Lembrai-vos

Lembrai-vos
Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos Vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo. Amen.

26 Jul 2008

Capacitação de Jovens para jovens

Neste domingo dia 27/07/2008 às 15h30 min terá inicio a capacitação de jovens para atuarem na Prevenção, no salão Paroquial da Paróquia São Gonçalo. O grupo teve a iniciativa de solicitar apoio.

CONHEÇA O TERMO DE PROPOSTA

1 IDENTIFICAÇÃO
Curso “Se Minha Rede ”.
Oficinas em qualidade de vida preventiva. Preparação aos jovens para atuar como luz do mundo .

2 VIABILIZANDO
A prevenção de jovens em situação de risco social e pessoal.

3 Área
Capacitação de pessoal.

4 OBJETIVOS
Orientar equipes de jovens da comunidade religiosa a ter habilidades especifica com orientação a jovem em situação de risco social.

5 PLANO DE AÇÃO

• O plano de ação estabelece a execução em 03 etapas, sendo que a primeira traça a estratégia de conhecimento.

ETAPA I – Oficina [Treinamento]
- Adolescência e Identidade
- Conhecendo o perfil adolescente em situação de risco
- Quando os hábitos inadequados se instalam
- Como atuar em prevenção e onde

6 DA PROPOSTA
Propõe-se a realização de 06 (seis) oficinas com duração de três horas cada, durante 06 (seis) dias de trabalho aos finais de semana somando carga horária total de 18 (dezoito) horas, em data definida inicio 27/07 pelos dirigentes da comunidade. Com a participação do público alvo – Grupo juvenil da Comunidade religiosa Paróquia São Gonçalo.


Parabenizo o grupo de jovem da Paróquia São Gonçalo, na pessoa da Fernanda Patrícia Zarzenon pelo busca do exercício do Protagonismo juvenil, envolvendo-se em ações sociais como gesto concreto de sua espiritualidade. A exemplo de São Bento, “oração e trabalho”.

23 Jul 2008

SEMANA FRANCISCA PELA PAZ: VI Caminhada pela Paz 2008


O cotidiano social do brasileiro teve sua rotina alterada por hábitos inadequados e vícios que por conseqüência acabaram por elevar o índice de criminalidade em todo o País. Hoje, o fenômeno de mortes por causas externas chega a demonstrar que estamos em plena luta fratricida .
Na intenção de ampliar um compromisso buscando uma transformação é que se percebe que há de se fomentar um comprometimento com esta proposta de participação mais ativa da Semana Franciscana pela Paz, que neste ano estará realizando sua VI Caminhada. No espírito deste ícone da PAZ, as comunidades paroquiais são convidadas a se abrirem a DEUS, através da promoção de uma cultura de solidariedade e fraternidade.
Objetivando convocar, reunir, chamar a atenção, conscientizar, convidar as pessoas, seja ela paroquiana, religiosos, leigos, estudantes, autoridades e sociedade em geral a se sensibilizar com esta causa. Precisamos repensar nossos valores. A quem temos aclamado? Inundados pelo fenômeno da violência ora nos deixamos que nossos corações fiquem embrutecidos, petrificados, indiferentes à dor dos nossos irmãos. Justificamos que fatores de ordem social não têm a ver com espiritualidade? Então porque Dom Bosco se envolveu em resgatar jovens adolescentes em situação de risco social de sua época? Porque Madre Tereza de Calcutá acolheu e assistiu aos marginalizados da Índia? Por acaso essas ações de cunho social a que eles se propuseram lhes negou tanto a Madre Tereza como a Dom Bosco o direito à santidade. Assim foram a vida de outros Santos que temos como exemplo.
As ações responderão aos questionamentos que o mundo hoje nos tem apresentado. Houve uma semeadura no campo, sementes boas e más foram lançadas. Hoje trigo e joio podem ser visto, porque já cresceram e a hora da colheita está chegando. Todos estão sendo enviados para a colheita de campos que não tinham trabalhado. Honra esta messe e honra o compromisso que outrora havia feito com o Senhor da messe. Lembra-te que o Reino de Deus está no meio de nós, este reino é um reino de PAZ. E é através desta Paz que o Plano de Salvação de Jesus se manifesta. O poder interior da Igreja e o Espírito Santo podem transfigurar esta realidade social. Saiba que a espiritualidade passa pela experiência vivida socialmente e não fora dela. O emblema monástico de São Bento, a cruz e o arado, tornaram-se a expressão deste novo modo de conceber a ascese cristã, oração e trabalho, para edificar espiritual e materialmente a nova sociedade, sobre as ruínas do mundo.
A programação da SEMANA FRANCISCANA PELA PAZ abrange atividades de cunho espiritual, esportivo, artístico e cultural, principalmente com Celebrações e Ações Litúrgicas, refletindo e enfocando o tema PAZ em suas diversas dimensões.

