Lembrai-vos

Lembrai-vos
Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos Vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo. Amen.

26 Jul 2010

BOLETIM AVVD - Retiro Nacional da Verdadeira Vida em Deus, em Goiânia – GO

 
22 DE JULHO DE 2010
Retiro Nacional da Verdadeira Vida em Deus, em
Goiânia – GO
03 a 06 de junho de 2010
“Prefere-Me a tudo e a todas as coisas” (25.5.87)
 
A Bíblia narra o episódio da Transfiguração do Senhor, onde os apóstolos que se retiraram com Ele tiveram a oportunidade de O verem transfigurado. Hoje, Jesus continua chamando seus apóstolos para se retirarem com Ele e viverem fortes experiências em suas vidas. O Retiro Nacional de A Verdadeira Vida em Deus, realizado no mês de junho na cidade de Goiânia, Goiás, foi um momento desses.
 
A simplicidade, humildade, o Amor estiveram presentes em tudo. Estiveram presentes nos testemunhos de confiança inabalável em Deus, provando que o Senhor é nosso Pastor e nada nos faltará; nos  testemunhos do Poder da oração, da adoração, da comunhão; nos testemunhos de que Jesus é o Dono desta Obra e está atento a todos os detalhes; nos testemunhos que foram dados sem a necessidade de palavras, mas com cada olhar que se encontrava, em cada abraço e em cada sorriso, lembrando a todo instante que somos uma enorme família espalhada por um país inteiro.
Estiveram presentes também nos ensinamentos divinos dos sacerdotes que lá estavam. A cada palestra, mais fé, mais sabedoria, mais desejo de se entregar por Aquele que Se entrega todos os dias por nós. A presença de Jesus foi sentida em todo o momento.

O retiro teve a participação dos Padres Adalberto Júnior, Rafael Magul (Igreja Ortodoxa de Antioquia), Geraldo Simeão, João Zasowski, Luilton Pouso e Paulo Athanásio. Foram realizadas sete palestras. 
 
 No testemunho do Padre João Zasowski, que mesmo cansado por causa de sua árdua e encantadora missão, não recusou o convite de ir ao retiro: “Todo Padre se alegra com o surgimento de uma nova comunidade”. Na convivência fraterna entre Católicos e Ortodoxos, manifestada com a presença do Padre Rafael. Nas sábias palavras dos padres Adalberto, Luilton e Geraldo Simeão. 
 
 

As Palestras

1ª palestra: A missão da Igreja hoje – Pe. Rafael
Para compreender melhor a missão da Igreja, o padre explicou o significado desta palavra.
IGREJA EK KLESIA
Igreja: Chamar quem está fora. Entusiasmar, motivar os de fora.
Devemos atentar para como Jesus escolhe apóstolos. (Mt 4, 18-23). Jesus escolhe entre os mais simples: entre os pescadores. Observemos os pescadores. Como são eles? 

Passam horas esperando a pesca. E mesmo se, depois de tanto tempo, a pesca não vier, eles ficam felizes. Para pescar é necessário ter muita paciência. Se queremos ser apóstolos, devemos aprender isso.
Outro aspecto da escolha de Jesus é que Ele não ofereceu nenhum discurso filosófico, não usou palavras bonitas como “isca”, para conquistar os escolhidos. Suas Palavras são: “Venham e Eu farei de vocês pescadores de homens”. Se queremos ser apóstolos, não devemos estar preocupados com discursos, mas sim em viver a Palavra. com a disposição de renunciar a interesses pessoais e assumir interesses comunitários.


2º Palestra: O compromisso com o Amor – Pe. João Zasowski
O palestrante iniciou nos convidando para uma reflexão:
De onde viemos? Onde estamos? E para onde caminhamos?
A resposta encontramos quando temos um profundo diálogo com Deus, quando Ele se torna para nós o Caminho, a Verdade e a Vida. Nessa reflexão compreendemos que o Senhor nos convida a cumprir uma grande missão. Nessa missão podemos ser mais amados e unidos e sermos a imagem e semelhança de Deus.
Nossa vida pode ser comparada com a figura de uma planta. “Ela nasce e dá frutos. Ela nasce da pequena semente, mas semente jogada na terra fértil, ela morre para que possa brotar e dar frutos.” Cada ser humano foi colocado no mundo como uma semente pelo próprio Deus.

 
3º Palestra: Deus Ciumento e Amoroso A prioridade na Obra do Senhor Pe. Luilton Pouso
A terceira palestra nos ensinou a buscarmos cada vez mais o Conhecimento de Deus, tão necessário para nossa Missão. O Senhor nos adverte para aprofundarmos neste conhecimento Dele Mesmo e, paraisso, aprender a pedir esta Graça. Deus não Se revela de forma obscura. Ele quer fazer Se conhecer. E AVerdadeira Vida em Deus é uma destas formas. Precisamos corresponder a este Amor sendo o Seu Reflexo no mundo.

