Lembrai-vos

Lembrai-vos
Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos Vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo. Amen.

30 Jul 2009

* Frei Erivan, Frei André Luiz e Frei William

A Ordem dos Frades Menores estárá completando 800 anos de existencia no próximo dia 02 de agosto com a Solenidade de Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula.

Segue um breve relato desta festa:

"O Seráfico Pai Francisco, por singular devoção à Santíssima Virgem, consagrou especial afeição à capela de Nossa Senhora dos Anjos ou da Porciúncula. Aí deu inicio à Ordem dos Frades Menores e preparoou a fundação das Clarissas; e aí completou felizmente o curso de seus dias sobre a terra. Foi também aí que o Santo Pai alcançou a célebre Indugência, que os Sumos Pontífices confirmaram e estenderam a outras muitas igrejas. Para celebrar tantos e tão grandes favores ali recebidos de Deus, intituiu-se também a festa Litúrgica, como aniversário da consagração da pequenina ermina"

Deixo algumas imagens desse momento tão especial para nós, frades menores.



Descobrindo o Amor de Jesus


* Mª José Neves Fernandes da Cruz

No começo estava o desejo de começar

No dia 03 de dezembro de 1993 dia de São Francisco Xavier, numa sexta-feira do mês, sai de minha casa para participar da missa e fui rezando o terço e pedindo ao Bom Jesus que colocasse pessoas que pudessem assumir comigo a diretoria do Apostolado do Sagrado Coração de Jesus. Ao chegar na Igreja encontrei Ivonize, fiz o convite a ela e prontamente aceitou estar Presidente e eu Maria José Vice-Presidente. E logo chegou o sr. Xavier e sua esposa Eliza, falei com ambos e eles aceitaram o cargo de tesoureiro e ela secretária. Com o grupo formado nos apresentamos ao Pároco Pe. Armando, e também aceitou estar como nosso Diretor Espiritual, abençoou o grupo e fizemos a 1ª reunião naquele mesmo dia. Ivonize e eu tínhamos o Manual do Sagrado Coração de Jesus.

No mês seguinte convidamos pessoas e formamos um grande grupo para o Apostolado. Fomos até a Catedral - Basílica Senhor Bom Jesus de Cuiabá e solicitamos a sra. Ana que era diretora geral para que viesse entregar a fita e o manual aos consagrados como apóstolos da Oração.


Realização de uma Ação movida pelo Espirito Santo de Deus

Este trabalho foi enviado pelo Pe. Armando (pároco na época da Paróquia Coração Imaculado de Maria - 'CPA IV'), no dia 05 de março de 1998 com a Santa Missa, onde fez o envio desta consagração, com a imagem do Sagrado Coração de Jesus. Algumas irmãs do Apostolado do Sagrado Coração de Jesus assumiram esta responsabilidade junto comigo. Demos inicio ao trabalho no mesmo dia após a missa. Este trabalho era realizado nas segundas e quintas-feiras. Eu fiquei com a 1ª etapa e 5ª etapa. Fazia a consagração e a imagem ficava com a família por 03dias para realização do tríduo do Coração de Jesus. Após algum tempo Pe. Armando fez uma mudança deixando as quintas-feiras para Adoração do Santíssimo. E a entronização (elevar ao trono, à suprema dignidade) e consagração do Sagrado Coração de Jesus e de Maria ficou designado na segunda-feiras de cada semana, ficando na família por oito dias para realização do tríduo (espaço de três dias consecutivos para oração). E neste encontro as famílias que são consagradas e também a participarem da Santa missa que é a fonte e o ponto culminante deste trabalho. E quando encontramos pessoa doente, levamos ao conhecimento das ministras da Eucaristia para o encontro com o sacerdote, onde o doente recebe a confissão e comunhão. E todas às ultimas sexta-feira de cada mês é realizada uma missa em Ação de Graças na Igreja Coração Imaculado de Maria no CPA IV. E neste encontro com Jesus várias famílias testemunham graças recebidas pelo Coração de Jesus e de Maria. E no dia 05 de março de 2009 completaram-se doze anos com este trabalho religioso.


Nota: A Paróquia Coração Imaculado de Maria tem este trabalho em registro num caderno muito especial que está sendo encaminhado ao Pároco atual Pe. Deusdédit.

