Lembrai-vos

Lembrai-vos
Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos Vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo. Amen.

25 Apr 2012

RELACIONAMENTO AFETIVO: MÃE & FILHO/A


Este tema sugestivo para trabalhar com crianças a afetividade materna. Uma das grandes problemáticas encontradas é esta, há uma ausência na relação mãe e filho/filha ou vice-versa. Sugere-se trabalhar este tema com os pequeninos.

***
TEMA – A MAMÃE

OBJETIVO: Levar as crianças a perceberem todo o cuidado e carinho que recebem de sua mãe.

MATERIAL DIDÁTICO: Figura de mães com crianças (retratando várias circunstancias da missão da mãe).

PISTAS PARA DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

1.     Pedir a cada criança para que diga o nome de sua mãe. Conversar sobre o que a mamãe faz para a criança (faz carinho, dá comida, arruma a roupa, compra brinquedos, leva para passear, ensina a rezar e a ser bom e educado, etc). Deixar que cada criança fale do que a mamãe faz para ela, de como se relacionam.
2.     Comentar: a mamãe é muito boa, nos quer muito bem. Por isso, ela cuida de nós com muito carinho, nos ensina a sermos bons e educados com todos. Nós também vamos mostrar que amamos muito a mamãe, sendo obedientes e carinhosos para com ela.
3.     Ter cuidado especial para com as crianças que não tem mãe ou que não moram com ela. Dizer que, quando falta a mamãe, Deus bos dá outra pessoa que nos ama e cuida de nós em lugar da mamãe.
4.     O que é que vamos fazer para ajudar a mamãe e para demonstrar que a amamos muito? (deixar que as crianças se expressem).


ATIVIDADES:

-  Preparar cartazes ou um mural sobre as mães
- As crianças poderão preparar um cartão ou outro presentinho para oferecer as suas mães.

CANTO: escolha um canto que fale de mãe.

E para finalizar ore com a criança. Leve-a a motivar-se através da oração espontânea: que cada uma possa dizer o que gostaria de pedir a Deus para sua mamãe.

Fonte: Livro: Como falar de DEUS aos pequeninos (Astrogildo Carvalho)


No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...
"Ai de mim, se não evangelizar'! "Se eu me calar, até as pedras falarão"...

glitters