4º Palestra: Urgência do Regresso - Pe. Paulo Athanásio
O Senhor nos reservou grandes momentos neste retiro, e a quarta palestra foi um desses momentos. Não teve quem não se emocionou com o jeito apaixonante do Padre Paulo de declamar aMensagem de Nossa Mãe Santíssima e de Jesus Cristo.

Ele simplesmente desapareceu completamente, pois suas únicas palavras foram as Palavras de Nossa Senhora e de Seu Filho Santíssimo. Meditemos na Mensagem que o próprio Deus escolheu para aquela ocasião, procurando perceber a total comunhão com as outras reflexões. Um verdadeiro sinal da presença de Deus guiando o retiro.

“Abençoados da Minha Alma, bem-amados do Meu Coração, hoje, peço a cada um de vós que disponha o seu coração a entregar-se a Deus. Deus é a vossa Força, a vossa Vida e a vossa Felicidade. Não há ninguém que possa viver sem Deus. Jesus é a Verdadeira Cepa e vós sois os ramos. Um ramo, separado da cepa, seca e morre imediatamente; não serve para mais nada, senão para ser lançado ao fogo. Caminhai com a Luz e não tenhais medo de vos abandonar inteiramente a Ele. Oferecei-vos inteiramente a Deus, e os vossos corações serão cheios de alegria. Filhos bem-amados, compreendei que, nestes dias, Deus vem salvar-vos e libertar-vos das redes de Satanás, e reconduzir-vos ao Seu Sagrado Coração.
Os Nossos Dois Corações estão unidos, apesar dos argumentos e negações do mundo no que se referea esta Verdade, uma vez que nem todos a aceitaram, antes, pelo contrário, a usam para se
combaterem uns aos outros. Os Nossos Dois Corações estão unidos e, juntos, têm sede da vossa
salvação, filhos. Vinde e, desta vez, ouvi-Nos: Fazei as pazes com Deus, reconciliai-vos. Voltai-vos para
Deus e pedi-Lhe que encha o vosso coração com a Sua Luz. Aprendei a amar a Deus como vosso Pai, Ele
que vos ama para além de tudo quanto possais imaginar e, incessantemente, vos envia do Seu Coração,
a Sua Paz, que jorra, como um Rio, para saciar o deserto interior da vossa alma. Não vivais apenas de
palavras; ponde em prática e vivei toda a Palavra que vos é dada nos Evangelhos. Não estejais mortos
para a Lei: vivei-A, à letra. Não tenhais medo de alguém que vos ponha em ridículo ou se recuse a
acreditar nas Maravilhas que Deus hoje vos dá, porque Eu Mesmo vos digo: Se vos for imposto o
silêncio, as pedras gritarão, com todas as suas forças 1 . Só Deus poderá dar-vos a Paz e a Felicidade.
Sem descanso, Eu rezo por vós, a fim de que as pedras duras, os corações desta geração,
possam virar-se para Deus e ser como um jardim irrigado; de um deserto desabitado, a uma Cidade
Santa cumulada pela Luz de Deus, uma Luz que vem de Deus e não do sol ou da lua (Ap, 21, 23).
Quando a tempestade se aplacar e tiver passado, as flores 2 desabrocharão e mudarão a
superfície desta terra 3 .
Eu, a vossa Santa Mãe, abençôo cada um de vós.” (16.6.1991)
“A Paz esteja convosco.
Eu vim até vós, para vos dizer:
Eu estou aqui.
Bem-amados, o Meu Sagrado Coração está em Chamas e é por isso que Eu desço do Meu Trono
para vir até vós, a oferecer-vos a Minha Paz e o Meu Amor. A Misericórdia está às vossas portas.
Se, no teu nascimento, encontraste um seio pronto a receber-te, com grande amor, e braços
dispostos a abraçar-te com afeto, Eu te digo: Eu Próprio fiz bem mais do que isso: por ti, sacrifiquei a
Minha Própria Vida. Eu sou a Fonte do Amor.
Vem, renuncia a tudo aquilo que mancha a tua alma e segue-Me. Não digas: "O meu modo de
viver é irrepreensível". Enquanto a tua alma for manchada e imperfeita, tu serás sem majestade e
beleza. Vem, que Eu Posso aperfeiçoar a tua alma, uma vez que te ofereço, gratuitamente e com
prodigalidade, o Meu Sangue e a Minha Carne. Abandona-te a Mim: Eu sou a Vida.
Hoje, Eu desço inesperadamente até vós, olho à Minha volta e o Meu Coração está cheio de dor.
Tinha cultivado esta terra e havia-a transformado num jardim, com flores das mais suaves fragrâncias;
tinha deixado nela "sacerdotes-levitas" para o guardar, tinha-lhes confiado os Meus Interesses; mas
reencontro agora o Meu jardim desprezado, os Meus canteiros ressequidos; vejo-Me rodeado de um
deserto infinito, devastado, em que até os chacais sobrevivem com dificuldade. Os escorpiões e as
serpentes são os habitantes que prosperam, na sua aridez enganadora; e, se só uma pequena parte dos
Meus cordeiros está ainda viva, é apenas porque incessantemente lhes tenho enviado os Meus Anjos,
para poupar os Meus cordeiros ao dente venenoso da serpente e ao aguilhão do escorpião. Tinha-lhes
sido dito que, no Meu Regresso, iria encontrar todo o Meu Rebanho ileso e seguro, e o Meu Jardim
tratado e regado. Mas, logo que os deixei, ainda lhes não tinha virado as Costas, e já eles tinham
transformado o Meu Jardim num covil de lagartos e aranhas...
Oh! Vem! Tu, que tens andado sempre a vaguear por esse deserto, dizendo: "Procurei o meu
Redentor, mas não O encontrei". Encontra-Me, Meu bem-amado, na pureza de coração, amando-Me com
desinteresse; encontra-Me na santidade, no abandono que desejo de ti. Encontra-Me, observando os
Meus Mandamentos. Encontra-Me, substituindo o mal pelo Amor. Encontra-Me, na simplicidade de
coração. Não peques mais; deixa de fazer o mal; aprende a fazer o bem; procura a justiça; ajuda o
oprimido.
Que esse deserto e essa aridez exultem. Que o teu torpor se inflame numa chama abrasadora.
Abandona a tua apatia e substitui-a pelo fervor. Faz todas estas coisas, a fim de que possas dizer:
"Procurei o Meu Redentor e encontrei-O. Estava sempre ao pé de mim; mas, na minha cegueira, não
conseguia vê-Lo. Oh! Glória a Deus! Bendito seja Nosso Senhor! Como consegui eu ser assim tão
cego?".
Lembrar-te-ei, pois, que observes e guardes com muito apreço os Meus Princípios, afim de que
possas viver.
Com o Meu Espírito Santo, Eu virei como o raio, como um relâmpago entre as nuvens, para
enxugar as lágrimas, em cada face. Por isso, coragem, Meus bem-amados: o Amor regressará como
Amor.
Eu, o Sagrado Coração de Jesus, abençôo-vos a todos, deixando o Meu Suspiro de Amor na
vossa fronte.
Sede um, no Meu Santo Nome.” (17.6.1991)


