Os (as) Coroinhas são meninos e meninas de sete a quatorze anos que realizam em sua vida a experiência do discipulado e do serviço a comunidade, de modo especial nas celebrações eucarísticas.
Desde uma tenra idade estes adolescentes são convidados a doar tempo da sua vida em testemunhar Jesus Cristo e viver em intimidade com Ele no serviço ao altar, nas celebrações eucarísticas. São convidados a dar testemunho da sua missão também na família, na escola, no grupo de catequese e assim por diante.
Assessores - Missão
A missão fundamental dos Assessores de Coroinhas é contribuir no processo de iniciação das crianças na vivência da fé em grupos e comunidade, além de organizar e dinamizar a Pastoral dos Coroinhas, para que as crianças e adolescentes cresçam, a exemplo do menino Jesus, “em sabedoria, em estatura e graça diante de Deus e dos homens” (Lc. 2,52).
E realmente, para que os Coroinhas possam cumprir com eficácia sua missão específica é necessário um suporte que lhes garanta uma formação adequada e sólida possibilitando aos mesmos Coroinhas as condições adequadas para um bom desempenho desta missão.
Assessores - Espiritualidade
A espiritualidade do Assessor de Coroinhas deve centra-se num profundo e amoroso apoio ao grupo de Coroinhas em todas as suas atividades.
Deve levar em consideração a importância do (a) Coroinha para a vida eclesial e missão da Igreja hoje e amanhã. Deve levar em conta também a sua própria missão dentro do grupo: ser evangelizador dos Coroinhas.
Deve cultivar sempre a oração pelo grupo de Coroinhas a ele (a) confiado e por todos os Coroinhas e Assessores espalhados pelo mundo inteiro.
Responsabilidade dos Coroinhas
1.- Participar das reuniões; missas e demais compromissos assumidos.
2.- Seja pontual.Chegue a tempo para as reuniões e celebrações.
3.- Seja organizado.Esteja sempre limpo, cabelo penteado e presos, calçados e roupas bem arrumados.
4.- Seja cuidadoso com as coisas da igreja e do altar.
5.- Trate dos paramentos e objetos litúrgicos com respeito como objetos destinados ao culto divino.
6.- Seja humilde e preste atenção ao que lhe for ensinado.
7.- Durante os atos litúrgicos evite conversas,risos ou brincadeiras (durante as celebrações evitar circulações no presbitério).
8.- Cultive o gosto pela oração e leia um trecho da Bíblia cada dia.
9.- Dedique-se ao estudo da liturgia,a fim de celebrar cada vez melhor.
10.- Observe o silêncio na igreja e na sacristia.E mantenha a concentração, principalmente antes de começar o ato litúrgico.
Posições Durante as Celebrações
Nas celebrações litúrgicas, as diversas posturas ou atitudes são expressões corporais simbólicas que expressão uma relação com Deus.
O coroinha deve conhecer as posições em que ficará durante a celebração da santa missa. As igrejas mais atualizadas contam com recepcionistas e orientadoras que indicam as posições dos participantes da assembléia.No entanto, o coroinha deve conhece-las para não quando não houver esses servidores da comunidade.
A seguir você ira aprender as principais posturas:
Estar em pé: é a posição do Cristo Ressuscitado, atitude de quem está pronto para obedecer, pronto para partir.Indica também a atitude de quem acolhe em sua casa.Estar de pé demonstra prontidão para pôr dm prática os ensinamentos de Jesus.
Estar sentado: é a posição se esculta, de diálogo, de quem medita e reflete.Na liturgia, esta posição cabe principalmente ao se ouvir as leituras (Salmo, 1ª e 2ª Leitura), na hora da homilia e quando a pessoa esta concentrada e meditando.
Estar ajoelhado: é a posição de quem se põe em oração profunda, confiante. “Jesus se afastou deles à distância de um tiro de pedra, ajoelhou-se e suplicava ao Pai...” (Lucas,22,41).Lembremos dos leprosos que,de joelhos, suplicava que Jesus o livre da lepra (cf. Marcos 1,40).