24 Jul 2009

Quandos as ovelhas se perdem



Vivência
Imagine um pequenino cordeiro que caminha por uma encosta de uma montanha, a principio ele caminha por curiosidade de conhecer o lugar a sua volta, mas depois de algum tempo sente fome e procura por pastagens... E o faz distraidamente... Depois de algum tempo já não avista mais outros do rebanho, e nesta parte da montanha já não há vegetação, mas apenas pedras, grandes e pequenas... Abaixo dele há um precipício, e mais acima existe uma enorme pradaria verdejante (o fato é que ele não sabe disso), seria necessário que ele tente subir pelo caminho menos perigoso e com muito cuidado... Mas o tempo não o está ajudando. Há nevoeiros e a noite já está chegando e se podem ouvir lobos uivando... Que sentimentos ele tem? Só então começa a perceber o quanto se afastou dos outros. Onde estará o seu Pastor? O que ele fazia que não visse que este cordeiro se afastou do rebanho?... Então a noite chega e pelo que se sabe a noite oculta o predador e expõe a todo tipo de perigo a vítima... Tenta encontrar algum abrigo... Neste tipo de lugar que tipo de abrigo seria seguro? Então começa a pensar, sobre o que o fez dispersar do rebanho... Foi algum gesto bruto manifestado por outro do grupo que o magoou? Ou foi a apatia que o fez negligenciar o seu conceito de segurança? Na busca de bens temporais não foi um tanto imprudente, se arriscando e não percebeu que poderia estar cortando prematuramente o seu cordão umbilical?... Ao buscar pastagem, o que ele encontrou num deserto, cheio de animais e insetos peçonhentos?... Já é noite escura, o que resta agora é deitar-se e se encolher para não ser devorado por algum predador... Mas eis que de repente ouve-se um som de sino e na penumbra vê-se uma luz fraca se aproximando... Não se apavore... Está ficando cada vez mais próximo... Já se pode reconhece quem está chegando... É o Pastor! Ele o encontrou e coloca-o nos braços... Está frio, ele o cobre com o manto para que aquecê-lo e juntos seguem rumo à pradaria... Que sentimento tem neste momento este cordeirinho?

Reflexão
Deus desce a esta era tropeçando em cadáveres, não encontra nenhuma fé, esperança e amor. (ver catecismo da igreja católica p. 488 – parágrafo 1812/1813).

As pessoas encontram-se esfomeadas e em estado deplorável. Com esperança levantam pedras à procura de migalhas, mas encontram apenas escorpiões dispostos a picá-los e a enchê-los de veneno. Erram de cidade em cidade, de igreja em igreja, de seitas em seitas procurando senão restos. Deixando-se guiar pela cabeça, segundo seu próprio interesse, servindo a loucura, em vez da sabedoria, cobiça em vez da pobreza, desobediência em vez da obediência. E quando vez grita pela PAZ, pelo contrário, a paz não existe, porque perdestes em diversas direções.

Quando se pensa no coração “EU QUERO PAZ’ – retire a palavra ‘eu’ que é o centro do seu ego; retire a palavra ‘quero’ que cuja tendência é centralizadora do próprio egoísmo; Então restará a palavra ‘PAZ’ que é o próprio Jesus, que um dia já nos disse: ‘Eu sou a tua Paz... A Paz que o mundo não pode dar”. Pastores não fiqueis surdos e nem cheios de palavras de morte, ouça a voz de Deus através daquele que responde pela autoridade da Igreja, sede de Jesus e não do rebelde.

Compreende que os princípios de Deus são salutares: reconciliação, penitência, fé, perfeição, Despertai-vos da divisão, do litígio, resista às tentações, vencei o egoísmo com sacrifícios, vencei a maldade com o bem, amai o próximo como a si mesmo. Pois as características dos filhos de Deus são: pureza, humildade, obediência e modéstia. Seguir os preceitos de Jesus é não olhar nem para a direita e nem para a esquerda. Seguir sua pegada é não procurar consolação, senão no coração de Deus. Assim fazendo Deus nos formará em Colunas Vivas de Luz!

***
Vem, tu que ainda erras nesse deserto, dizendo:

“Procurei o meu Redentor, mas não O encontrei”!
Encontra-Me, meu bem-amado, em pureza de coração,
Amando-Me sem qualquer interesse pessoal;
Encontra-Me, na Santidade, no abandono que desejo de ti;
Encontra-Me, cumprindo os Meus Mandamentos;
Encontra-Me, substituindo o mal pelo amor;
Encontra-Me, na simplicidade de coração;
Não peques mais, deixa de fazer o mal, aprende a fazer o Bem;
Procura a Justiça, ajuda o oprimido;
Que este deserto e esta aridez exultem;
Inflame-se a tibieza, numa chama ardente;
Renuncia à tua indiferença e substitui pelo fervor.

