e cegueira espiritual a tal ponto que nega o que está contido na Palavra de Deus.

Jesus pôs em foco, de modo especial este problema com instante atenção, alertando-nos para o perigo que representa uma condenação de ‘fogo’ eternamente.

Qual o castigo dos maus? São Paulo diz: Que o primeiro castigo é a exclusão do reino de Deus – “Não sabeis que os injustos de modo algum herdam o reino de Deus? Não vos iludais a tal respeito! Nem os lascivos, nem os idólatras, nem os adúlteros... possuirão jamais o reino de Deus” (I Cr. 6, 9-10).

Jesus também afirma: “Afastai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno que está preparado para o diabo e para os seus anjos...”
E estes irão para o suplicio eterno, enquanto que os justos para a vida eterna. (Mt. 25, 4l-46); (Jo. 5, 29)

A virgem Maria nos adverte em suas mensagens contra o demônio:
“Satanás deseja afastá-los de Deus, através das coisas cotidianas, passando a ocupar o 1º lugar... Satanás é muito forte e com as suas energias, deseja destruir os meus planos que comecei com vocês... Rezem, rezem sem cessar e não permitam que Satanás os enfraqueça. Ele trabalha muito no mundo. Estejam atentos!... Satanás é forte e deseja destruir não só a vida humana, mas também a natureza e o planeta em que vocês vivem... Rezem para poder se protegerem por meio da oração, com a benção da Paz de Deus... Queridos filhos, revistam-se da armadura contra Satanás e vençam-no com o Rosário na mão. Rezem o Rosário!...”.

Nossa Senhora mostrou aos videntes de Medjugorje a Visão do Inferno:
“Um mar de fogo, onde se movem seres de formas estranhas e negras, parecendo monstros horríveis. As pessoas que lá chegam, perdem o aspecto humano. E as pessoas estão totalmente enganadas quando pensam que a vida acaba com a morte.”

Na Terra há 07 poços ou aberturas por onde os homens caem no inferno. Cada uma dessas aberturas é assinalada por uma letra que indica um dos 07 pecados ou vícios capitais e por um animal que o simboliza:
Orgulho ou Soberba (Pavão)
Avareza (Sapo)
Luxúria (Bode)
Cólera ou Ira (Leão)
Gula (Porco)
Inveja (Serpente)
Preguiça (Tartaruga)

Embora os castigos físicos do inferno sejam pavorosos, o maior de todos os tormentos dos condenados é a pena do dano, isto é, uma grande aflição por terem, por própria culpa, perdido a bem-aventurança eterna e de estarem privados para serem da vista de Deus.

Ao centro, um relógio marca à uma hora fixo: A Eternidade; e um dístico traz os dizeres: Sempre! Jamais! Os condenados ao inferno sempre ali permanecerão e jamais dali sairão. E mesmo que pudessem, não quereriam ir para o Céu, porque odeiam a Deus com um ódio eterno.

A revolta dos anjos: “Houve no céu uma grande batalha” (Ap 12,7); Lúcifer vociferou: “Non servian” (Não servirei), isto é, recusou-se a obedecer à Deus, arrastando consigo muitos anjos nessa rebelião. Contra ele São Miguel bradou: “Quis ut Deus?” (Quem é como Deus?). Chefiados por São Miguel, os anjos bons expulsaram do céu os anjos maus e os precipitaram no inferno.

Deus é infinitamente misericordioso, quer que as almas o conheçam como Rei de Misericórdia, Deus é AMOR. Enquanto que o demônio é o único responsável pelo mau e mal no mundo, pois seu conteúdo é somente ÓDIO.

O demônio procura dentro de sua predileção, encontrar almas preguiçosas e ociosas. Alegrem-se almas estafadas e cansadas (Diário Ir. Faustina –p.328).
Deus ama muito a uma alma, mesmo que imperfeita; o demônio a odeia terrivelmente; Deus não cessa a paciência diante daqueles que se opõem continuamente a Ele; o demônio onde não pode ele prejudicar sozinho, serve-se dos homens.

A Serva de Deus Santa Faustina (Diário – p. 234) relata sua Visão do Inferno, que Nosso Senhor deu a ela:

“É um lugar de grande castigo e como é grande a sus extensão. Tipos de tormentos:


1. Perda de Deus;
2. Contínuo remorso de consciência;
3. Esse destino já não mudará nunca;
4. É o fogo que atravessa a alma, mas não a destruirá, é um tormento horrível, é um fogo puramente espiritual, acendido pela Ira de Deus;
5. Contínua escuridão, um terrível cheiro sufocante e embora haja escuridão as almas condenadas e os demônios vêem-se mutuamente e também todo o mau seu e dos outros;
6. Contínua companhia dos demônios;
7. Terrível desespero, ódio a Deus, maldições, blasfêmias.