Fazer genuflexão: faz-se dobrando o joelho direito ao solo. Significa adoração, pelo que é reservada ao Santíssimo Sacramento, quer exposto,quer guardado no sacrário. Não fazem genuflexão profunda aqueles que transportam objetos que se usam nas celebrações, por exemplo, a cruz, os castiçais, o livro dos evangelhos.
Prostar-se: significa estender-se no chão; expressa profundo sentimento de indignidade, humildade, e também de súplica.Este gesto está previsto na Sexta-feira santa,no inicio da celebração da Paixão.Também os que ser ordenados diáconos e presbíteros se prostram.Em algumas ordens ou congregações religiosas se prevê a prostração na celebração da profissão dos votos religiosos.
Inclinar o corpo: é uma atitude intermediária entre estar de pé e ajoelhar-se.Sinal de reverência e honra que se presta às pessoas ou ás imagens.Faz-se inclinação diante a cru,no inicio e no fim da celebração; ao receber a benção; quando,durante o ato litúrgico,há necessidade de passar diante do sacrário; antes e depois da incensação, e todas as vezes em que vier expressamente indicadas nos diversos livros litúrgicos.
Erguer as mãos: é um gesto de súplica ou de oferta o coração a Deus. Geralmente se usa durante a recitação do pai-nosso e nos cantos de louvor.
Bater no peito: é expressão de dor de arrependimento dos pecados. Este gesto ocorre na oração Confesso a Deus todo poderoso...
Caminhar em procissão: é atitude de quem não tem moradia fixa neste mundo:não se acomoda, mas se sente peregrino e caminha na direção dos irmãos e irmãs, principalmente mais empobrecidos e marginalizados.
Existem algumas procissões que se realizam fora da Igreja, por exemplo, na solenidade de Corpus Christi e no Domingo de Ramos, na festa do padroeiro..., e outras pequenas procissões que se fazem no interior da igreja:a procissão de entrada, a das ofertas e a da comunhão.A procissão do Evangelho é muito significativa e se usa geralmente nas celebrações mais solenes.
Silêncio: é atitude indispensável nas celebrações litúrgicas.Indica respeito, atenção, meditação, desejo de ouvir e aprofundar na palavra de Deus.Na celebração eucarística, de prevê um instante de silêncio no ato penitencial e após o convite à oração inicial, após uma leitura ou após a homilia.Depois da comunhão, todos são convidados a observar o silêncio sagrado.O silencio litúrgico, porém, previsto nas celebrações, não pode ser confundido com o silêncio ocasionado por alguém que deixou de realizar sua função, o que causa inquietação na assembléia.
A celebração litúrgica é feita de gestos, palavras, cantos e também de instante de silêncio. Tudo isso confere ritmo e dá harmonia ao conjunto da celebração.
O Que Fazer Após a Missa ?
Terminada a Santa Missa, o coroinha deverá auxiliar o sacerdote ou ministros a retirar os paramentos sagrados, e só então cuidar de apagar as velas, guardar os livros e vasos sagrados sempre com muito respeito diante do altar.
Ao deixar o Templo
Ao retirar –se do templo, o coroinha, como qualquer fiel, devera ir à Capela do Santíssimo Sacramento, com o fez ao chegar, para despedir do Senhor Sacramentado com um pequeno gesto de adoração.
Quem é o Santo Padroeiro dos Coroinhas?
Tarcísio pertencia à comunidade cristã de Roma, era acólito, isto é, coroinha na igreja. No decorrer da terrível perseguição do imperador Valeriano, muitos cristãos estavam sendo presos e condenados à morte. Nas tristes prisões à espera do martírio, os cristãos desejavam ardentemente poder fortalecer-se com Cristo Eucarístico. O difícil era conseguir entrar nas cadeias para levar a comunhão.
Nas vésperas de numerosas execuções de mártires, o Papa Sisto II não sabia como levar o Pão dos Fortes à cadeia. Foi então que o acólito Tarcísio, com cerca de 12 anos de idade, ofereceu-se dizendo estar pronto para esta piedosa tarefa. Relativamente ao perigo, Tarcísio afirmava que se sentia forte, disposto antes morrer que entregar as Sagradas Hóstias aos pagãos.
