Lembrai-vos

Lembrai-vos
Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos Vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo. Amen.

29 Aug 2009

Santa Catarina de Sena


Catarina de Sena viveu no século XIV, mas foi uma mulher atípica em sua época. As mulheres se ocupavam das tarefas domésticas e a a maioria não tinha instrução, não sabia ler nem escrever. Catarina, apesar de não escapar a essa condição, foi levada, por dedicação a Deus, como consagrada no mundo, pertencente à Ordem Terceira dominicana, a se ocupar das coisas da Igreja. Assessorou com tanta sabedoria os mais altos prelados, e até o próprio Papa, que conseguiu voltasse do sul da França para Roma, restabelecendo a paz entre os cristãos.

Santa Catarina nasceu em Sena, no dia 25 de Março de 1347.
Na Europa, a peste negra e as guerras semeavam o pânico e a morte.
A Igreja sofria por suas divisões internas e pela existência de "antipapas" (chegaram a existir três papas, simultaneamente).

Desejando seguir o caminho da perfeição, Catarina ingressou na Ordem Terceira de S. Domingos, aos 15 anos de idade.
Viveu um amor apaixonado e apaixonante, por Deus e pelo próximo.

Lutou ardorosamente pela restauração da paz política e pela harmonia entre os seus concidadãos.
Contribuiu para a solução da crise religiosa, provocada pelos antipapas, fazendo com que Gregório XI (refugiado em França) voltasse para Roma.

Embora analfabeta, ditava as suas cartas, endereçadas aos papas, aos reis e governantes, assim como também ao povo humilde. Foi, enfim, uma mulher fortemente empenhada espiritualmente, social e politicamente, exercendo grande influência religiosa na Igreja do seu tempo.

Mesmo assim, as suas nobres atitudes não deixaram de causar perplexidade nos seus contemporâneos.
Adiantou-se em séculos aos padrões da sua época, quando a participação da mulher na Igreja era quase nula ou inexistente.

Deixou-nos o "Diálogo sobre a Divina Providência", uma exposição clara das suas ideias teológicas e da sua Mística, o que coloca Santa Catarina de Sena entre os Doutores da Igreja.

Morreu aos 33 anos de idade, no dia 29 de Abril de 1380.

(Santa Catarina de Sena foi contemporânea do nosso querido S. Nuno de Santa Maria - D. Nuno Álvares Pereira).

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...
"Ai de mim, se não evangelizar'! "Se eu me calar, até as pedras falarão"...

glitters