São tormentos que todos passam juntos, mas não é o fim dos tormentos. Existem tormentos especiais para as almas, os tormentos dos sentidos. Cada alma é atormentada com o sentido com que pecou de maneira horrível e indescritível. Existem terríveis prisões subterrâneas abismos de castigos, onde um tormento distingue-se do outro.
Que o pecador saiba que será atormentado com o sentido com que pecou, por toda a eternidade. Estou escrevendo isso por Ordem de Deus, para que ninguém se escuse dizendo que não existe o inferno, ou que ninguém esteve lá e não sabe como é este lugar. Eu, Irmã Faustina, por Ordem de Deus, estive no abismo dos infernos para falar as almas e testemunhar que o inferno existe. O que escrevi é uma sombra das coisas que vi. “Percebi uma coisa: o maior nº de almas que lá estão são daqueles que não acreditavam que o inferno existe.”

Este texto não foi escrito para levá-lo ao desespero, mas para te fazer tomar consciência agora, já – sobre a existência do inferno, da qual fala no Novíssimo (destinos finais do homem); isto tem por finalidade conscientiza-lo qual é a conseqüência de aninhar o pecado e morrer com ele.

Deus é imensamente misericordioso e aguarda-nos no sacramento da confissão, a fim de depois de assim faze-lo, você possa estar em comunhão com Jesus cristo na Santa Eucaristia.

Veja o que Jesus diz: “Quem anunciar essa minha grande misericórdia. Eu mesmo o defenderei na hora da morte com a minha glória... e ainda que os pecados das almas sejam negros como a noite, quando o pecador recorrer à minha misericórdia, presta-me a maior glória e é a honra da minha paixão. Quando a alma glorifica a minha bondade, então o demônio treme diante dela e foge até o fundo do inferno... Alma se não houvesse essa pequena imperfeição, não virias visitar-me. Deves saber que toda vez que vens a mim, humilhando-te e pedindo perdão, derramo uma imensidade de graças em tua alma e a tua imperfeição desaparece diante de mim e vejo apenas o teu amor e a tua humildade. Não perdes nada, mas ganha muito...”


“Vigiai, pois, porque não sabeis a hora em que virá o Senhor... Por isso, estai também vós preparados, porque o Filho do Homem (Deus como juiz) virá numa hora em que menos pensardes.” (Mt 24, 42.44).


Fonte: Se minha rede, 2004.

Conheça as Parábolas contadas por Jesus de Nazaré

1. O Semeador (Mateus 13, 1-23); (Marcos 4,1-20); (Lucas 8,4-15).
2. O Joio (Mateus 13, 24-30); (Mateus 13, 36-43).
3. O Grão de Mostarda (Mateus 13, 31-32); (Marcos 4,30ss); (Lucas 13, 18ss).
4. O Fermento (Mateus 13, 33-34); (Lucas 13,20).
5. O Tesouro, A Perola, A Rede (Mateus 13, 44-52).
6. O Servo Cruel (Mateus 18, 23-35).
7. Dois Filhos (Mateus 21, 28-32).
8. Lavradores Homicidas (Mateus 21, 33-46); (Marcos 12, 1-12); (Lucas 20, 9-19).
9. Festa das bodas ou Grande Banquete (Mateus 22, 1-14); (Lucas14,15-24).
10. Dez Virgens (Mateus 25, 1-13).
11. Dos Talentos (Mateus 25, 14-30); (Lucas 19, 11-27).
12. Da Lâmpada (Marcos 4, 21-25); (Lucas 8, 16ss).
13. O Grão que Germina Sozinho (Marcos 4, 26-29).
14. O Bom Samaritano (Marcos 12, 28-34); (Lucas 10, 25-37): (Mateus 22, 34-40).
15. Do Homem Rico (Lucas12, 13-21).
16. Da Ovelha Perdida (Mateus 18,12ss); (Lucas 15, 1-7).
17. Moeda perdida (Lucas 15, 8-10).
18. Filho Pródigo (Lucas 10, 11-32).
19. Administrador Infiel (Lucas 16, 1-18).
20. Do Rico e Lázaro (Lucas 16, 19-31).
21. Juiz Iníquo (Lucas18, 1-8).
22. Fariseu e Publicano (Lucas 18, 9-14)

Mensagem sobre a importância da SANTA MISSA!