Comovido com esta coragem, o papa entregou numa caixinha de prata as Hóstias que deviam servir como conforto aos próximos mártires. Mas, passando Tarcísio pela via Ápia, uns rapazes notaram seu estranho comportamento e começaram a indagar o que trazia, já suspeitando de algum segredo dos cristãos. Ele, porém, negou-se a responder, negou terminantemente. Bateram nele e o apedrejaram. Depois de morto, revistaram-lhe o corpo, nada achando com referência ao Sacramento de Cristo.
Seu corpo foi recolhido por um soldado, ocultamente cristão, que o levou às catacumbas, onde recebeu honorifica sepultura.Ainda se conservam nas catacumbas de São Calisto inscrições e restos arqueológicos que atestavam a veneração que Tarcísio granjeou na Igreja Romana. Tarcísio foi declarado padroeiro dos coroinhas ou acólitos, que servem ao altar. Mais uma vez encontramos a importância da Eucaristia na vida do cristão e vemos que os santos existem não para serem adorados, mas para nos lembrar que eles também tiveram fé em Deus.
Eles são um exemplo de fé e esperança que deve permanecer sempre com as pessoas. Então, a exemplo de São Tarcísio, estejamos sempre dispostos a ajudar, a servir. Se cada um fizer a sua parte realmente nos tornaremos um só em Cristo.
Algumas Orações que o Coroinha deve Saber
Sinal da Cruz: Pelo sinal da santa Cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
Pai- Nosso: Pai que estais no céus, santificado seja o vosso nome, venha o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céus.O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai as nossas ofensas assim na terra como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não os deixeis cai em tentação, mas livrai-nos de todo mal. Amém.
Ave-Maria: Ave Maria, cheia de graça o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, bendito fruto do vosso ventre, Jesus.Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na nossa morte. Amém.
Glória ao Pai: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Salve-Rainha: Salve Rainha, Mãe de Misericórdia vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva.A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas.Eia, pois, advogada nossa esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois desse desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre ò clemente, ó piedosa, ó Doce Sempre Virgem Maria. Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Diante do Santíssimo Sacramento: Nós vós adoramos, Santíssimo Senhor Jesus Cristo , e vós bendizemos, aqui e em todas as igrejas do mundo, porque vossa santa cruz remistes o mundo.Graças e louvores se dêem a todo o momento ao Santíssimo e divinissimo Sacramento.
Ao Santo Anjo da Guarda: Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me guarde, governa e ilumina. Amém.
Oração á São Tarcísio: Ó glorioso São Tarcísio, que agora no céu estais a gozando o prêmio do vosso amor verdadeiro a Deus, de fidelidade e proteção constante à Santa Eucaristia. Abençoai nossas famílias e os devotos, que buscam em Ti o Amor e a Coragem de lutar por Jesus Cristo. Quero, neste dia, seguir sua bravura, sentindo em meu coração a Santa Eucaristia, seguindo a Jesus Cristo, amando e respeitando o serviço de sua Igreja, o Magistério de nossa Fé. Livrai-me da maldade e de tudo o que pode me separar de Deus, do próximo e da salvação eterna. Concedei-me a graça que desejo alcançar (Pedido). Graças e louvores se dê a cada momento, ao Digníssimo Santíssimo Sacramento.
Oração dos Coroinhas: Senhor Jesus Cristo, que me chamastes ao ministério de coroinha, dá-me coragem para atender o seu chamado.Abençoa meu serviço dentro da comunidade quero exercê-lo com respeito e alegria, testemunhando a todos o teu amor.Abençoa também minha família, meus amigos e minha vocação.Maria, mãe de Jesus e nossa mãe, preserva-me de todas as distrações nesta oferta a teu filho sobre o altar.Santo Anjo da Guarda, protege-me.São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas, rogai por nós.Amém.
