Lembrai-vos

Lembrai-vos
Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos Vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo. Amen.

11 Jul 2011

Evangelho (Mateus 10,34–11,1) Segunda-Feira, 11 de Julho de 2011

São Bento, abade
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Ma­teus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 10,34“Não penseis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. 35De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra.
36E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. 37Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim. 38Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.
39Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la. 40Quem vos recebe a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 41Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo. 42Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa”. 11,1Quando Jesus acabou de dar essas instruções aos doze discípulos, partiu daí, a fim de ensinar e pregar nas cidades deles.

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor. 
Reflexão – Trata-se de um texto, a princípio, um pouco complicado para entender: “Não penseis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada.

Num primeiro momento isso até nos choca profundamente, sobretudo quando sabemos que Jesus é o Príncipe da Paz e, denomina de Bem-Aventurados, os pacificadores. Mas então, como pode essa firmação d’Ele? Olha, em primeiro lugar preciso dizer que Jesus é 100% a favor da paz. E todos sabemos que a paz de Deus é algo insubstituível. Ela toca profundamente o nosso coração e é somente ela que nos dá o alento e a serenidade  interior. Todavia, quando somos capazes de ler a vida toda de Jesus, vamos logo ver que realmente ele trouxe a divisão. Afinal, muitos o aceitaram e, outros, radicalmente, não. Até hoje é assim. Jesus continua dividindo as pessoas. Basta abrirmos os olhos para vermos quantos cristãos estão sendo mortos no Oriente, pelos que não aceitam a Cristo como Senhor e Salvador. Até membros da própria família são mortos pelos familiares se aderirem a Jesus Cristo. É triste, mas é verdade. Ou seja, Ele está a nos dizer claramente que sempre será um sinal de contradição. Até pessoas ligadas por vínculos de sangue se dividirão por causa da opção por Cristo.

Aliás, optar claramente e radicalmente por Cristo nos faz ter contra, às vezes, até as pessoas da própria casa. Jesus está dizendo que os laços da fé devem superar os laços sanguíneos. Basta querermos ser mais radicais no seguimento para escutarmos imediatamente: “Está virando beato”. Quantos jovens por exemplo, não podem ser sacerdotes porque os familiares são radicalmente contra. 

2 – Jesus não está dizendo que trouxe a guerra. Ele nos trouxe a espada. Todavia, a espada que Jesus está falando, não é um instrumento de luta comumente usado nas guerras. A espada de Jesus é a força do Espírito Santo, que nos dá o fogo interior para nos motivar ainda mais a seguí-Lo com toda a força do nosso coração e da nossa alma.  

3 -  Jesus está a nos falar da necessidade de seguí-Lo na radicalidade. 37Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim. 38Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.39Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la. Depois destas afirmações fortes de Jesus, percebemos que não podemos ficar em cima do muro. Toda opção tem seu preço. O preço de seguirmos a Jesus pode ser o correr o risco de sermos, inclusive, mal entendidos, rejeitados, perseguidos, mortos. Ou somos d’Ele ou não somos. Vale ressaltar que não são somente nossas palavras que dizem se somos ou não d’Ele, mas nossas atitudes. Entendo que é exatamente isso que Ele espera de nós: atitude. Essa palavra diz tudo nesse contexto do Evangelho de hoje. “Seduziste-me, Senhor, e me deixei seduzir”...Jr 20,7 Quem se deixou seduzir por Ele, tem que ter atitudes diferentes. Somente assim Jesus será, de verdade, o valor absoluto da nossa existência. Isso é simplesmente maravilhoso. E não sou eu que coloco as condições do seguimento. É Ele que nos dá as condições para seguí-Lo: 38Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.39Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la.
Oração: Senhor Jesus, Príncipe da paz, ajuda-nos a serenarmos nossos corações no Teu coração misericordioso. Ajuda-nos a sermos pessoas de paz, mas, não daquela paz que é puro comodismo e inércia, por medo de correr o risco de seguir-Te com radicalidade. Que sejamos totalmente conscientes de sermos Teus seguidores, pela ação do Espírito Santo em nós. Que a morte de tantos cristãos, irmãos nossos, mortos pela fidelidade no Teu seguimento, não nos faça indiferentes na qualidade e intensidade do nosso testemunho pessoal. Nosso amor por Ti, Senhor, seja maior do que tudo. Ajuda-nos Senhor, a sermos fortes para abraçarmos a Cruz cotidiana. Concede-nos a graça de “perdermos” a vida no Teu seguimento. Que a espada, fogo do teu Espírito Santo em nós, nos ajude a aceitarmos o desafio de transformarmos o mundo em que vivemos. Que sejamos cada vez mais seduzidos por Ti, Senhor, para que Te tenhamos como o único absoluto de nossas vidas. Amém.
Pe. Renato
- Deus me abençoe e me guarde. Amém. 
- Ele me mostre a sua face e se compadeça de mim. Amém. 
- Volte para mim o seu olhar e me dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-me Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém
bom início de semana
Pe. Luis

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...
"Ai de mim, se não evangelizar'! "Se eu me calar, até as pedras falarão"...

glitters