Lembrai-vos

Lembrai-vos
Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos Vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo. Amen.

14 Sept 2009

3. Introdução Particular aos Livros do Novo Testamento - LIVROS DIDÁTICOS -NT

3.2. LIVROS DIDÁTICOS -NT
AS EPÍSTOLAS DE SÃO PAULO – São cartas que o apóstolo enviou às comunidades que ele mesmo iniciou e consolidou, complementando com elas, a distância, o seu trabalho. Para compreender as cartas, é preciso colocá-las em sua ordem cronológica:
AS DUAS AOS TESSALONICENSES – São as mais antigas. Devem ter sido escritas por volta do ano 50 d.C.
- (I Tes 1 e 2) – Paulo lembra aos fiéis de Tessalônicas com que desinteresse lhes pregou o Evangelho;
- (I Tes 3) – fala da fidelidade e da esperança que eles devem manter;
- (I Tes 4 e 5) – convida-os a serem firmes e corajosos;
- (II Tes 1 e 2) – previne contra as falsas idéias relativas a 2ª vinda de Jesus;
- (II Tes 3) – convida os fiéis a confiar em Deus e procura ajudá-los a evitar a ociosidade (não gastar o tempo inutilmente/preguiça).
EPÍSTOLA AOS GÁLATAS – O motivo desta carta foi o seguinte: alguns judeus cristãos queriam obrigar os pagãos recém convertidos a se conformarem à antiga lei religiosa judaica. Paulo protesta contra esse particularismo. Vejamos alguns capítulos:
- (cap. 1 e 2) – aqui ele conta a sua conversão e afirma que só há um Evangelho autêntico;
- (cap. 3 e 4) – a conformidade de sua doutrina com as promessas do Deus de Abraão, que foi justificado pela fé;
- (cap. 5 e 6) – expõe o que é liberdade cristã e a vida fiel sob a conduta do Espírito Santo.
EPÍSTOLA AOS ROMANOS – Escrita no ano 57 d.C. Desenvolve um comentário doutrinal, cujas idéias são:
- (cap. 1 a 3) – o estado de pecado em que se encontram os homens e a impossibilidade de se salvarem com seu próprio mérito;
- (cap. 4 a 6) – a salvação que Deus pela fé em Jesus Cristo;
- (cap. 7 e 8) – a transformação que Deus opera no fiel pelo poder do Espírito Santo e o dom que ele dá aos homens por amor;
- (cap. 9 a 11) – exame da missão do infiel à sua vocação;
- (cap. 12 a 15) – expõe os fundamentos de uma vida moral cristã, descrevendo os deveres dos cristãos para com seus adversários, as autoridades; recomenda a tolerância e mútua caridade.
EPÍSTOLA AOS CORÍNTIOS - Dirigida aos fiéis de uma comunidade onde reinavam disputas e abusos. Escrita em Éfeso, por volta do ano 55.
- (cap. 1 a 3) – prega a união, sobre a humildade;
- (cap. 4) – lembra seus direitos à afeição dos fiéis de Corinto;
- (cap. 5 a 7) – protesta contra os escândalos sobrevindos na comunidade;
- (cap. 8 a 10) – examina o que se deve fazer com as carnes provenientes dos sacrifícios pagãos aos ídolos;
- (cap. 11) – trata do traje das mulheres na Igreja e da celebração da comunhão;
- (cap. 12 a 14) – dá conselhos a respeito dos dons espirituais;
- (cap. 15) – apela para a generosidade de seus leitores em favor da comunidade de Jerusalém.
EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS, AOS FILIPENSES E AOS COLOSSENSES – São chamadas “epístola do cativeiro” porque foram escritas durante uma detenção que sofreu o apóstolo em Éfeso e em Roma em 60-62.
As Epístola aos Efésios Paulo trata do “mistério do Cristo na Igreja”, e junta uma série de conselhos morais dirigidos aos fiéis que vivem a nova vida de Jesus Cristo. A Epístola aos Filipenses, que tem um caráter mais pessoal, é notável pelas múltiplas expressões de alegria que contém.
A Epístola aos Filêmon, é mais um bilhete que uma carta, e dirige-se a um rico cristão de Colossos, cujo escravo fugitivo viera buscar proteção junto ao apóstolo. Este implora do senhor irritado o perdão para o escravo arrependido.
AS DUAS EPÍSTOLAS A TIMÓTEO – Timóteo, oriundo de Listra, na Licaônica, é filho de pai grego e de mãe judia. É discípulo de Paulo e seu companheiro de viagem.
