Lembrai-vos

Lembrai-vos
Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos Vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo. Amen.

24 Jul 2009

Contra os vãos juízos dos homens


* Imitação de Cristo

“Filho (a) põe o teu coração firmemente, no Senhor e não temas o juízo dos homens, quando a tua consciência der testemunho da tua piedade e inocência.

São Paulo fez tudo o que estava em si e podia pela edificação e salvação dos outros; mas não pôde evitar ser, às vezes, julgado e desprezado pelos demais. Por isso entregou tudo a Deus, que tudo conhecia; pela paciência e pela humildade se defendeu contra os maldizentes, os que inventam coisas vãs e mentirosas e os que falam como lhe sugere a paixão.

Teme a Deus e não temerás as ameaças dos homens. Que mal te pode fazer alguém com palavras ou injúrias? Mais se prejudica a si mesmo, que a ti; e, quem quer que seja, não poderá escapar ao juízo de Deus.

Põe os teus olhos em Deus e deixa-te de contendas e queixas. E se, presentemente, te parece que sucumbes, porque sofres humilhações que não mereceste, não te revoltes por isso nem diminuas a tua coroa pela impaciência. Ergue antes os teus olhos ao céu, para Mim, que poderoso Sou para te livrar de toda a confusão e injúria e dar a cada um conforme as suas obras”.

Reflexões

Porque te inquietas com o juízo dos homens e que te importam seus vãos pensamentos?
Eles vêem quando muito o exterior, seus olhos não penetram no fundo da alma, onde estão escondidos o bem e o mal. Não te aflijas, pois se eles te condenarem, nem te ensoberbeças se te louvarem. Prostra-te porem, diante de Deus e dize-lhe: “se perscrutares, Senhor, nossas iniqüidades quem poderá estar em vossa presença”. (Salmo 129,3).

Alguns exageram a importância do que eles chamam reputação, e no excessivo calor com que a defendem. Há muitas vezes mais amor-próprio que zelo verdadeiro. Jesus cristo, carregado de ultrajes, deu-nos outro exemplo: “calou-se e não abriu a boca” (Salmo 38,10).

Todos os santos foram perseguidos e caluniados.

Então ore:

“Concedei-me senhor a graça de levar com paciência às fraquezas do meu próximo”.

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...
"Ai de mim, se não evangelizar'! "Se eu me calar, até as pedras falarão"...

glitters