[1] Mortes causadas por violência no trânsito, homicídio e/ou suicídio.
[2]Diz-se de guerra ou conflito armado em que os habitantes de um mesmo país ou os membros de um mesmo povo se matam uns aos outros.

21 Jul 2008

Nossa Senhora do Trabalho


Salve Virgem Maria, nossa querida mãe e padroeira! Como filhos, nos dirigimos a Vós com toda a confiança, implorando a Vossa benção, de modo especial pelos nossos trabalhadores, por todos aqueles que labutam no dia-a-dia para conseguir o sustento da própria família.

Concedei-nos, nós Vos pedimos, que este labor seja dignificante, de modo a favorecer vossos filhos.

Que haja muita consciência da nobreza do trabalho e que nenhum de nossos irmãos seja explorado pela ganância de riquezas.

Abençoai, ó Virgem do trabalho, nossa comunidade, nossas famílias e a cada um de nós.

Que saibamos sempre honrar-vos neste Vosso Santuário como filhos devotos e obedientes.

Intercedei, junto ao Vosso Filho Jesus, concedendo-nos vocações sacerdotais e religiosas e a perseverança final.

Assim seja.

Fonte: Canção Nova

Que tenho eu feito da minha vida?...



“Velai sobre vós mesmos, para que os vossos corações não se tornem pesados com o excesso do comer, com a embriaguez e com as preocupações da vida; para que aquele dia não vos apanhe de improviso. Como um laço cairá sobre aqueles que habitam a face de toda a terra” (Lucas, 21, 34-35).

Felizes...
- Aqueles que meditam nas Palavras do senhor e ouve o seu apelo e raciocinam com bom senso. Será abençoado de todo o coração.
Felizes...
- Aqueles que não substituem o tempo dado a servir a Deus por outras coisas. Que são pacientes e não vivem correndo, querendo ultrapassar o Senhor.
Felizes...
- Aqueles que respondem ao mal com o amor, procurando viver o bem e agindo com bondade.
Felizes...
- Aqueles que não se tornam vítimas da beleza mundana, porque a veneração a esta é a causa de muitos males. Coroando a maldade, tramando projetos iníquos e aplaudindo a iniqüidade.
Felizes...
- Aqueles que não se entregam a escuridão intelectual do racionalismo, desconhecendo as verdades, mudando os tempos com palavras, sustentadas pelos fundamentos da infidelidade com o intuito de abolir as Tradições substituindo-as por analogias simplesmente humanas.
Felizes...
- Aqueles que não se orgulham de conquistas obsoletas, aclamados pelo mundo corrompido. Mas que possuem um suspiro contínuo de humildade e inocência, consolando os aflitos, e que acolhem o Nome que esta acima de todos os nomes. Estes possuirão as bênçãos.
Felizes...
- Aqueles que se reconhecem as boas sementes semeadas no mundo e que não chora pelas coisas materiais, pelo contrário, olha para o céu e procura nas leis celestes reconhecer o reino que é revelado aos simples e humildes.
Felizes...
- Aqueles que gemem pelos não arrependidos, que se deixaram cair em pérfidas ratoeiras armadas por aquele que tem o único objetivo de capturar corações através dos impulsos da natureza, transformando-os em árvores secas.
Felizes...
- Aqueles que têm a Mãe por advogada que protege dos perigos e ameaças, qual uma lâmpada ardente em seu candelabro, mostrando o Caminho que conduz a Verdade e a Vida.
Felizes...
- São todos aqueles que ouviram a Voz Daquele que o pede para que se viva uma Vida Santa, mudando seu proceder a fim de que possa ser herdeiro do reino cuja recompensa é a Vida Eterna.

Que tenho eu feito da minha vida, da minha alma e do meu coração?