A primeira é uma carta que visa a lembrar conselhos já recebidos e propor um programa de vida concernente aos homens, às mulheres, aos bispos e aos diáconos (é o primeiro índice histórico que temos de uma hierarquia na Igreja).
Enfim, a segunda é uma carta em que o apóstolo, novamente prisioneiro e pressentindo já o martírio, dá aos seus discípulos suas últimas recomendações. É quase um adeus; tudo respira uma profunda emoção nessa carta.
EPÍSTOLA A TITO – É também um grego colaborador de Paulo. Este lhe escreve para lhe dar conselhos sobre a organização das comunidades da ilha de Creta. Esses conselhos são semelhantes aos da Primeira Epístola a Timóteo.
EPÍSTOLA AOS HEBREUS – Embora reflita as idéias mestras de Paulo, ela não parece ter sido escrita por sua mão, tão diferente é o seu estilo das outras.
A carta é dirigida a uma parte dos judeus convertidos que sofriam por terem de abandonar o culto do templo e da sinagoga, ao se tornarem cristãos.
Ela estabelece uma sólida argumentação, partindo da lei de Moisés, que o Evangelho não somente contém toda a substância do culto israelita, mas que também é a realização efetiva daquilo que esse culto só possuía em imagem:
- (cap. 1 a 4) – Jesus é Filho na casa de Deus, onde Moisés não passava de servo;
- (cap. 5) – Jesus foi um sacerdote maior que Aarão;
- (cap. 6 e 7) – Jesus é maior que Melquisedeque;
- (cap. 8) – o céu em que Jesus nos introduz é incomparável ao templo do antigo culto;
- (cap. 9 e 10; 6) – Jesus, oferecendo-se a Deus em seu sacrifício sangrento, torna inúteis todos os sacrifícios do culto mosaico;
- (cap. 11) – os heróis do Antigo Testamento não obtiveram de Deus o cumprimento de todas as promessas;
- (cap. 12) – nós é que seremos os verdadeiros beneficiários dessas promessas, contanto que sigamos as pisadas de Jesus.
AS EPÍSTOLAS CATÓLICAS – É o nome que se dá aos 7 escritos que se apresentam sob forma de cartas, dirigidas não a uma comunidade particular, mas a um conjunto de Igrejas.
EPÍSTOLA DE TIAGO – É obra de Tiago, “irmão do Senhor”, do qual Paulo fala na Epístola aos Gálatas (2,6-12) e que presidia, como bispo de Jerusalém, a importante reunião dos apóstolos em Jerusalém no ano 49.
Sua carta é toda penetrada do espírito do Sermão da Montanha: ela só contém conselhos para a vida moral: piedade, justiça e caridade. É um verdadeiro guia de virtudes para o cristão fervoroso.
AS DUAS EPÍSTOLAS DE PEDRO – A primeira é uma carta que se supõe redigida por Silvano, discípulo de Paulo, que se tornara colaborador de Pedro, e que é mencionado nessa carta, no cap. 5,12. É notável pelo seu ensinamento sobre:
- (cap. 1 e 2) - a alegria do cristão batizado e a união dos cristãos em Jesus Cristo;
- (cap. 3) – dirigida a cristãos que sofrem por sua fé, lembrando-lhes o exemplo da Paixão de Cristo, exortando-os à santidade e à prática de todas as virtudes correspondentes aos seus estados.
A segunda, parece ter sido redigida por outro secretário do apóstolo aproximando muito da Epístola de Judas.
Esses dois escritos têm por principal objeto a refutação de falsas doutrinas que alguns falsos profetas de vida dissoluta começavam a semear.
AS TRÊS EPÍSTOLAS DE SÃO JOÃO – Datam do fim do primeiro século, e têm por autor o apóstolo que Jesus amava.
A idéia central da primeira é: Deus é amor e luz. Em conseqüência, o cristão deve conduzir-se como filho da luz: fugir da concupiscência (desejos da carne), guardar os mandamentos, sobretudo o da caridade, e arrepender-se sinceramente dos pecados.
As duas outras cartas (antes bilhetes) são dirigidas: a primeira, a uma comunidade da Ásia (velada sob nome misterioso de Kyria, “a eleita”); e a outra, a Gaio; tratam ambas de questões mais particulares.
Esta carta nos dá a certeza da Salvação. Certeza de que temos a Vida Eterna. E essa certeza permanece em nós pelo único fato de acreditarmos e confiarmos em Jesus, o Filho de Deus.

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...
"Ai de mim, se não evangelizar'! "Se eu me calar, até as pedras falarão"...

glitters