Lembrai-vos

Lembrai-vos
Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos Vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo. Amen.

16 Oct 2014

Site de acesso às informações do Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé, cidade do Vaticano




Todos sabemos que a informação não foi feita para ser "engolida" mas processada. Este é o site de acesso às informações do Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé, cidade do Vaticano. Este órgão é oficial do Governo Central da Igreja. Ele tem  programas diários com boletins atualizados  para ao menos 39 idiomas, dentre eles o português. 

15 Oct 2014

O homem que perdeu a cabeça por amor a Jesus

Dos muitos mártires que a fé em Cristo já gerou ao longo dos séculos, em todos os cantos da terra, a Igreja celebra, hoje, a memória de São Dinis de Paris, bispo e padroeiro da França. Conheça a história do santo que, depois de ter sua cabeça decepada, ainda caminhou seis quilômetros com ela nas mãos, pregando o Evangelho.

Dos muitos mártires que a fé em Cristo já gerou ao longo dos séculos, em todos os cantos da terra, a Igreja celebra, hoje, a memória de São Dinis de Paris, bispo e padroeiro da França.

São Dinis – que também se pode chamar de “Dionísio” – foi morto em meados do século III, durante o curto reinado do imperador romano Décio. Os dois anos em que ficou à frente do Império foram suficientes para que sua crueldade fosse comparada à do terrível Nero. Em pouco tempo, ele fez incontáveis vítimas no meio do clero e entre os próprios fiéis, elevando à honra dos altares nomes como Santa Ágata, São Saturnino e o próprio Papa Fabiano.

Coisas que as pessoas felizes não fazem

Patena eucarística com Cristo em Majestade, uma das mais antigas já achadas


Comunicado da Sala de imprensa do Vaticano

"Cidade do Vaticano, 14 de outubro de 2014 da Sala de imprensa do Vaticano. 

A Secretaria  Geral do Sínodo, logo após tomar consciência das reações vindas da publicação da Síntese do mesmo e ao fato de se ter atribuído um valor  que não corresponde  a natureza deste documento, vem reafirmar que tal texto é um documento de trabalho, que resume as principais intervenções e os debates da primeira semana do Sínodo e será posto às discussões que deverão se realizar pelos membros do Sínodo, reunidos em círculos menores, segundo o que prevê o próprio Regulamento do Sínodo. 
Evangelho - Lc 11,42-46

Naquele tempo, disse o Senhor:
42 AÍ DE VÓS, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã,
da arruda e de todas as outras ervas,
mas DEIXAIS DE LADO A JUSTIÇA e o amor de Deus.
Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo.
43 Aí de vós, fariseus,
porque gostais do lugar de honra nas sinagogas,
e de serdes cumprimentados nas praças públicas.
44 Aí de vós, porque sois como túmulos que não se vêem,
sobre os quais os homens andam sem saber.'
45 Um mestre da Lei tomou a palavra e disse:
'Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!'
46 Jesus respondeu:
'Ai de vós também, mestres da Lei,
porque COLOCAIS SOBRE OS HOMENS CARGAS INSUPORTÁVEIS,
E VÓS MESMOS NÃO TOCAIS NESSAS CARGAS,
nem com um só dedo.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
O que Jesus nos quer dizer?
Desta vez me parece que o problema não está centrado na manipulação da religião para o próprio benefício, mas na atitude de quem conhece a lei, impõe ao outro o seu cumprimento e não se esforça por cumpri-la. Acredito que todos nós temos que confessar que nem tudo que refletimos, temos como valor e partilhamos com os nossos filhos, amigos e dependentes somos capaz de realizar, mas a intenção é sempre de viver o que anunciamos sobre os telhados. A desonestidade está em dizer ao outro o que é certo sem ter o mínimo interesse em viver o que se anuncia.

Sta. Teresa de Ávila

Sta. Teresa de Ávila, memória (15/Outubro)

Mulher  de inteligência excepcional e talentosa. Aos 20 anos de idade precisou fugir de casa. Diz ela que somente aos 39 anos se converteu verdadeiramente a fé.  Entrou em um convento de carmelitas, em Ávila, e foi convidada pelo papa para  reformar diversos mosteiros tanto masculinos como femininos, colocando-os no caminho da reforma do Concílio de Trento. Sofreu muito por isso mas fortaleceu-se na fé. É a fundadora de  uma espiritualidade que de um modo muito particular levou tantas pessoas a santidade de vida. Foi proclamada doutora da Igreja, isto significa que em seus escritos não se encontra absolutamente nenhum erro ou desequilíbrio.