16 Jul 2008

O mau uso da liberdade


Hoje, o mundo ofende a Deus quotidianamente, porque há falta de respeito a Sua Santidade quando fazem mau uso da liberdade que Deus mesmo concedeu a todos sem exceção, destruindo-se. Esta geração responde ao mal com o mal, não invoca a Deus e não há arrependimento, mas prefere viver no deserto e errar no pecado.
Porque hoje, são dadas ao demônio as maiores honras. Logo no inicio ele era assassino e mentiroso; e agora, é adorado como um pai. É a ele que se dão todas as honras. Esta é a razão pela qual a perturbação se espalha, nesta geração, que constrói as suas torres com sangue inocente (o aborto legalizado em muitas nações) e funda as suas pátrias no crime. Só este sacrifício, o aborto [1]agrada a satanás.

E a aqueles que lutam contra a tirania e a injustiça que cercaram sangue inocente, saiba que não está só. Permaneça fiel, num espírito de firmeza e mantenha a justiça mesmo que o seu testemunho não seja aceite. Fica em paz e continua a plantar nas vinhas do Senhor. Saiba que o Amor está perto de nós!

[1]- O aborto agrada a Satanás, na medida em que ele precisa de sacrifícios humanos, para conquistar poder: este crime é realizado diariamente por muitos, que nem sequer têm consciência de que desse modo, estão a prestar um culto ao demônio e lhe dão poder.

12 Jul 2008

Jesus, sede o meu amparo, sem Vós, eu não sou nada, sem Vós a minha mesa está vazia, sem Vós, eu serei vencida: sede a minha inspiração e enchei-me, sede o meu refúgio e a minha força; eu amo-vos e a minha vontade é a Vossa; assim seja.
Amém.

11 Jul 2008

Santa Imelda Lambertini

Imelda Lambertini nasceu na cidade de Bolonha, Itália, no ano de 1322, num ambiente de muita fé e piedade. Desde tenra idade, assimilou com especial afeição a primorosa educação recebida. Seu amor a Deus, sua conduta incomum no dia a dia chamava muito a atenção dos pais. Era de fato, uma menina muito especial. Os jogos infantis não lhe agradavam como a oração. Costumava esconder-se nos locais mas ocultos da casa para aplicar-se a ela. Sua mãe, sempre a encontrava ajoelhada e rezando, quando sentia falta da filha em casa.

Ao completar 9 anos de idade a menina pede insistentemente para ingressar no Convento das Irmãs dominicanas, porém, a Madre superiora de todas as formas tentou persuadi-la a esperar, pois que a idade ainda não permitia que fosse admitida entre as irmãs do convento.

Como a insitência de Imelda tornou-se constante, a Madre, que conhecia seus pais, indagou se não estava feliz por ter pais maravilhosos e boas condições de vida em casa, tendo ela prontamente respondido que estava sim, muito feliz, que amava sua família, mas que as irmãs tinham algo a mais que lhe atraía muito: "Nosso Senhor". Era a devoção à Santíssima Eucaristia que verdadeiramente lhe encantava e lhe enchia a alma de amor e devoção. Finalmente, a Madre chamou seus pais e lhes pediu permissão para que Imelda fosse admitida, pelo menos à título de experiência, já que o desejo ardente de ingressar no convento era já notório também para seus pais. Apesar de entristecidos, percebiam que Deus reservara algo de extraordinário para a pequena filha. Por isso, acabaram aceitando a proposta da Reverenda e consagraram-na a Deus.

Consumado seu ingresso, tudo lhe era motivo de encanto, os momentos de oração, o hábito das Irmãs, o silêncio. Era muito amada por elas que tentavam privá-la dos serviços e da rigidez da regra, mas nada adiantava, pois queria acompanhar as irmãs em tudo, participando plenamente e auxiliando nos trabalhos monásticos no convento. A Madre pedia que não a acordassem durante as orações noturnas, mas Imelda levantava-se no meio da noite e percorria os grandes salões do convento, caminhando e rezando silenciosamente as matinas.

A visita ao Tabernáculo fazia sua alma transbordar de alegria. Só a pronúncia de qualquer assunto relacionado a Eucaristia, fazia com que seu rosto se transfigurasse instantaneamente. Ela desejava ardentemente receber a Santa Comunhão. Nessa época, as crianças não podiam receber a Primeira Comunhão com idade inferior a 12 anos. Tal qual sua insistência para ingressar no convento, Imelda pede a graça de receber Jesus, mesmo que não tivesse completado a idade. Pedia isso com fervor tão intenso, que as irmãs comoviam-se pelo desejo que a pequenina nutria em receber o Senhor na Eucaristia. Mas isto ainda não lhe era possível, conforme as normas da Igreja.

