Lembrai-vos

Lembrai-vos
Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos Vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo. Amen.

16 Mar 2012

"Proteger as crianças em qualquer contexto social"

Intervenção de Monsenhor Tomasi na XIX sessão do Conselho dos Direitos Humanos

Por Anne Kurian

ROMA,  (ZENIT.org) - O fenômeno dos abusos sexuais, onde as crianças são vítimas, deve ser combatido de forma eficaz em qualquer sociedade. Esta é a exortação do arcebispo Silvano M. Tomasi, observador permanente da Santa Sé junto as Nações Unidas em Genebra.

O prelado exprimiu-se no passado dia 9 de março no contexto da 19ª sessão do Conselho dos Direitos Humanos, durante um debate sobre a violência contra as crianças.

Mons. Tomasi pediu para enfrentar o flagelo do abuso sexual em toda a sociedade, reconhecendo o fenômeno “honestamente” e prevendo-o “efetivamente” para proteger a “segurança e a saúde física e emotiva” das crianças que “representam o futuro da sociedade”.

O bispo expressou a "profunda preocupação" da Santa Sé pelas crianças, cujo bem-estar "físico, emocional e espiritual" é "gravemente ferido" quando submetidas a esse tipo de violência.

Mons. Tomasi lamentou que "300.000 crianças estão envolvidas em mais de 30 conflitos em todo o mundo". São - denunciou o representante diplomático do Vaticano - recrutadas "brutalmente", como "combatentes, mensageiros, cozinheiros, guardas, e para relações sexuais forçadas". E "115 milhões das 215 milhões de crianças trabalhadoras em todo o mundo são usadas ​​para trabalhos perigosos".

Entre todos estes flagelos, a "violência sexual" é particularmente "preocupante" e requer uma atenção extra de todos: "todos os membros da família humana devem compartilhar a responsabilidade de proteger nossas crianças", ajudando-as a tirar partido da sua “dignidade humana" "e acompanhando-as em um modo “atencioso e saudável” no seu caminho de amadurecimento, pediu o cardeal.

A este respeito, a Delegação da Santa Sé se declarou "extremamente consciente" de ações "muito lamentáveis" perpetradas pelos ministros religiosos que "traíram os próprios valores que pregam", cometendo “atos aberrantes” nas crianças.

O Observador da Santa Sé assegurou que a Igreja Católica está trabalhando ativamente para evitar tais abusos em ambientes religiosos, particularmente através da criação de um banco de dados na Internet "para a protecção da criança", com o objetivo de ajudar as instituições com laços com a Igreja Católica.

Também citou a Bento XVI, desejando que "os esforços conscientes da Igreja para afrontar esta realidade ajudarão toda a comunidade a reconhecer as causas, o verdadeiro alcance e as consequências devastadoras do abuso sexual e a responder eficazmente a este flagelo" (Discurso aos Bispos católicos nos EUA, 26 de novembro de 2011).

No entanto, disse Tomasi, não devemos nos iludir pensando que o fenômeno do abuso sexual em crianças se limite somente “às instituições”. Infiltrou-se "insidiosamente" em "todos os elementos da sociedade", por exemplo "na vizinhança, no círculo social imediato da criança, na escola, no local de trabalho, nos centros de detenção”, e até mesmo "no interior da família".

Além desses riscos "tradicionais", continuou o prelado, as "novas tecnologias" devem ser levadas em consideração. Muitas vezes, "bombardeiam" as crianças de imagens e informações “nocivas e assustadoras”. Ou estão em foruns “manipulados”, nos quais as crianças participam "ingenuamente", tornando-se "presas" de pessoas que têm motivos "egoístas e deletérios".

[Tradução Thácio Siqueira]

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...
"Ai de mim, se não evangelizar'! "Se eu me calar, até as pedras falarão"...

glitters