Faz todas estas coisas, para poderes, depois exclamar:

“Procurei o meu Redentor e encontrei-O.
Estava sempre ao pé de mim;
Mas, na minha escuridão, eu não conseguia vê-Lo.
E como poderei eu ter sido assim tão cego?”

Jesus é aquele que reprova e corrige a todos os que Ele ama.
Então busquemos a chave do Seu Reino e a utilizemos que é:
o AMOR, e a UNIÃO , para servirmos dela em favor de sua Glória.

Vivência

Contra os vãos juízos dos homens


* Imitação de Cristo

“Filho (a) põe o teu coração firmemente, no Senhor e não temas o juízo dos homens, quando a tua consciência der testemunho da tua piedade e inocência.

São Paulo fez tudo o que estava em si e podia pela edificação e salvação dos outros; mas não pôde evitar ser, às vezes, julgado e desprezado pelos demais. Por isso entregou tudo a Deus, que tudo conhecia; pela paciência e pela humildade se defendeu contra os maldizentes, os que inventam coisas vãs e mentirosas e os que falam como lhe sugere a paixão.

Teme a Deus e não temerás as ameaças dos homens. Que mal te pode fazer alguém com palavras ou injúrias? Mais se prejudica a si mesmo, que a ti; e, quem quer que seja, não poderá escapar ao juízo de Deus.

Põe os teus olhos em Deus e deixa-te de contendas e queixas. E se, presentemente, te parece que sucumbes, porque sofres humilhações que não mereceste, não te revoltes por isso nem diminuas a tua coroa pela impaciência. Ergue antes os teus olhos ao céu, para Mim, que poderoso Sou para te livrar de toda a confusão e injúria e dar a cada um conforme as suas obras”.

Reflexões

Porque te inquietas com o juízo dos homens e que te importam seus vãos pensamentos?
Eles vêem quando muito o exterior, seus olhos não penetram no fundo da alma, onde estão escondidos o bem e o mal. Não te aflijas, pois se eles te condenarem, nem te ensoberbeças se te louvarem. Prostra-te porem, diante de Deus e dize-lhe: “se perscrutares, Senhor, nossas iniqüidades quem poderá estar em vossa presença”. (Salmo 129,3).

Alguns exageram a importância do que eles chamam reputação, e no excessivo calor com que a defendem. Há muitas vezes mais amor-próprio que zelo verdadeiro. Jesus cristo, carregado de ultrajes, deu-nos outro exemplo: “calou-se e não abriu a boca” (Salmo 38,10).

Todos os santos foram perseguidos e caluniados.

Então ore:

“Concedei-me senhor a graça de levar com paciência às fraquezas do meu próximo”.

Hora da Família 2009


Volume 13 - 2009

A Hora da Família 2009 já está à disposição para todo o Brasil. Neste ano, o subsídio traz em suas páginas temas relativos à valorização da família, incluindo um encontro para refletir a questão da Segurança, tema da Campanha da Fraternidade 2009.

A Secren - Secretaria Executiva Nacional da Pastoral Familiar - enviou diretamente de Brasilia, um exemplar do Hora da Familia, a todas as paroquias do Brasil. Para quem é do Regional Sul-1, poderá fazer suas encomendas com o casal administrativo-finananceiro Dora e Antonio Mercado. O pedido pode ser feito diretamente ou através dos coordenadores diocesanos ou de Sub-regiões.

Os temas dos encontros:

1º tema: Família, espaço do encontro.
2º tema: Escuta, ó Família, o Senhor teu Deus.
3º tema: “Sem o Domingo não podemos viver”.
4º tema: Ser feliz na comunidade.
5º tema: Viva a alegria de ser missionário.
6º tema: Catequese, caminho para o discipulado.
7º tema: Iniciação à vida cristã.
8º tema: Família, lugar de segurança.