Assim, aceitou com resignação os argumentos das Irmãs. Porém, à medida que o tempo passava, crescia mais e mais nela o desejo de receber Jesus Sacramentado. No ano de 1333, tinha ela completado 11 anos de idade quando, depois da Santa Missa, a última freira que saiu da capela observou que a pequena Imelda, como de costume, lá permaneceu sozinha rezando mais um pouco. Só que desta vez, a freira percebeu algo extraordinário: uma Hóstia flutuava acima dela e lhe projetava uma luz branca. Rapidamente esta irmã chamou as outras monjas e todas prostraram-se diante deste milagre. A Madre, constatando que tratava-se de manifestação real de Deus para que a menina recebesse a Primeira Comunhão, chamou o pároco. Ao chegar com a patena de ouro nas mãos, o padre admirado, dirigiu-se até à Hóstia. Assim que aproximou-se da menina ajoelhada, a Hóstia pousou sobre a patena!. Assim foi-lhe administrada a Primeira Comunhão. Em seguida, vagarosamente Imelda baixou a cabeça em oração.

Imelda permaneceu assim, diante das irmãs por um tempo demasiadamente longo. Isto fez com que a Madre fosse até ela, que a nada respondia. Tentando levantá-la cuidadosamente pelos ombros, a menina caiu em seus braços, trazendo no rosto uma expressão delicada, de inexplicável alegria. Havia partido para o Céu naquele sublime momento. A alegria de receber Nosso Senhor foi demais para o pequeno coração que ardia pela presença real de Cristo na Eucaristia. Certa vez, Imelda já havia dito às Irmãs: "Eu não sei porque as pessoas que recebem Nosso Senhor não morrem de alegria".

A pequena Imelda Lambertini foi beatificada em 1826 pelo Papa Leão XII, e foi proclamada Patrona das Primeiras Comunhões em 1910 pelo Papa São Pio X. Foi neste ano que foi declarado que as crianças menores de 12 anos poderiam receber a Primeira Comunhão.

Até hoje, seu pequeno corpo se encontra intacto, depois de mais de 670 anos, numa redoma de cristal, na Igreja de São Sigismondo, em Bolonha.


http://www.paginaoriente.com/santosdaigreja/incorruptos.htm
>Fonte: Página Oriente

AO ANOITECER E AO AMANHECER

Ao anoitecer:

Com Deus me deito, com Deus me levanto, com a graça de Deus e do Espírito Santo. Nossa Senhora me cubra, com seu divino manto. Meu Anjo da Guarda, meu bom amiguinho, leve-me sempre para o bom caminho. Amém!

Ao amanhecer:

Com Deus me deito, com Deus me levanto, com a graça de Deus e do Espírito Santo. Ao despertar para um novo dia, fico com Deus e com a Virgem Maria. Amém!

ORAÇÃO À RAINHA DOS ANJOS

Augusta Rainha dos céus e senhora dos Anjos, Vós que desde o princípio recebeste de Deus o poder e a missão de esmagar a cabeça de Satanás. Nós Vos pedimos humildemente, enviai vossas santas legiões, para que elas, sob o vosso poder e vossas ordens, persigam os infernais espíritos, combatendo-os por toda a parte, confundam sua audácia e os precipitem no abismo.

Quem como Deus, boa e terna Mãe, Vós sereis sempre o nosso amor e nossa esperança. Ó Mãe de Deus, enviai os Santos Anjos para nos defender e repelir para longe de nós o cruel inimigo. Santos Anjos e Arcanjos, defendei-nos, protegei-nos. Amém!

Os Anjos de Deus

Os anjos, são espíritos celestiais criados por Deus, que os dotou de excelentes dons naturais, pelos quais tornaram-se muito superiores aos homens em perfeição. Além disso, Deus concedeu-lhes a graça santificante, que os faz resplandescer em sobrenatural beleza e dignidade.

Lúcifer, que quer dizer "Anjo da Luz", era o anjo mais poderoso do céu e gozava de todas as regalias celestes. Era o "braço direito" de Deus, um anjo da Sua especial estima e confiança. Deixando-se levar, porém, pela soberba, acabou julgando-se superior a Deus, em poder e majestade. Muitos anjos, na eternidade, guiados por Lúcifer, pecaram e rebelaram-se contra o Criador, havendo no céu grande batalha. Miguel, à frente de todos os anjos, comandou luta contra os anjos rebeldes e reagindo sob o lema "Quem como Deus?", liderou intenso combate do qual saiu vitorioso, precipitando Lúcifer e todos os seus sequazes para o fogo do inferno. São eles os demônios ou espíritos malignos.