A UNIDADE QUE JESUS DESEJA NA CATEQUESE DO PAPA FRANCISCO E NAS MENSAGENS DE AVVD

Foi impossível não pensar na AVVD até parece que nosso querido Papa leu a obra, mas se não leu nos dá a certeza de que o mesmo Espírito Santo que conduz o Papa também conduz a Mensageira de “A Verdadeira Vida em Deus”. Padre G. Simeão S. Cordeiro

Catequese do Papa

"Queridos irmãos e irmãs, bom dia! Nas últimas catequeses, procuramos lançar luz sobre a natureza e a beleza da Igreja e nos perguntamos o que significa para cada um de nós fazer parte deste povo, povo de Deus que é a Igreja. Não devemos, porém, esquecer que há tantos irmãos que partilham conosco a fé em Cristo, mas pertencem a outras confissões ou a tradições diferentes da nossa. Muitos se resignaram a esta divisão – mesmo dentro da nossa Igreja católica se resignaram – que no curso da história muitas vezes foi causa de conflitos e de sofrimentos, também de guerras, e isto é uma vergonha! Também hoje as relações não são sempre baseadas no respeito e na cordialidade… Mas eu me pergunto: como nos colocamos diante de tudo isso? Somos também nós resignados, senão indiferentes a esta divisão? Ou acreditamos firmemente que se possa e se deva caminhar na direção da reconciliação e da plena comunhão? A plena comunhão, isto é, poder participar todos juntos do corpo e sangue de Cristo.

As divisões entre os cristãos, enquanto ferem a Igreja, ferem Cristo, e nós divididos provocamos uma ferida em Cristo: a Igreja, de fato, é o corpo do qual Cristo é a cabeça. Sabemos bem quanto esteve no coração de Jesus que os seus discípulos permanecessem unidos no seu amor. Basta pensar em Suas palavras reportadas no capítulo 17 do Evangelho de João, a oração dirigida ao Pai na iminência da Paixão: “Pai santo, guarda-os em teu nome, que me encarregaste de fazer conhecer, a fim de que sejam um como nós” (Jo 17, 11). Esta unidade já estava ameaçada enquanto Jesus ainda estava entre os seus: no Evangelho, de fato, recorda-se que os apóstolos discutiam entre eles sobre quem era o maior, o mais importante (cf. Lc 9, 46). O Senhor, porém, insistiu tanto sobre a unidade no nome do Pai, fazendo-nos entender que o nosso anúncio e o nosso testemunho serão tanto mais credíveis quanto mais por primeiro formos capazes de viver em comunhão e de nos querermos bem. É o que os Seus apóstolos, com a graça do Espírito Santo, depois entenderam profundamente e levaram no coração, tanto que São Paulo chegará a implorar à comunidade de Corinto com estas palavras: “Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que todos estejais em pleno acordo e que não haja entre vós divisões. Vivei em boa harmonia, no mesmo espírito e no mesmo sentimento” (1 Cor 1, 10).

9 Oct 2014

Sínodo: a voz dos esposos

Casais falaram de intimidade sexual, evangelização e acolhimento dos filhos

Por Salvatore Cernuzio

CIDADE DO VATICANO, 08 de Outubro de 2014 (Zenit.org) - Já houve espaço, neste sínodo dos bispos sobre a família que acontece no Vaticano até o dia 19, para escutar os casais convidados a dar seu testemunho sobre a vida familiar.

O primeiro casal falou na tarde da segunda-feira, dia inicial do sínodo: Ron e Mavis Pirola, australianos, que narraram o percurso dos seus 55 anos de matrimônio.

Em particular, os dois esposos se concentraram na "intimidade sexual", ponto de apoio da vida de casal entendida em sentido cristão. "Pouco a pouco, nós nos demos conta de que a única característica que distingue a nossa relação sacramental de qualquer outra boa relação centrada em Cristo é a intimidade sexual, e que o matrimônio é um sacramento que encontra a sua máxima expressão numa relação sexual", explicaram.

