Lembrai-vos

Lembrai-vos
Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos Vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo. Amen.

7 Apr 2008

SUPERTIÇÕES

São crenças, rituais, ritos, usos, costumes, práticas, idéias e princípios não cristãos (pagãos) (Dt 18,10-12).
Em Dt 18,9 Deus diz: “Quando tiveres entrado na terra que o Senhor teu Deus, te dá, não te porás a imitar as práticas abomináveis da gente terra”.

As superstições se agrupam, em dois blocos:
a) Adivinhação
b) Magia

ADIVINHAÇÃO: é a investigação de coisas ocultas ou futuras por meios e formas tolos ou impróprios.As superstições são tão antigas, quanto à humanidade. Daí as numerosas formas adivinhatórias.


As adivinhações mais conhecidas são:
1) QUIROMACIA – adivinhar pelas linhas das mãos;
2) CARTOMANCIA – adivinhar pela posição das cartas de baralhos;
3) NUMEROLOGIA – adivinhar pelo jogo dos números;
4) ASTROLOGIA – adivinhar pela posição dos astros.

MAGIA: é um recurso pagão para conseguir efeitos extraordinários. A lista de práticas de magia é quase infinita, segundo o bispo de Juazeiro/BA.
Citaremos algumas, também largamente conhecidas pelo público:

a) A força misteriosa da simpatia (ocultismo, finoriamente camuflado...): água fluída, os passes, os defumadores, banhos de cheiros de casas de umbanda, centros esotéricos, o curandeirismo...

b) Explicações supersticiosas das doenças: influências astrais, encostos...

c) Talismã: Objeto ao qual se atribui poder para atacar e conquistar. O mesmo que feitiço. Existe feitiço para tudo. Utilizam-se: cavalo-marinho, cabeça de víbora, osso da cabeça de gato preto ou outras coisas ridículas.

d) Amuleto: Objeto ao qual se atribui poder mágico para defender e proteger, dar sorte... Os mais utilizados são: figa, ferradura, corcundinhas, elefantinho, trevo de quatro folhas, Buda, pirâmide...

e) Patuás: Saquinhos de pano ou couro, contendo coisas misteriosas que dão sorte, saúde ou servem para fechar o corpo.

f) Orações: de origem misteriosas e de fins materialistas. Seu conteúdo vem com ameaças de castigos se não forem repassadas a outras pessoas, um determinado número de cópias.

- Orações dirigidas aos astros (sol, lua, estrelas, à natureza): As listas de orações da Seicho-no-iê, que rezam ou distribuem colecionadas em livrinhos, cujas belas palavras contém um amontoado de contradições e idéias tolas, mas capciosas para atrair e conquistar as pessoas ingênuas ou ignorantes.

- Orações a Santos ou entes desconhecidos, ou seja, imaginários, que nunca existiram: a escrava Anastácia (simulando um Orixá de Umbanda). Quanta gente que na sua ignorância reza e passa adiante com tanto entusiasmo, conforme foi transmitida a devoção da sofrida e poderosa escrava Anastácia, segundo crêem...

g) O quadro do menino ou da menina que chora e que mostra uma manifestação diabólica na roupa do menino (a cabeça de uma serpente está engolindo o menino) e atrás da cabeça da menina (dois chifres, os olhos pretos como pontos grossos e uma sombra de uma parte da cabeça de forma pouco visível). Após um pacto com o inimigo que gerou o tal quadro, o pintor vendia-o a valer e ficou riquíssimo. Não faz algum tempo, no programa Fantástico, ele veio pedir ao público que queimassem os quadros para poder sarar.

h) As estátuas de Santos e objetos adquiridos em casas de umbanda ou presenteados por pessoas espíritas. A imagem pode ser as mesmas, mas o significado não. A imagem é usada para atrair e confundir a fé dos leigos, mas já não tem o mesmo significado, porque camufla uma entidade espírita (orixá). Para isso foram submetidos a rituais mágicos. Tanto a imagem, quanto os objetos espíritas, são coisas contaminadas, não devem entrar na sua casa, porque são brechas para a maldição.

i) Crendices Vãs:

- Não presta passar por debaixo de uma escada (dá má sorte);
- Matar sapo (traz malefícios);
- Apontar as estrelas (cria verrugas);
- Ter 13 pessoas à mesa (uma delas vai morrer);
- Casamento no mês de agosto (mau agouro);
- Casamento numa Sexta-feira 13 (não trará sorte);
- Sal que derrama na mesa numa Sexta-feira (traz maldição);
- Sapato debruço (chama atraso);
- Sapatos pendurados na janela (faz parar chuva);
- Braços abertos na porta (chama “mau” agouro);
- Andar de fasto (darão para traz com a vida e os bens);
- Crianças que não chora na hora do batismo (terá pouca sorte);
- Num enterro quem não jogar terra no túmulo ou sobre o caixão (o morto virá buscar);
- Padre passar entre duas moças (elas não encontrarão marido);
- Se entrar pela porta da frente numa casa e sair pela porta do fundo (traz azar);
- Tomar banho de rosas (traz sorte, afasta “mau” olhado);
- E tantas outras manias bobas que as pessoas acreditam por ai.
- Olho esquerdo quando treme ( vai passar raiva).

j) Culto Supersticioso

- quando se presta a Deus um culto inadequado. Isso acontece quando se faz consistir o valor, a importância da religião ou do culto em coisas secundárias: (número, cor, rituais, posição do corpo);

- quando se presta a uma criatura o culto devido somente a Deus. Essa criatura pode ser o demônio, ou a uma pessoa, ou coisas. Isto se chama Idolatria. Neste caso se incluem ainda a adivinhação e a magia.

A magia branca ou mesa branca- quando se utiliza a força oculta para curar, trazer um benefício... (que depois você irá pagar caro durante a vida e na hora da morte, porque o adversário não faz nada sem cobrar ...e como cobra! E é tão astuto que faz as pessoas jogarem como castigo de Deus as cobranças dele).
Não use desse artifício, não recorra a essas forças para nada, a troco de nada...(como as tais simpatias), para afastar praga das plantações. Se por um lado o “astuto” te socorre, porque o chamaste, através daquela prática, por outro lado, ele te ataca sem você perceber. Como chamarís, fará com que você sempre recorra à ele, até te laçar de vez.

Reza o Credo sobre o gado, as plantações, etc, fazendo o Sinal-da-Cruz que é o Sinal da Salvação e da Bênção de Nosso Pai (Deus); ou reze o breve Exorcismo, ou o Terço (Rosário) de Maria, com sua família ou os operários reunidos em nome de Jesus, renuncie à toda superstição, e a tudo que não é de Deus todo poderoso.

A magia negra é prática satânica para fazer o mal (seja por inveja, vingança ou dinheiro). Essas práticas supersticiosas fornecem brechas para toda sorte de explorações e mistificações, provocam graves perturbações psíquicas. São desafios à saúde pública, são casos de polícia. (Segundo afirmação do bispo de Juazeiro/BA).

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...
"Ai de mim, se não evangelizar'! "Se eu me calar, até as pedras falarão"...

glitters