Lembrai-vos

Lembrai-vos
Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos Vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo. Amen.

3 Apr 2009

Semana Santa

* Frei Erivan

Proposta para a encenação do Evangelho da Paixão:
Substitui a homilia

Para este bibliodrama precisa-se de 6 objetos: um pano roxo (1m x 1m) posto em frente ao altar; um rolo de escritura (de fabricação própria, improvisada); uma figura de um galo; um saquinho de dinheiro; uma mala e uma cruz de túmulo (de madeira).

BIBLIODRAMA

O celebrante lê o texto:

Naquela época, Jesus entrou em Jerusalém. A multidão deu gritos de júbilo: "Hosana, Hosana." Poucos dias depois, porém, eles gritaram: "Crucifica-o, Ele é um enganador!!!!" Muita gente contribuiu para com a morte de Jesus, principalmente escribas e sumo sacerdotes. Mesmo os amigos de Jesus ficaram inseguros. Eles temiam perder a sua vida e estavam confusos. Quem reconhecia Jesus, podia levar a mesma sorte que Ele.

Escriba com o rolo da escritura na mão (um/a leitor/a)

Eu sou um escriba e sei o que é certo e o que é errado. Este Jesus está ficando muito perigoso. Ele afirma coisas que não estão escritos dentro do meu rolo da Sagrada Escritura. O pior é que tanta gente acredita n’Ele. Jesus tem que ser eliminado. Só assim vai ter paz aqui de novo.

A/O leitor/a coloca o rolo da escritura em cima do pano roxo na frente do altar.

Judas com o saquinho de dinheiro na mão (outro/a leitor/a)

Eu sou Judas, um discípulo de Jesus. Também não sei o que é que está acontecendo com Jesus. Todos o exaltam e querem que fosse o nosso rei. E ele não quer saber de nada disso. Ele continua atendendo os pobres e doentes.
Aí eu não quero colaborar mais. Eu quero finalmente saber se Ele é realmente tão grande e forte como parece. Eu vou entregar Ele, aí se vai saber quem Ele é realmente. Eles me prometeram 30 moedas de prata se eu indicar onde Ele se encontra.

A/O leitor/a coloca o saquinho de dinheiro em cima do pano roxo na frente do altar.

Cantar um canto de entrega; por exemplo: Prova de amor maior não há...

Pedro (outro/a leitor/a) com a figura de um galo ao seu lado:

Então, 3 anos eu vivia ao lado de Jesus.
Eu O amava e respeitava. Nós éramos muito unidos. E agora eles O prenderam. Estou com medo que eles vão me prender também. Antes de o galo cantar amanhã cedo, eu vou dizer que nem O conheço.

A/O leitor/a coloca o galo em cima do pano roxo na frente do altar.


Tiago com a mala na mão (outro/a leitor/a):

Eu sou Tiago. Na verdade, eu também pertenço aos discípulos de Jesus, mas a coisa está ficando perigoso demais por meu lado. Jesus foi detido e levado no Monte das Oliveiras como um criminoso. Sorte nossa que eles não prenderam todos nos também. Estou com medo, vou fugir dessa cidade.

A/O leitor/a coloca a mala em cima do pano roxo na frente do altar.

Pilatos (outro/a leitor/a):

Eu sou Pilatos. No fundo, eu não tenho nada contra Jesus. O que é que Ele fez de mal? Ele fez tanto bem aos pobres e doentes. Os fariseus só estão com ciúme d’Ele. Ele não é um criminoso, mas eles querem a morte d’Ele. Para mim, tanto faz. Eu não quero criar antipatia contra mim. Então, eu vou assinar o julgamento da morte d’Ele.

A/O leitor/a coloca a cruz em pé em cima do pano roxo na frente do altar.

“Pelo sofrimento do Cristo fomos reconciliados com o Pai!”

Canta-se a continuação de PROVA DE AMOR... encerra-se em silêncio

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...
"Ai de mim, se não evangelizar'! "Se eu me calar, até as pedras falarão"...

glitters