"Nós acreditamos que, enquanto os casais unidos em matrimônio não chegarem a respeitar a união sexual como parte essencial da sua espiritualidade, será extremamente difícil apreciar a beleza de ensinamentos como os da encíclica Humanae Vitae".

Guerra Espiritual nos EUA – Norte-americanos se manifestam contra a missa negra satânica

 Por todo o país, a oração familiar ao Príncipe da Milícia Celeste estava nos lábios de milhões de católicos fiéis, implorando com confiança a ajuda do Arcanjo contra uma ameaça preternatural.

No dia 21 de setembro foi a primeira vez que uma missa negra satânica aconteceu em uma propriedade pública nos Estados Unidos.
O centro cívico da cidade de Oklahoma City, no centro do país, foi o local escolhido para o sacrilégio.


D. Kemme puxa o terço

Um grupo satânico chamado “Dakhma of Angra Mainyu” fez um anúncio em julho sobre o evento e também declarou que tinha uma hóstia consagrada roubada de uma Igreja Católica para profanar durante a missa satânica. 

Um processo da Arquidiocese de Oklahoma City rapidamente assegurou o regresso da hóstia, mas muitas pessoas expressaram o medo de que os satanistas tivessem uma outra hóstia em segredo.

Mais de 200.000 norte-americanos participaram de abaixo-assinados contra a missa negra, com milhares de chamadas telefônicas e emails enviados ao local para cancelar o evento blasfemo. 

Mas mesmo em face dessa oposição pública, sem precedentes na história do país, os funcionários se recusaram a ceder.

Protestos e Atos de Reparação


Hora Santa de Reparação na igreja de São Francisco de Assis em Oklahoma City
Às 3 horas da tarde do mesmo dia 21 de setembro, quatro bispos, dezenas de padres e monjas, bem como mais de 3.000 católicos fiéis se reuniram na igreja de São Francisco de Assis em Oklahoma City para uma Hora Santa de Reparação.

A Hora foi concluída com uma procissão do Santíssimo Sacramento no bairro perto da igreja, todos os presentes ofereceram orações públicas para consolar Nosso Senhor verdadeiramente presente na Sagrada Eucaristia.

Pouco tempo depois, em frente do centro cívico, a Sociedade Americana para a Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP) fez uma manifestação contra a sacrílega missa negra.

Os estandartes vermelhos dominaram o ambiente e centenas de católicos – de perto e longe – chegaram para juntos se opor ao ataque público contra o Santo Sacrifício da Missa. 


Membros de America Needs Fatima contra o ataque à Igreja
Membros de America Needs Fatima seguravam cartazes com mensagens se opondo ao ataque contra a Igreja Católica, como:

“A missa negra é do inferno” “Renunciamos ao demônio e à todas a suas obras” e “Deus sempre, Satanás nunca!”

Às 5 horas da tarde, membros da TFP, com seu hábito cerimonial, fizeram uma procissão solene com a Imagem de Nossa Senhora de Fátima enquanto hinos marianos, tocados nas gaitas de fole e cantados por todos presentes, dominaram o ambiente. 

Ladainhas, terços e muitas outras orações foram oferecidas para consolar Nossa Senhora e Nosso Senhor, ofendidos imensamente com o sacrilégio satânico acontecendo dentro do prédio, a poucos metros em frente.

Desde o começo deste ato de reparação, a oposição apareceu de todos lados. Anarquistas com mascaras de Guy Fawkes sentaram-se em alguns bancos tentando zombar dos católicos. 

Protestantes chegaram de todos lados, gritando insultos contra Nossa Senhora e abertamente atacando a Igreja Católica. 

Ateus e satanistas carregavam cartazes com mensagens ofensivas. 
Mas os mais de 600 católicos presentes não desanimaram, todos juntos responderam com confiança com orações e cânticos, abafando os protestos contrários.

A Mulher e a Serpente

40 pessoas assistiram à missa negra satânica, pela primeira vez praticada em propriedade pública, financiada por contribuintes norte-americanos com ajuda de funcionários do governo. 

Os católicos fiéis tomaram uma posição definitivamente contra este ritual sacrílego e satânico, confiando na Rainha dos Anjos que, sabemos, vai esmagar a cabeça orgulhosa da serpente.

Com a ameaça demoníaca crescendo nos Estados Unidos e por todo o mundo, renovamos nossa confiança em Nossa Senhora que prometeu em Fátima: “Por fim, meu Imaculado Coração triunfara!”