5ª Palestra: Adoração e contemplação – o silêncio de Deus - Pe. Adalberto Júnior
Um dos desejos de Jesus é ser visitado no Sacrário. O Senhor tem sede dessa visita. A Eucaristia é o maior dos Sacramentos. É o único Sacramento a que deve ser dados Graças e Louvores a todo momento. “Graças e Louvores se dêem a todo o momento. Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.”
 
6ª Palestra: Unidade como caminho do Amor - Pe. Adalberto Júnior 
 
O ecumenismo que queremos, não é:
  • :mistura de tudo num novo Cristianismo;
  • disfarce para uma Igreja dominar a outra;
  • algo que afaste a pessoa da sua própria Igreja;
  • fazer todos concordarem em tudo;
  • fingir que as diferenças não existem;
  • desvalorizar as normas de cada Igreja;
  • deixar de lado o espírito crítico diante de qualquer grupo Cristão; 
Então, o que é?
  • diálogo que reconhece e respeita a diversidade;
  • valorização de tudo que já une as Igrejas;
  • trabalho conjunto na construção de um mundo melhor;
  • criação de laços de afeto fraterno entre as Igrejas;
  • oração em comum a partir da fé básica;
  • busca sincera de caminhos para curar as feridas da separação;
  • valorização leal de tudo de bom que as diferentes denominações cristãs realizam;
Cada encontro como esse é uma experiência muita rica, é uma oportunidade de conviver com pessoas de outras regiões, com culturas diferentes, mas em comum a linguagem universal do Amor. Cada um leva de volta para seu grupo o conhecimento de um outro grupo, uma motivação a mais para viver A Verdadeira Vida em Deus.
Muito se comentou sobre o fato de ainda estarmos muito lento nos trabalhos. Todos perceberam a necessidade de apressar os passos, pois como Jesus mesmo fala, Sua vinda já está muito próxima. Depois desses quatro dias no “alto da montanha”, sendo formados para a missão de testemunhar um Deus Vivo, que grita aos quatro cantos que nos ama e quer nos ver unidos, com certeza, saímos todos reabastecidos. Permita o Senhor vermos os frutos de um trabalho tão dedicado e tão perfeito como foi esse retiro, e que tudo seja para Glória de Deus e bem dos nossos irmãos.

