Lembrai-vos

Lembrai-vos
Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos Vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo. Amen.

17 Aug 2012

"Deus fortalece todo batizado católico ou ortodoxo"


Discurso do arcebispo Józef Michalik, presidente da Conferência Episcopal Polaca, na primeira reunião com Kirill I, Patriarca de Moscou e de toda a Rússia
Don Mariusz Frukacz

VARSÓVIA, sexta-feira, 17 de agosto de 2012 (ZENIT.org) - "As Igrejas e as nações precisam de 'professores' que pregam e vivem de acordo com a verdade livre de coloração ideológica. Precisam da verdade do Evangelho proclamada no amor. O primeiro professor da Igreja é Jesus Cristo, que não deixou de colocar questões difíceis. Os tempos atuais exigem testemunhas corajosas e profetas que vêem as ameaças e trazem ao mundo o poder de Deus, mostrando a salvação na conversão a Cristo, único Salvador da humanidade”.

Este era o coração do discurso de Dom Jozef  Michalik, Presidente da Conferência Episcopal Polonesa, dirigida ao Patriarca de Moscou e da Rússia, Kirill I, durante a reunião da hierarquia da Igreja Católica na Polônia e da Igreja Ortodoxa, realizada ontem , quinta-feira, 16 de agosto, na sede da Secretaria do Episcopado Polonês em Varsóvia.

"Se hoje, o Patriarca da Igreja Ortodoxa Russa , a grande Igreja de mais de mil anos de história, dos grandes santos e mártires, quer em conjunto com a Igreja Católica na Polônia, enviar uma mensagem pastoral aos fiéis de ambas as igrejas e a todas as pessoas de boa vontade, esta etapa torna-se um grande testemunho de fé", afirmou Dom Michalik.

Isto, prosseguiu, "não é apenas um gesto, mas uma preocupação comum pelo mundo em que vivemos, para confirmar a fidelidade ao Evangelho e à ética, isto é, a vida de fé segundo a lei de Cristo”.

O Presidente da Conferência Episcopal Polaca observou que a Igreja Ortodoxa na Rússia é "fiel à sua pregação do Evangelho de Cristo, ama o seu povo e o defende corajosamente do perigo da modernidade mal entendida, do progresso liberal" e de todas as situações "onde falta a sensibilidade à presença de Deus”.

Dom Michalik quis lembrar, também, que "os bispos da Igreja Católica na Polônia estão honestamente tentando discernir os sinais dos tempos, e com toda a devoção se esforçam para atender as recomendações do Magistério pontifício, que se refletem na preocupação atual pela nova evangelização”.

Ele disse: "Amando a nossa Igreja, amamos a relação existencial com a nação, o país e a Europa. E no espírito de responsabilidade para com a alma de uma nação, damos vida a uma nova era que oferece a capacidade de encontrar, hoje, novas motivações para reafirmar nossas raízes cristãs e confirma que a fonte da nossa dignidade e do nosso poder estão na potência de Deus, que nos deu o Seu Filho e Salvador, e fortalece todos os batizados, católicos e ortodoxos, com o dom do Espírito Santo ".

"Que alegria – exclamou em conclusão - que hoje podemos rezar com Jesus Cristo, que nos assegura a Sua presença, onde dois ou três estiverem reunidos em seu nome" (cf. Mt 18, 20). Então espero: "Que possamos dirigir esta oração para toda a humanidade, juntamente com Maria, a Mãe de Deus, e que essa união com Cristo na oração seja uma fonte de esperança para completar nossas tarefas”.

(Trad.:MEM)

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...
"Ai de mim, se não evangelizar'! "Se eu me calar, até as pedras falarão"...

glitters