“A Paz esteja contigo:
Adora-me e ama-me, na minha Santa eucaristia. Vem receber-me, no meu sacrifício, como um cordeiro sem mancha. Deves vir a mim, puros.
Se, apenas te desses conta de como eu estou presente em corpo e sangue, com os quais eu conquistei a Redenção Eterna, para todos vós, iríeis aproximar-vos de mim sem mancha e com respeito.
Por meu amor infinito, eu me ofereci como perfeito sacrifício, para vos purificar a todos do pecado. Quero que todos compreendais plenamente este sacrifício. Sim, quero encorajar-vos a compreender aquilo que eu mesmo ofereço e, deste modo suscitar em vos uma resposta de amor.
Este sacrifício poderá conduzir-vos a santificação e à divindade.
Este sacrifício pode realizar em ti o meu designo e conduzir-te à perfeição eterna. Filhos bem-amados, o meu sacrifício é para a eternidade e tu, quem a minha alma ama, recebe-o todos os dias.
Naquele momento, o meu santuário enche-se de anjos de toda a ordem dispostos a encontrar-me, a mim, seu Deus. Prostados, eles adoram-me, consolam o meu coração; e vós, que vos preparais para me receber, não me adorareis? Não me prestareis culto? Tomai consciência da minha santa presença; não durmais na minha presença, não permitais ao vosso espírito que, na minha presença, esvoace por outro lado. Tereis sido capazes de adormecer se tivésseis estado aos pés da minha cruz, no Gólgota?
Meus bem-amados, como vós teríeis vos sentido se tivésseis estado presente na minha crucificação, no monte calvário?
Acaso teríeis consentido ao vosso espírito que se deixasse invadir por insignificantes acontecimentos de um banalíssimo dia? Ou teríeis caído, prostados aos pés da minha cruz, para me adorar a mim, vosso Deus?
Eu morri por vós, na cruz, indiferente aos sofrimentos que teria de suportar. E vós? Vós vos permitis, então, estar completamente distraídos e verdadeiramente negligentes, perante o meu sacrifício?
Eu estou presente no meu sacrário, tal como estava presente e cravado na minha cruz.
Vinde pois a mim, com plena consciência de quem recebeis e de quem é aquele que, assim, une-me a vós, para vos purificar, dando-vos a Vida Eterna.”


Esta é a Santa Missa descrita por Jesus. Teremos nós em nossas vidas, uma vez que fosse, tomado conhecimento da Magnitude de tal celebração?
Meditemos em silencio lenta e profundamente...Jesus nos quer fazer compreender o que Ele mesmo nos oferece...Quer suscitar em nós uma resposta de Amor...Estamos ali no Gólgota, assistindo ao terrível e eterno espetáculo de morte de ‘Deus-feito-homem’.

E Jesus diz, ao recordar a sua morte na cruz: “Vi os céus se abrirem e todos os anjos estavam petrificados e em silencio”. E em cada sacrifício da Missa, diz Jesus que o seu Santuário se enche de anjos de toda a ordem, dispostos e encontrá-lo, a Ele, seu Deus.
E continua: “Prostrados, eles me adoram, consolam o meu coração”.

Assim agem os anjos e como agimos nós? É Jesus quem pergunta: “Não me adorareis? Não me prestareis culto?”.
É ele a advertir para que tomemos consciência da sua presença, que não durmamos, que não deixemos nosso espírito esvoaçar para outro lado. É um momento extraordinário. E em que estaremos pensando, ali sentados, olhando sem ver, ouvindo sem escutar? Nos negócios a serem resolvidos no dia seguinte? Em um problema qualquer do nosso cotidiano?

Jesus, nos pergunta se acaso teríamos deixado nosso espírito ser invadido por ‘insignificantes acontecimentos de um banalíssimo dia’ se estivéssemos presentes em sua crucificação, no Monte Calvário.
Ele se queixa: “Vós vos permitis, então, estar completamente distraídos e verdadeiramente negligentes perante o meu sacrifício?”


Isto é a Santa Missa. Aquela missa a que assitimos tão indiferentes ao seu verdadeiro significado!
Entramos ali correndo e atrasados; Saímos dali correndo e adiantados. E em nenhum momento paramos para pensar: Jesus está aqui, morrendo por nós; os anjos estão aqui, à nossa volta, prostados diante de Deus. E nós? Fazemos o quê? Olhamos para o Altar e não vemos o Gólgota; Para a Hóstia e não vemos o corpo; Para o vinho e não vemos o sangue...O que fazemos nós ali?!


