Lembrai-vos

Lembrai-vos
Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos Vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo. Amen.

3 Apr 2011

Jovens! A procura de si mesmo



A ideologia do mundo sempre foi materialista. O Ter é mais acolhido que o Ser no cotidiano das pessoas. Desta forma a humanidade a cada dia se distancia de sua missão original "AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS".

Acaba-se amando todas as coisas menos Deus. E assim perde-se o sentido da vida. Porque só Ele, DEUS pode nos preencher totalmente na nossa essência.

Para encontrar o Sentido da Vida é preciso compreender 'quem sou'!

Nossas escolhas começa na juventude. O adolescente está em busca de sua própria identidade e o faz através da contestação dos padrões vigentes. Buscam novos modelos, através da experimentação, comportamento exploratório e questionamentos. Há oscilações, dele nele mesmo. 

Nenhuma outra espécie de mamífero apresenta tão grande dependência de cuidados maternos e paternos como a espécie humana. Assim, podemos considerar que a dependência dos pais, entre nós, é muito importante, embora possa variar com as diferentes culturas.

Que "independência emocional" é algo que nunca atingimos totalmente; e que uma das tarefas centrais da adolescência é a independização. Esta não é uma ruptura com a família, mais sim a transformação de vínculos infantis de relacionamento por um outro tipo de vínculo mais maduro, mais independente e mais adulto.

Tal processo é doloroso tanto para o adolescente como para os pais. Na adolescência p ara poder se independizar ocorrerá, neste momento, que o adolescente necessitará "desvalorizar" os pais, pois assim, "sentirá" que se afasta "sem perder muito".

Os pais passarão por uma "dura prova" porque esta conduta por parte do filho (a), torna difícil de aceitar por causa do narcisismo, seja ele maior ou menor. É comum ouvir frases como esta: "Onde foi que eu errei?".

Os pais devem dar uma moratória: aceitar compreensivamente esta postura do adolescente, até que ao final desta etapa ele (o adolescente) possa ter uma visão mais real de seus pais. Esta "aceitação" não sugere evidentemente falta de colocação de limites.

A adolescência é basicamente um fenômeno psicológico e social. Fase da vida humana que sucede à infância e vai até a idade adulta. Nesta palavra insere a expressão momento de conflito, "crise".
Constituida por 03 fases e evoluções (ora favorável, ora desfavorável). Possui caracteristicas próprias e que os adultos devem se interagir para compreender o fenômeno e os orientar.

Uma caracteristica comum é a busca de uma identidade

Uma questão importante e que exige entendimento são o uso das roupas como "parte" do corpo do adolescente e como elas se integram ao esquema corporal e à identidade, expressando impulsos, fantasias e conflitos.

No adolescente, as roupas podem exprimir uma busca de integração numa determinada identidade grupal, mesmo que passageira. O vestir-se em desalinho e com pouca higiene também reflete uma defesa contra impulsos heterossexuais, na medida em que eventuais parceiros são mantidos a distância.

O adolescente se vê através do grupo, na ótica da comparação... Olham-se. "Senso de pertencer", vincular-se ao grupo. Seria mais ou menos isso: "O que me salva da loucura é a minha turma". E uma exclusão do grupo seria terrível para o adolescente. Dai a tendência grupal.
 
Crises religiosas; O adolescente faz contestação ao que está estabelecido, normativo.
 
Kalil Gibran escreve uma citação sobre o tema 'crime e castigo':

[...] como uma procissão, vós avançais, juntos, para vosso eu-divino. Vós sois o caminho e os que caminham. E quando um dentre vós tropeça, ele cai pelos que caminham atrás dele, alertando-os contra a pedra traiçoeira. Sim, e ele cai pelos que caminham adiante dele, que embora tenham o pé mais ligeiro e mais seguro, não removeram a pedra traiçoeira. (GIBRAN apud CHALLITA, 1972, p. 38 e 39) - Livro: O Profeta.