TESTEMUNHOS

Testemunho do Remi de Brasília,DF
Queridos irmãos da VVD gostaria de transmitir a todos o quanto foi proveitoso o retiro de Goiânia. As dificuldades para eu participar foram muitas apesar de residir em Bsb e ao receber as pastinha a frase tema era "Prefere-me a tudo e a todas as coisas. A presença dos sacerdotes foi marcante, o local espetacular, as saborosas refeições preparadas com amor pelas Irmãs do convento e o calor humano por parte de todos os participantes enfim, não tenho palavras para agradecer aos irmãos Goianos, dirigentes da VVD, o grupo jovem de João Pessoa e aqueles que vieram de muito longe com muito esforço mas, que deixaram tudo por Jesus para participar deste retiro.Conclamo a todos que sempre que possível participem dos retiros, como Jesus ordenou a Vassula.

Testemunho da Cida de Joinville (SC)
Queridos irmãos em Cristo Jesus, como foi maravilhoso nosso retiro em Goiânia, meu coração está radiante de alegria por ter sentido neste encontro o imenso amor que Deus tem por cada um de nós. Amor este que podemos sentir através de cada irmão lá presente. Em cada Sacerdote em cada uma das Irmãs que nos acolheu com tanta alegria, na visita do Arcebispo de Goiânia que também nos presenteou com sua presença, em cada palavra proferida nas palestras e nas Santas Missas. Tudo foi perfeito, porque nosso Deus é Perfeito. Mas agora é hora de retornamos as nossas lutas do dia a dia e arregaçarmos a manga. Há muito para se fazer e Jesus tem pressa. Por diversas vezes neste encontro ouvimos a frase de que se estávamos ali é porque tínhamos sido escolhidos. Não tenho a menor dúvida disto. Cada um de nós foi escolhido para fazer parte do plano de Deus para a salvação das almas. E sabemos que Ele substituirá aqueles que não derem frutos. No entanto sinto que o que fazemos ainda é muito pouco, o que damos para o Senhor são migalhas como bem falou um dos Sacerdotes presentes. Neste encontro senti um grande chamado a dar o máximo de mim por esta obra, espero que o Meu Senhor possa usar de mim segundo a sua Vontade e que todos os planos que ele tem para nós nesta Obra possa se realizar. Que o Espírito Santo nos Ilumine e nos dirija. Amém!

Testemunho do César, de Joinville, SC
 
Se me perguntarem o que mais me chamou a atenção?... Eu diria que foi da forma que os sacerdotes se referiam à obra da AVVD. Escutei varias vezes uma frase vinda dos sacerdotes que parecia ser uma música em meus ouvidos. Eles diziam: “Nós da Verdadeira Vida em Deus” e não mais “vocês da Verdadeira Vida em Deus”, isto me deixava muito feliz porque dava a certeza que estou participando de uma obra muito importante e com isto fazendo a vontade de Deus. Também achei importante o apoio do Bispo Dom Waldemar, que inclusive nos presenteou com sua presença no último dia do encontro tomando café da manhã conosco.

Dizem sempre quando um retiro é muito bom, este retiro foi muito aprofundado, eu queria dizer que este retiro foi angelical, não sei dizer se o céu desceu até nós ou nós subimos até ele, mais uma coisa posso dizer, nós estávamos literalmente no céu. A todos os que organizaram este encontro, quero agradecer muito e tenham a absoluta certeza de que estava perfeito, é claro que ainda teremos retiros maravilhosos, mas este foi ÍMPAR e não teria que mudar em nada. Para aqueles não puderam ir, aconselho que adquiram os DVDs das palestras, pois através delas também receberão as graças que recebemos naqueles dias maravilhosos. (você poderá solicitar à Cida, fone (47) 3455-4039 ou e-mail: ma.cidagarcia@gmail.com ).

Agradeço a Deus por ter tido a graça de ter participado deste encontro e, mais uma vez, quero dizer a todos que trabalharam para que pudesse acontecer este retiro, que os amos muito e com a certeza de que Deus os abençoará.

Fonte: Paulina (Coordenação da VVD)

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...
"Ai de mim, se não evangelizar'! "Se eu me calar, até as pedras falarão"...

glitters