Lembrai-vos

Lembrai-vos
Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos Vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo. Amen.

8 Jul 2011

Evangelho (Mateus 10,16-23)

Evangelho (Mateus 10,16-23)
Sexta-Feira, 8 de Julho de 2011 
14ª Semana Comum 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor. 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não aca­bareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.


- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor. 
 
Reflexão

1 – Como bem sabemos, toda opção tem seu preço. O preço da opção de Jesus foi a morte violenta na cruz. Optar por seguir a Jesus tem seu preço, ou melhor, um alto preço. Toda coerência tem seu preço. Para tudo pagamos o devido preço. E Jesus não engana ninguém sobre o seguimento. Ele é bem explicito: Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Não é do perfil de Cristo ficar colocando panos quentes. Ele é bem direto: lobo com ovelha não combina.  Ele não disse: “Quem sabe”... “Talvez”... “Poderá acontecer”. Ele diz que: 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. Os inimigos da Igreja sempre tentaram abafar sua força transformadora. Sempre perseguiram e, perseguirão os que forem fiéis ao Evangelho. Não esqueçamos, também, que todo testemunho coerente tem seu preço diante de  Deus.

2 – Na ótica divina a perseguição, a prisão e a morte poderão ser excelentes oportunidades para testemunhar a fé no seguimento do Senhor Jesus. Fé autêntica faz entregar até a própria vida. Nestes 2011 anos de catolicismo foram tantas as pessoas que não tiveram medo de entregar a própria vida, derramando o próprio sangue para dar um testemunho convincente de que vale a pena seguir a Cristo. Afinal, para Deus, nenhum sofrimento será em vão. 

3 – Ser fiel a Jesus é, ao mesmo tempo, estar pronto para enfrentar a perseguição, a prisão, a tortura, a morte. Basta olhar com senso crítico o que está acontecendo hoje em alguns países do Oriente. Basta ser católico para ser morto a fio de espada. Quem amanhece não sabe se anoitece e, vice-versa. Basta ser católico para perder os direitos civis, ser caluniado, agredido, massacrado e morto. E eles não desanimam. Ainda que a situação seja de total insegurança, eles estão lá, dizendo-nos que não vale a pena renunciar a Jesus Cristo. Ele é o Absoluto de suas vidas. Isso não é loucura de fanáticos alucinados, é convicção de fé. Só a opção por Cristo justifica tamanha coragem e ousadia. Como nos diz Jesus: 22Vós sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. O mais fácil talvez fosse renunciar a própria opção de fé. Mas, certamente, não seria o mais coerente. O próprio Cristo não fugiu da Cruz quando se tratou de pagar o resgate por nós. Em seu coração não tinha lugar para a incoerência.

Oração

Senhor Jesus, força geradora e protetora de vida, defende-nos e livra-nos dos males que nos rodeiam. Defende-nos de sermos tentados além das nossas capacidades. Faze-nos gigantes na fé. Ajuda-nos a alcançar uma fé tão firme e coerente que nada neste mundo venha a nos derrubar. Contudo, na hora da dor e dos sofrimentos, permite-nos testemunhar evangelicamente Teu infinito amor por nós. Que todos os nossos sofrimentos sejam por amor de Teu nome. Nos momentos mais difíceis da vida quando a dor, a tristeza, a amargura e as tribulações  parecerem nos derrotar, concede-nos a graça da perseverança na fé, para ganharmos a verdadeira vida. Amém.
(Pe. Renato<renato@dombosco.net>)

***
- Deus te abençoe e te guarde. Amém. 
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém. 
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém. 

Um bom dia e alegre final de semana.
A Eucaristia é fonte de vida e alegria. Ao ir a missa neste domingo reze pelo nosso tribunal eclesiástico de Cuiaba.
Na oraçao
 
Pe. Luis

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...
"Ai de mim, se não evangelizar'! "Se eu me calar, até as pedras falarão"...

glitters