Os demônios, vendo-se para sempre expulsos do céu, passaram a odiar e a invejar os homens, procurando causar-lhes danos ao corpo e à alma, a fim de arrastá-los à desgraça eterna.

Deus confirmou no bem os anjos fiéis, de modo que já não podem pecar, e os recompensou com a felicidade eterna. São eles amigos dos homens e por isso os protegem no corpo e na alma, exortando-os à prática do bem. Cada homem tem um anjo bom que o protege e o acompanha sempre: é o Anjo daGuarda. Muitos autores e padres são de opinião que nossa alma está destinada a ser, no futuro, companheira dos anjos, para ocupar no céu um dos tronos deixados vazios pelos anjos rebeldes. Por isto, pelo exercício do livre arbítrio, é que deveremos espontaneamente ocupar ou não o lugar que para nós está reservado. Na caminhada para atingir tão grande objetivo, temos necessidade diária do amparo e proteção do nosso anjo da guarda, a quem devemos recorrer freqüentemente.

O culto dos anjos, desenfreadamente difundido nos dias de hoje, surge por todos os lados, especialmente no mundo cibernético, onde é difícil encontrar matéria de fonte confiável. Basta fazer uma pesquisa em qualquer site de busca para se constatar as gritantes invencionices sobre o tema. Numa baralhada de misticismo, ocultismo e esoterismo, os seres angelicais parecem precipitados ao plano das fadas e duendes. Os Arcanjos, inclusive, já foram por eles nominados um a um, quando sabemos que dos sete Arcanjos que assistem o trono de Deus, nos são conhecidos apenas três: Miguel, Gabriel e Rafael. E por aí afora, uma série de impropérios e mentiras ultrajam a existência divina dos Anjos. Fazem o jogo de Satanás, o pai da mentira, que semeia no campo da ignorância, propício para uma fácil conquista.

"Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós com vestidos de ovelhas e dentro são lobos rapaces."

Consoante estas palavras de Cristo (em Mt 7,15) , haviam de entrar no seu rebanho lobos que, apresentando-se cobertos com lã de ovelha, avançam hoje com força para o campo da mística supersticiosa. Num ambiente belo e colorido, porém, traiçoeiramente enganador, iludem e arrastam milhares de adeptos. É quando o poder do mal investe poderosamente, atraindo para si homens desguarnecidos, que perderam a noção do pecado, do bem e do mal e onde tudo lhes parece permitido. Neles, o maligno encontra o terreno perfeito para plantar o joio da perdição.

Peçamos ao Santo Anjo que nos livre desta fatal armadilha, preservando-nos do mal e guiando-nos para o caminho da virtude.

HIERARQUIA DOS ANJOS

Tronos - Chamados "Sedes de Deus", assistem aos anjos inferiores

Dominações - Dominam sobre os anjos a missão de executar as ordens de Deus e distribuir funções aos anjos inferiores.

Principados - De ação mais extensa e universal, presidem reinos, províncias e dioceses.

Querubins - Anjos de plena capacidade de sabedoria e ciência, conforme S. Jerônimo e S. Agostinho.

Potestades - Condutores da ordem sagrada, agem junto ao governo do mundo e da Igreja.

Arcanjos - Enviados por Deus em missões especiais junto aos homens. Estão na presença de Deus e assistem o seu trono num número total de sete, dos quais conhecemos apenas três, Miguel, Rafael e Gabriel.

Serafins - Estão unidos a Deus de maneira especial, nos ardores da caridade.

Virtudes - Tem por missão afastar os anjos maus e obstáculos que se opõe às ordens de Deus.

Anjos - Velam pela vida espiritual e corporal do homem, não só desviando-o dos perigos temporais e espirituais, mas também intercedendo por eles. A esta classe pertence o nosso Anjo da Guarda.

São Bento

São Bento, padroeiro principal da Europa. Sua vida monástica amante das coisas concretas e claras, resumia sua regra num lema: Ora e trabalha. Dizia que o verdadeiro monge devia ser: "não soberbo, não violento, não comilão, não dorminhoco, não preguiçoso, não murmurador,não detrator... mas, casto, manso, zeloso, humilde, obediente".

O emblema monástico, a cruz e o arado, tornou-se a expressão deste novo modo de conceber a ascese cristã, oração e trabalho, para edificar espiritual e materialmente a nova sociedade, sobre as ruinas do mundo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...
"Ai de mim, se não evangelizar'! "Se eu me calar, até as pedras falarão"...

glitters