 Fonte: site la salette


7 Oct 2014

Mãe, você é ternura

Síria: sequestrado pároco franciscano

Grupo jihadista raptou ainda outras vinte pessoas, entre as quais várias crianças

Por Redacao

ROMA, 07 de Outubro de 2014 (Zenit.org) - O padre Hanna Jalluof, pároco em Qunayeh, na Síria, foi sequestrado por membros do grupo jihadista Jahbat al Nusra. A confirmação, divulgada hoje, é da Custódia Franciscana da Terra Santa.

A Custódia explica que um grupo de homens armados invadiu na madrugada de domingo uma das instalações dos franciscanos e levou o padre Jallouf e a vários habitantes da localidade. “As freiras que estavam no convento se refugiaram em casas do povoado”, informa o comunicado.

“Não sabemos onde estão o padre e os outros prisioneiros porque, até o momento, não houve contato dos sequestradores. Rezemos por eles e por todas as outras vítimas desta trágica guerra sem sentido”, pede o texto dos franciscanos.

O bispo dom Georges Abou Khazen, vigário apostólico de Aleppo para os católicos de rito latino, informou à agência Fides que, além do pároco, foram raptados cerca de vinte jovens.

A Síria testemunha desde 2011 uma terrível guerra civil que está destruindo milhares de vidas. Nos últimos meses, a situação recrudesceu com a criação do autodenominado califado por parte do grupo terrorista Estado Islâmico, em regiões da Síria e do Iraque.

Os franciscanos têm um papel crucial na aldeia cristã de Knayeh, a poucos quilômetros da fronteira com a Turquia. O centro juvenil, a creche e o ambulatório eram, antes do início do conflito, o centro da vida do povoado. Entre os animadores mais comprometidos, estava precisamente o padre Hanna Jallouf.

Fonte: Zenit.org

Resumo dos trabalhos do Sínodo no Vaticano

Dia 06 de outubro, segunda-feira
Pela tarde começou o debate sobre dois temas:

1.    “O plano de Deus para o casamento e a família.” (Parte I, cap. 1);

2.    “O conhecimento e a acolhida do povo de Deus dos  documentos da Igreja e da Sagrada Escritura nos assuntos que dizem respeito ao  casamento e a família.” (Parte I, cap. 2).

Algumas idéias que marcaram o debate de ontem a tarde, dia 06. Apresento de forma resumida a conclusão dos debates.


1.    DEFINIÇÃO DE FAMÍLIA E SEU LUGAR NA SOCIEDADE.

Todos sabemos que a grande dificuldade hoje é definir o que é família e qual o seu papel na sociedade. Interessante que o Sínodo, logo no começo se preocupou em dar definições claras sobre o que é uma coisa e sobre o que é outra. Qual foi o ponto de partida? A premissa que a família é a unidade básica da sociedade humana, o berço do Amor incondicional, e que falar sobre a família e  casamento implica uma educação à   fidelidade, reitera-se que a família deve ser protegida por que é o futuro da Humanidade;

 2.    LINGUAGEM MAIS COMPREENSÍVEL PARA ENTABULAR UM DIÁLOGO

A Igreja precisa adequar a sua linguagem com o objetivo de fazer com que a doutrina sobre a família, a vida e a sexualidade sejam compreendidas de modo justo: tem-se necessidade de entrar em diálogo com o mundo, tendo como exemplo o Concílio Vaticano II, que com uma abertura crítica, mas sincera soube falar ao coração das pessoas. Porque se a Igreja não escuta o mundo, o mundo não escuta a Igreja. O diálogo tem que partir de temas importantes, como igualdade de dignidade entre o homem e a mulher e a não aceitação da violência.

