Lembrai-vos

Lembrai-vos
Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos Vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo. Amen.

23 Jul 2008

SEMANA FRANCISCA PELA PAZ: VI Caminhada pela Paz 2008


O cotidiano social do brasileiro teve sua rotina alterada por hábitos inadequados e vícios que por conseqüência acabaram por elevar o índice de criminalidade em todo o País. Hoje, o fenômeno de mortes por causas externas chega a demonstrar que estamos em plena luta fratricida .
Na intenção de ampliar um compromisso buscando uma transformação é que se percebe que há de se fomentar um comprometimento com esta proposta de participação mais ativa da Semana Franciscana pela Paz, que neste ano estará realizando sua VI Caminhada. No espírito deste ícone da PAZ, as comunidades paroquiais são convidadas a se abrirem a DEUS, através da promoção de uma cultura de solidariedade e fraternidade.
Objetivando convocar, reunir, chamar a atenção, conscientizar, convidar as pessoas, seja ela paroquiana, religiosos, leigos, estudantes, autoridades e sociedade em geral a se sensibilizar com esta causa. Precisamos repensar nossos valores. A quem temos aclamado? Inundados pelo fenômeno da violência ora nos deixamos que nossos corações fiquem embrutecidos, petrificados, indiferentes à dor dos nossos irmãos. Justificamos que fatores de ordem social não têm a ver com espiritualidade? Então porque Dom Bosco se envolveu em resgatar jovens adolescentes em situação de risco social de sua época? Porque Madre Tereza de Calcutá acolheu e assistiu aos marginalizados da Índia? Por acaso essas ações de cunho social a que eles se propuseram lhes negou tanto a Madre Tereza como a Dom Bosco o direito à santidade. Assim foram a vida de outros Santos que temos como exemplo.
As ações responderão aos questionamentos que o mundo hoje nos tem apresentado. Houve uma semeadura no campo, sementes boas e más foram lançadas. Hoje trigo e joio podem ser visto, porque já cresceram e a hora da colheita está chegando. Todos estão sendo enviados para a colheita de campos que não tinham trabalhado. Honra esta messe e honra o compromisso que outrora havia feito com o Senhor da messe. Lembra-te que o Reino de Deus está no meio de nós, este reino é um reino de PAZ. E é através desta Paz que o Plano de Salvação de Jesus se manifesta. O poder interior da Igreja e o Espírito Santo podem transfigurar esta realidade social. Saiba que a espiritualidade passa pela experiência vivida socialmente e não fora dela. O emblema monástico de São Bento, a cruz e o arado, tornaram-se a expressão deste novo modo de conceber a ascese cristã, oração e trabalho, para edificar espiritual e materialmente a nova sociedade, sobre as ruínas do mundo.
A programação da SEMANA FRANCISCANA PELA PAZ abrange atividades de cunho espiritual, esportivo, artístico e cultural, principalmente com Celebrações e Ações Litúrgicas, refletindo e enfocando o tema PAZ em suas diversas dimensões.

[1] Mortes causadas por violência no trânsito, homicídio e/ou suicídio.
[2]Diz-se de guerra ou conflito armado em que os habitantes de um mesmo país ou os membros de um mesmo povo se matam uns aos outros.

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...
"Ai de mim, se não evangelizar'! "Se eu me calar, até as pedras falarão"...

glitters