A referência BÍBLICA sobre o ARCANJO RAFAEL é encontrada no LIVRO DE TOBIAS, que data de, aproximadamente, 200 anos antes de Cristo. O nome RAFAEL significa “DEUS CURA” ou “MEDICINA DE DEUS”, motivo pelo qual é conhecido como “ANJO CURADOR” e é Padroeiro dos Médicos e da Medicina.
O Arcanjo Rafael, que como figura humana, se apresenta na Bíblia como sendo AZARIAS, caracteriza-se como um ser : amável, simples, atencioso, perfeitamente educado, modelo de conselheiro que dá o conselho certo na hora certa, intervém quando necessário, desaparece quando sua presença é indiscreta, cumpre até o fim com tato e solicitude a missão que Lhe é confiada.
Nas imagens traz consigo um CAJADO, um PORONGO e um PEIXE, elementos, estes, que estão relacionados à Sua missão especial como Anjo Curador junto a Tobit e Tobias , na Terra, onde:
o CAJADO = significa a disposição para viajar na missão de curar doentes onde estiver,
o PORONGO = recipiente de cabaça que servia para guardar e transportar o remédio (óleo),
o PEIXE = animal do qual foram tirados os elementos (coração / fígado / fel) para fazer os remédios (dentre eles o Óleo). Em resumo, sua história, na Bíblia, se passa assim :
A Tribo de NEFTALI (situada na Galiléia superior) é levada em cativeiro para a cidade de Nínive, por Salmanasar - rei dos Assírios, como castigo por ter-se desviado dos cominhos de Deus. Somente Tobit permaneceu fiel a todos os preceitos Divinos, e Deus o agraciou, no cativeiro, com a amizade e a consideração do Rei dos Assírios, ficando livre para se movimentar para qualquer lugar bem como desfrutava de tal confiança que fazia compras para o próprio rei quando ia a Ragés (atual Reis, perto de Teerã) na Média (atual Irã).
Numa de suas viagens para a Média, deixou em depósito, com seu parente Gabael, a quantia de 10 talentos de prata.
O rei amigo morre e seu filho Senaquerib assume o trono.
Ele não gosta dos hebreus e é hostil aos cativos. Tobit não pode mais viajar, mas continua a ser fiel aos preceitos Divinos. Nesta observância preocupa-se em enterrar os israelitas mortos, às escondidas do rei. O rei fica sabendo deste fato e, como punição, confisca todos os seus bens e manda matá-lo. Tobit é obrigado a fugir com sua esposa ANA e seu filho único TOBIAS para escapar à perseguição do rei.
O rei maldoso é punido por Deus e acaba por ser assassinado pelos próprios
filhos. Assume o trono o filho Asar-Hadon, que - com o dedo de Deus - mantém seu primo Ahicar (que é amigo de Tobit desde o rei Salmanasar) no cargo de chefe da administração e das finanças. Este intercede por Tobit e lhe é concedido retornar a Nínive e receber todos os seus bens de volta.
Chegada a Festa das Semanas ou Pentecostes - celebrada pelos israelitas - Tobit prepara a Ceia conforme o ritual e, vendo sua mesa farta, manda Tobias à rua procurar algum israelita pobre para dela participar. Tobias volta dizendo ao pai que encontrou o cadáver de um israelita na praça. Tobit recolhe o cadáver e aguarda o pôr do sol para enterrá-lo. Após o sepultamento, cansado e com calor, deita-se a céu aberto no pátio da casa e o excremento, quente, de um pássaro cai-lhe nos olhos. Não obstante todos os tratamentos, Tobit acaba ficando cego.
Por ser perseverante aos preceitos Divinos - inclusive o de enterrar os mortos - Tobit era duramente criticado pelos de sua raça e até pela sua esposa - Ana, pois lhes pareciam que quanto mais fiéis a Deus mais desgraças aconteciam - (Deus põe seus filhos à prova). Tobit fica muito aborrecido com estes constantes ataques e pede que Deus o leve deste mundo. Na certeza de que seu pedido a Deus seria atendido, pede para seu filho TOBIAS incumbir-se da missão de resgatar os 10 talentos de prata deixados com Gabael em Ragés, na Média. Porém seus pais têm medo de mandá-lo sozinho porque ele não sabia o caminho, era jovem inexperiente, não conhecia o devedor e o percurso era muito perigoso, cheio de salteadores. Então, pedem-lhe para procurar alguém de sua raça em quem confiar para acompanhá-lo na viagem. De sua procura, Tobias volta com um jovem que disse chamar-se AZARIAS, que o encantara pela inteligência, sabedoria e conhecimento. Após sabatiná-lo, como era de costume, para conhecerem quem era - disse ser filho de Ananias o Grande - foi aprovado por Tobit para ser o acompanhante de Tobias na missão de cobrança. Tobias e Azarias preparam-se para a viagem, não obstante as lamentações da mãe por ser ele filho único.
Na primeira noite de viagem acampam às margens do rio Tigre, no qual Tobias foi se lavar e um grande peixe tenta abocanhá-lo, assustado grita por socorro, Azarias acalma-o e diz para ele pegar o peixe, que seria de muita utilidade. Tobias obedece. De posse do peixe, segue as instruções de Azarias para tirar-lhe o coração, o fígado e o fel, e preparou o restante para servir de alimento na viagem.