 3.    O EVANGELHO NÃO VAI EXPLICADO MAS VAI MOSTRADO, ELE NÃO É TEORIA

Neste trabalho estarão envolvidos os cristãos batizados que não são bispos, padres, diáconos. A evangelização não é uma teoria despersonalizada mas deve ser, por meio do testemunho da família, uma amostra de como é bonito e verdadeiro o evangelho;

 4.    DESAFIO É PASSAR DA DEFENSIVA PARA UMA ATITUDE ATIVA

Isto significa ser capaz de repropor o que a Igreja tem como riqueza a partir de uma nova linguagem, com esperança, ardor, entusiasmo, oferecendo um testemunho convincente, criando uma ponte entre a linguagem da Igreja e da sociedade. O grande desafio é passar de uma situação defensiva para uma propositiva, ativa;

 5. ESPERA-SE UMA CATEQUESE MAIS BÍBLICA QUE TEOLÓGICA E ESPECULATIVA.

As pessoas estão cansadas do egoísmo e procuram ideais, apesar de parecer o contrário. Afinal o homem e a mulher buscam a felicidade e o cristão sabe que a felicidade é Cristo, mas infelizmente a Igreja ainda não conseguiu encontrar uma linguagem adaptada para poder dizer isso ao mundo e fazer com que ele compreenda o que ela quer dizer. A Igreja precisa ser um “imã”, trabalhar atraindo, com uma atitude de amizade diante do mundo;

 6.    QUANTO AOS CASAIS EM DIFICULDADE

Sublinhou-se a necessidade da Igreja estar mais próxima, compreendendo, perdoando.  A misericórdia é o ponto de partida de Deus, mas precisa-se colocá-la dentro do contexto da justiça, Somente assim o plano de Deus vai ser respeitado. Além disso, foi apontado que mesmo as situações imperfeitas devem ser tratadas com respeito, por exemplo, nas uniões de fato onde  coexiste a lealdade e amor, tem elementos de santificação e de verdade. Essencial, portanto, é olhar primeiro para os elementos positivos, de modo a infundir coragem e esperança, mesmo em formas imperfeitas da família, que podem ser desenvolvidos de acordo com o princípio da gradualidade. Você tem que realmente amar as famílias necessitadas.

 7.    O CASAMENTO É E CONTINUA A SER UM SACRAMENTO INDISSOLÚVEL.

Importante manter os princípios, ao alterar as formas concretas de sua implementação. Em suma, nas palavras de Bento XVI, a inovação na continuidade: o Sínodo não questiona a doutrina, mas reflete sobre a Pastoral, ou o discernimento espiritual para a aplicação dessa doutrina para enfrentar os desafios da família contemporânea. Neste sentido, a misericórdia não elimina os mandamentos, mas é a chave de interpretação;

8.    RECUPERAR O SENTIDO DA ALIANÇA ENTRE HOMEM-MULHER E DEUS

No ambiente onde o “eu” é adorado, perde-se o sentido do outro e da parceria e, portanto se vê o fenômeno da “desfamiliarização”. Perdeu-se com isso o sentido da aliança entre a pessoa humana e Deus. O anúncio da beleza da família não deve ser  apenas uma questão de beleza aparente, esteticismo-harmonia externa mas sim a apresentação do quanto é importante o empenho de um casal para manter a unidade da aliança com Deus;

9.    DEIXAR A ATITUDE CLERICALISTA

O que viria a ser isto? Quando a Igreja está mais preocupada com o poder que com o serviço ela não consegue tocar o coração das pessoas. É necessário voltar a imitar  Cristo, reencontrar  a humildade: a reforma da Igreja deve começar pela reforma do clero (bispos, padres e diáconos), porque se os fiéis olham que os seus pastores imitam a cristo, então se reaproximarão da Igreja e assim ela passará do evangelizar para evangelizadora;

 10. SEXUALIDADE FORA DO CASAMENTO

Fala-se de forma tão crítica da prática sexual fora do matrimônio que a prática sexual dentro do matrimônio parece quase uma concessão diante da imperfeição;

 11. MAIOR FORMAÇÃO PARA OS SACERDOTES

Constatou-se que se tem necessidade de formar melhor os padres para políticas em favor da família e do relançar a catequese a partir da família.

 Durante a hora de discussão livre, 18,00-19,00, havia também duas sugestões: enviar uma mensagem de encorajamento e apreço às famílias no Iraque, ameaçadas de extermínio perpetrado pelo fanatismo islâmico e forçados a fugir para não desistir sua fé. A sugestão foi submetido a votação e aprovado por maioria de votos.
Outra chamada foi a necessidade de refletir também sobre os padres casados ​​das Igrejas Orientais, que muitas vezes vivem também eles em crise familiar.

Fonte: Pe. Molento
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...
"Ai de mim, se não evangelizar'! "Se eu me calar, até as pedras falarão"...

glitters