Atualizando Medjugorje
Boletim nº 84 – março/ 1995

ORAÇÃO DE CURA INTERIOR


“Pai, em nome de Jesus eu....................., vos imploro, olhai a minha causa e livrai-me deste sofrimento, pois sois vós o único que poderá me salvar de tal desolação.
Vinde Senhor Jesus curar-me das lembranças desagradáveis contidas no meu subconsciente e liberta-me de toda a angústia, de todo o medo que hoje me oprime.
Clamo ó Pai, misericórdia ao vosso filho Jesus Cristo, por suas preciosíssimas chagas, e ofereço todo este sofrimento interior como colaboração para os planos de Salvação do vosso filho, o Justo.
Pai, bendito sejais o vosso nome uma vez que o vosso filho predileto Jesus Cristo veio ao mundo para nos salvar, tende compaixão da minha alma. Ouça a minha oração, que hoje vos dirijo para que eu possa obter o dom da paz interior de que tanto preciso.
Louvado sejas tu, ó Pai no seu poderoso Santo Espírito o Paráclito, de quem recebemos o batismo. Cura-me, me salva, restaura-me... Só em vós está a minha cura e nesta confiança creio que em tua vontade e teu amor por mim assim me concederás.
Reedifica-me, enche-me de seiva, faz-me brotar folhas, vida interior para que eu possa cumprir a missão que tu me deste. Amo-te Pai terníssimo, te louvo, bendigo e agradeço.
Salva-me das fauces do leão que querem arrebatar-me à vida, sede-me propício. Ó meu bom pastor, como ovelha ferida e desgarrada eu deixo com que me encontres e me leve nos vossos braços para ser curada.
Faz-me reavivar com o vosso maná do céu, que é o alimento espiritual, que vem do vosso Espírito Santo e nesta certeza sei que me reerguerá.
Que a tua flecha de amor atinja o interior do meu peito e abrase o meu coração com o fogo do vosso amor e eu viva eternamente apaixonado (a). Restaura-me para a vida que é vosso sagrado dom.
Jesus eu confio em vós, e és tu quem perdoa todas as iniqüidades e quem sara todas as nossas doenças.
Afaste de mim todo espírito de tristeza, desesperança, desânimo, lassidão, fatigabilidade, ansiedade, indecisão, raiva, sentimento de injustiça, distração, mau humor, excesso de disforia, choro, lágrimas, vergonha, solidão, autocrítica, pensamento de morte, inércia, passividade, insônia, enfermidade, vazio, pessimismo, desinteresse, irritabilidade – que são os causadores desta depressão.
Que o vosso nome seja bendito e louvado, que o amor me ensine a amá-lo. Encha-me do teu Espírito santo, fazei-me desabrochar como as flores, com um perfume delicado para vos glorificar, ó Santo dos Santos.
Senhor, meu Javé não deixeis nunca o mundo atrair de novo os meus passos para o seu interior; não deixeis nunca ser ele o meu mestre, nem o meu domínio. Possais vós conceder-me Ó Pai, o que de mais precioso trazeis no vosso Sagrado Coração, que os vossos desejos sejam minha carne e meus ossos. Meu ser, meu alimento, minha vida – eu amo-vos loucamente. Tu és a minha força, meu Santo, três vezes Santo. Minha bebida de eterna fonte de divindade e de vida. Minha gentileza e minha ternura.
Vinde, vinde a mim e eu vos prometo Pai celeste, cantar o vosso hino de amor a todas as nações, para que elas honrem o vosso amor paterno. Meu bom Senhor, responde-me do seu Santo Céu. Dê uma resposta a mim pecador (a) e indigna argila. Como ovelha desgarrada, percorri o meu próprio caminho. De terra árida havia tentado alimentar a minha alma e de rochedo ressequido havia esperado receber a minha bebida.
Ah! As lesões da minha nudez devoram-me e meus pecados pareciam-me incuráveis. Caminhava a sombra da noite, ressequida pela sede, passando a noite como órfão (ã), enrolado (a) nos cardos e nas silvas.
Morrendo de fome, emagrecido (a) não conseguia compreender, porque razão me havia chegado numa tal miséria. Na minha queda fui privado (a) de visão, de alegria, de amor e de vida, estava a ponto de esgotar para sempre.
Vós ó Pai! Vós viestes com um poder e uma glória espantosa e com imensa piedade, ó Pai descestes dos céus para me atingir, da vossa Santa morada. Vós descestes com um indiscutível esplendor... E aqui ficastes majestosamente para agora fazer morada em meu coração.
Livrou-me da tristeza para sempre e colocou em minhas narinas o ar do seu sopro. Aspiro ao vosso perfume, semelhante a uma espécie de mirra, pareço um recém-nascido e fui repentinamente restaurado (a).
Glória a Deus no mais alto dos céus, glória a ele que elevou a minha alma das entranhas desta terra. Glória à luz três vezes santa, pelo poder de quem todas as coisas vieram à existência.
Glória a Deus, invencível, incomparável na sua autoridade.
Glória ao imortal em quem nós encontramos a imortalidade.
Ó Altíssimo possa o vosso sopro que é pura emanação da vossa Glória, reanimar-me, transformando-me num só corpo glorioso.


Amém!”.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...
"Ai de mim, se não evangelizar'! "Se eu me calar, até as pedras falarão"...

glitters