Tobias quer saber qual a serventia daquelas partes retiradas do peixe. Azarias disse que serviria como remédio e qual seu poder medicinal : “ o coração e o fígado são para serem queimados na presença do homem ou mulher que sofram de achaques (doenças sem gravidade / mal estar) do demônio ou mau espírito, o fel serve para se fazer um ungüento e passar nos olhos sobre os quais há escamas brancas, depois sopra-as e os olhos ficarão curados .”
Chegando na região da Média, Azarias disse que deveriam passar a noite na casa de Raguel, que era parente de Tobias, e que, além de ser muito rico, tinha uma filha, única, muito formosa, bem como lembrara-o de que seu pai havia pedido para encontrar uma esposa que fosse de sua raça. Tobias é aconselhado, por Azarias, a tomar SARA, filha de Raguel e Edna, como esposa, obedecendo assim aos preceitos de Moisés : hebreu deve casar-se com hebreu para dar continuidade ao povo escolhido. Tobias fica com medo por saber da história de que Sara já tinha sido dada em casamento a sete maridos e que todos morreram sufocados por “artes de Asmodeu, o pior dos demônios” quando das núpcias, antes do casal se “conhecerem”. Azarias ensina-lhe como vencer este “demônio” :
a) = “queimar o fígado e o coração do peixe nas brasas do defumador, que seu aroma afugentará para sempre o demônio”
b) = “antes de se unir à mulher, ambos devem orar e implorar misericórdia e salvação aos céus”
c) = “Sara tinha-lhe sido destinada desde antes dos tempos, razão porque todos os outros maridos morreram”
Superado o medo, Tobias pede Sara em casamento a Raguel, que faz o interrogatório de praxe e descobre que suas famílias são parentes. Alegre com a descoberta, Raguel prepara uma grande festa, mas fica com medo de conceder sua filha em casamento a seu parente e acontecer com ele o mesmo que acontecera com os outros maridos, o que seria um problemão e um escândalo. Tenta despersuadir Tobias de se casar com Sara contando-lhe a história da “maldição” de sua filha. Porém, Tobias persiste no pedido e diz que só se assenta à mesa se obtiver o “SIM” para o casamento. Assim, Raguel é convencido e manda preparar a câmara de núpcias. . O pai de Sara, certo de que aconteceria com Tobias o mesmo que com os maridos anteriores e, com medo de problemas quando clareasse o dia, prevenindo-se, levanta à noite e abre uma cova para o suposto futuro defunto. Aberta a sepultura, retorna a casa e pede para a esposa mandar uma escrava verificar o que ocorrera com o casal. Para espanto de todos a serva retorna informando que “ambos estavam muito bem, dormindo tranqüilamente...”
É que Tobias tinha seguido, à risca, as instruções de Azarias. Então os pais de Sara põem-se prostrados por terra em agradecimento a Deus, pois a filha tinha conseguido formar uma família e se ficasse sem se desposar seria uma “desgraça” - segundo a tradição hebraica. E manda preparar uma grande festa de 14 dias para comemorar as núpcias. Como dote deu a Tobias metade de seus bens e tenta convencê-lo a ficar por ali mesmo, mas Tobias recusa devido aos pais.
Para poder ficar na festa, Tobias pede para Azarias ir a Ragés fazer a cobrança a Gabael, bem como trazê-lo à festa, pois é parente.
Enquanto isso os pais de Tobias ficam aflitos com a demora do retorno da viagem, pois ele era filho único e já estavam em idade avançada. Choram muito e Ana se lastima pela decisão de Tobit e o culpa pelo que pudesse acontecer, o que lhe aborrece ainda mais.
Passados os 14 dias de festa, TOBIAS e SARA, juntamente com Azarias e comitiva, retornam a Nínive. Mas o caminhar da comitiva era lento. Azarias propôs a Tobias seguirem à frente da comitiva a fim de chegarem mais rápido, assim diminuiriam a aflição de seus pais e preparariam a chegada de Sara e comitiva.
Tendo chegado à casa paterna, após as boas vindas, Tobias aplica o ungüento de fel nos olhos do pai, como lhe ensinara Azarias, e ele recobra a visão. O acontecimento faz com que, mais uma vez, Tobit e seus conhecidos prostrem-se por terra para louvar e agradecer a Deus com hinos. Os pais de Tobias tomam conhecimento de tudo o que ocorrera na viagem e ficam repletos de felicidade. Sara e comitiva chegam em meio a festiva recepção.
Ante tanto sucesso, Tobit não sabe como agradecer ao jovem acompanhante e pede ao filho que acerte as contas com ele dando-lhe metade de tudo o que, agora, possuía. Mas Azarias, além de não aceitar nenhuma recompensa, faz um longo e lindo “discurso / oração” versando sobre o que é agradável e louvável aos olhos de Deus. Espantados com tal atitude e magnânima sabedoria, percebem não se tratar de um simples mortal e, novamente, prostram-se por terra em louvores e agradecimentos, neste momento Azarias revela-se como “ARCANJO RAFAEL” – (que significa DEUS CURA ou MEDICINA de DEUS) e diz “fui enviado por Deus em atenção às suas preces . . .” Quando levantaram a cabeça o Arcanjo já tinha desaparecido !!!!
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