O adolescente fala através da música:

"A gente não sabemos escolher presidente
A gente não sabemos tomar conta da gente
A gente não sabemos nem escovar os dente
Tem gringo pensando que nós é indigente
Inútil, a gente somos inútil."

Música: Inútil (1983)/ Autor: Roger Rocha Moreira / Grupo: Ultrage a Rigor).

Mahatma Ganghi disse:

"Se eu pudesse deixar algum presente a vocês. Deixaria acesso ao sentimento de amar a vida dos seres humanos. A consciência de aprender tudo que foi ensinado pelo mundo afora. Lembraria os erros que foram cometidos. Para que mais não se repetissem. A capacidade de escolher novos rumos. Deixaria para vocês, se pudesse. O respeito àquilo que é indispensável; Além do pão, o trabalho. Além do trabalho, a ação. E, quando tudo mais faltasse, um segredo: O de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída."

Mercedes Sosa rezou esta oração em uma de suas músicas:

Eu só peço a Deus
Que a dor não me seja indiferente
Que a morte não me encontre um dia
Solitário sem ter feito o que eu queria

Eu só peço a Deus
Que a injustiça não me seja indiferente
Pois não posso dar a outra face
Se já fui machucado brutalmente.

Eu só peço a Deus
Que a guerra não me seja indiferente
É um monstro grande e pisa forte
Toda pobre inocência dessa gente

Eu só peço a Deus
Que a mentira não me seja indiferença
Se um só traidor tem mais poder que um povo
Que este povo não o esqueça facilmente

Eu só peço a Deus
Que o futuro não me seja indiferença
Sem ter que fugir desenganado
Pra viver uma cultura diferente.

E Jesus diz: SEDE SÓBRIOS

"Não consintais a ninguém que vos arraste fora do verdadeiro caminho, e não dareis falsos passos, não tropeçareis. Assim se teus pés hesitam entre o bem e o mal, reza, para que não te sujeitem a tentação. Se o teu coração se recusa a cantar um Cântico de Amor ao Senhor, reza, a fim de que o Maligno te não possa enganar. Se os teus olhos evitam olhar para o Céu, a fim de nele procurar as coisas celestes, reza, para que tua morada, no Céu, te possa um dia receber. Se a tua alma ainda pertence ao mundo, reza, para que os vícios do mundo se não aninhem em ti, porque, nesse caso, incubaria no teu coração uma serpente".

"Reza com o coração, sacrificai-vos com alegria e fazei com que o vosso trabalho tenha um verdadeiro ideal, para que a vossa lâmpada não se apague na noite". AVVD -A Verdadeira Vida em Deus - Encontros com Jesus.
Nossa Senhora diz:
 
"... O tempo urde e muitos estão ainda inconscientes e num sono profundo. Os dias voam e o Meu Coração é trespassado por uma grande dor ao olhar, do alto, para a juventude de hoje.
 
Falta o amor... Mas eles nem sequer chegaram a conhecer o amor. Muitos deles jamais receberam o calor e amor de sua mãe, uma vez que ela mesma o não tinha para lho dar.
 
O mundo tornou-se frio, um frio glacial. E os pais revoltam-se, um contra o outro; o filho revolta-se contra os pais, por falta de amor; a mãe repele as súplicas de amor de seu filho. (15.5.1990 - AVVD).
 
Deus nos chama nesta quaresma a reflexão sobre o AMOR, a ORAÇÃO  e a ESMOLA.
 
Que possamos fazer a sua vontade -Servindo-O com obediência!
 
Jovem tú que estás caido -  LEVANTA-TE, Deus te chama! Encontre-O no SILÊNCIO e na ORAÇÃO.  
 
Se neste artigo você se identificou responda através do comentário. Ainda é tempo de conversão e misericórdia. Nós aguardamos o seu contato.

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...
"Ai de mim, se não evangelizar'! "Se eu me calar, até as pedras falarão"...

glitters