Além dos oito encontros, o subsídio ainda traz em suas páginas uma sugestão de celebração para as seguintes datas comemorativas:

Dia das Mães,
Dia dos Avós,
Dia dos Pais,
Dia do Catequista,
Dia do Nascituro
e para a solenidade da Sagrada Família.
A Hora da Família 2009 é o melhor instrumento para o trabalho missionário com as famílias, permitindo a visitação das casas ou mesmo o encontro em comunidades.

Façam os seus pedidos o quanto antes. O livreto ainda continua com o mesmo preço dos anos anteriores.

Fonte: PRF - Sul1

Curso online sobre o Documento de Aparecida


A Diocese de Santos-SP e a Universidade Católica de Santos (UniSantos) promovem o curso de extensão online Documento de Aparecida: Formação Pastoral.
O Curso tem a duração de 40 horas (cerca de seis semanas), iniciando no dia 10 de agosto de 2009, e será oferecido totalmente por Internet, com a assessoria permanente de tutores.
Público-Alvo:
Agentes de pastorais da Igreja Católica, diáconos permanentes, seminaristas, religiosos, assessores eclesiásticos. Leigos e leigas que tenham interesse em conhecer o Documento de Aparecida e se preparar para participar da missão continental.
Conteúdo programático:
• A pessoa humana no Documento de Aparecida;
• Doutrina Social da Igreja e Globalização;
• Igreja na América Latina e no Caribe: a pedagogia das Conferências Episcopais;
• Estrutura temático-conceitual do Documento de Aparecida;
• Missão continental e planejamento pastoral
Preço: R$ 150,00
Mais informações e inscrições, acesse: http://ead.unisantos.br/extensao.php
Fone: (13) 3205-5555 R. 1342
Santos – São Paulo

9 Jul 2009

É uma falta de amor dos pais não batizar as crianças, adverte Dom Aguer

08.07.2009 - Buenos Aires.- O Arcebispo de La Prata, Dom. Héctor Aguer, exortou os pais a não caírem no engano e no pecado de negar os seus filhos pequenos de receberem a Deus no Batismo, sob o falso argumento de deixar que eles decidam quando forem grandes se serão ou não cristãos. "Isto não é só um engano, mas sim me atrevo a dizer que é também um pecado, uma falta de piedade e de amor para com o filho ao qual dedicam tantos cuidados e privam do maior dos dons: privam-no de Deus", expressou o Prelado durante o programa Chaves para um Mundo Melhor. Dom Aguer disse que este engano "registra-se inclusive entre pessoas bem formadas" e "é totalmente contrário ao ensinamento e à disciplina da Igreja". "Se esses pais forem realmente católicos e vivem sua fé: que melhor podem desejar para seus filhos que o dom inestimável da graça divina?", perguntou.

O Arcebispo de La Plata qualificou de "curioso" que digam que preferem que seus filhos decidam sua fé quando sejam adultos, quando "esses mesmos pais, aparentemente tão respeitosos da liberdade de seus filhos, impõem-lhes toda classe de condicionamentos e determinações em outros campos da educação", como gostos, estilos, e inclusive, de que clube de futebol devem ser simpatizantes.
"Impõem-lhes montões de coisas, mas os privam do dom da fé e da graça de Deus durante os anos decisivos nos que se configura a personalidade", advertiu.

O Prelado destacou que na Argentina ainda se conserva o valor do Batismo. Entretanto, assinalou que junto à dificuldade de pospor este sacramento para a adultez, existem outras como a cada vez mais freqüente eleição de nomes pagãos, aborígenes e inclusive extravagantes, em prejuízo dos nomes cristãos.
Dom Aguer assinalou que também se estão dando os casos "de pais que ainda apreciando o Batismo não têm uma consciência clara do compromisso que eles mesmos estão assumindo. Porque ao transmitir-lhes aos seus filhos a vida da fé estão comprometendo-se a educá-los nessa mesma fé".

O Arcebispo pediu aos argentinos não fazerem do Batismo uma mera "espécie de arrasto cultural, mas que sim seja uma convicção certa de que é um presente de Deus que implica o compromisso de consciência dos pais para educar cristãmente a seus filhos".
"O Batismo das crianças é algo muito belo porque é ali quando se manifesta com maior plenitude a pura gratuidade da graça da salvação, que nos faz filhos de Deus. A criança recebe essa graça como um presente total", afirmou.

Fonte; ACI / Rainha Maria
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...
"Ai de mim, se não evangelizar'! "Se eu me calar, até as pedras falarão"...

glitters