Oração de São Francisco de Assis: Senhor, fazei-nos um instrumento de vosso amor.Dai-nos a capacidade e a força para amar o dom de perdoa r consolar, a alegria da esperança e da fé, o doar-se pela união e pela paz.Daí, Senhor, que nos afeiçoemos ás coisas modestas, que carreguemos os fados uns dos outros, que não nos cansemos de semear o bem, que não desfalecemos no meio das dificuldades de cada dia que em tudo saibamos dar graças.Pela vossa presença na Igreja, pela força do Espírito Santo que renova a vida dos cristãos, pela presença que sois em cada um de nós, pelos dons que diariamente recebemos, nós vos agradecemos, Senhor. Dá-nos tua, bênção, Senhor, e aos frutos que v~em de tuas mãos;pedimos também para saciar aos pobres que passam sem pão.
Oração de São Bento: Cruz sagrada seja minha Luz.Não seja o Dragão meu guia
Retira-te Satanás.Nunca me aconselhes coisas vãs.É mal o que tu me ofereces
Bebe tu mesmo do teu veneno.Rogai por nós bem aventurado São Bento
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oração a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tem recorrido a vossa proteção, implorado o vosso auxilio e reclamado o vosso socorro, fosse por vós desamparado.Animado eu, pois, com igual confiança, a vós, Virgem das virgens, como a mãe recorro, em vós me acolho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,me prostro aos vossos pés.Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.
Oração do Espírito Santo: Vinde, Espírito Santo enchei os corações de vossos fiéis
e acendei neles o fogo do vosso amor.Enviai, Senhor, o vosso Espírito e tudo será criado E renovareis a face da terra. Oremos:Ó Deus, que iluminais os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, concedei-nos que, no mesmo Espírito, saibamos o que é reto e gozemos sempre de suas consolações. Por nosso Senhor Jesus Cristo,na unidade do Espírito Santo. Amém.
Especialmente para Você, Coroinha !!!.
Esperamos tê-lo ajudando a conhecer melhor muitas coisas sobre o trabalho dos coroinhas na igreja, que é um serviço dedicado a Deus e, portanto, um verdadeiro privilégio.
Servir na liturgia é sem dúvida servir ao próprio Deus, que deve merecer todo o nosso respeito e consideração.
Para encerrar, vamos dar-lhe algumas Regras Práticas que todo coroinha deve procurar observar não por imposição, mas por amor:
Ao entrar na igreja, faça uma genuflexão para Jesus que está no sacrário: é um ato de fé na sua presença;
Antes de entrar na sacristia, pare e reze um pouquinho;
Dentro da igreja, caminhe com respeito, sem correr ou brincar;
Na sacristia, fale baixinho, pois ela também faz parte da igreja;
Vista-se sempre decentemente, sem exageros;
Antes de fazer seu serviço junto ao altar, lave bem as mãos;
Ao terminar as celebrações, guarde sempre sua vestimenta no lugar apropriado, procurando não amassá-la; e se estiver suja, lave-a e passe-a;
Procure não emprestar a outros jovens sua túnica; se a pessoa insistir, consulte antes o padre ou coordenador;
Lembre-se de que a túnica não é de sua propriedade, mas você é responsável por ela: conserve-a, pois, com muito cuidado;
Antes de começar a missa, verifique se tudo está em ordem: a toalha do altar, que precisa estar bem limpa; o missal e o lecionário, em seus lugares; as galhetas, com vinho e água; as hóstias, em números suficientes para os fieis; as cadeiras, para o celebrante e para os coroinhas, devem estar limpas; as velas do altar, acesas; os cânticos, distribuídos; as pessoas, já avisadas; as luzes do altar e da igreja, acesas; e outros detalhes, que só você conhece muito bem. (Mas na nossa Paróquia essas atividades são feitas pelos acólitos ou Diácono que estão encarregados da santa missa).
Se você prometeu ajudar a rezar a missa num determinado dia, faça tudo cumprir seu dever: é sinal de responsabilidade e maturidade;
Quando não puder comparecer na celebração no dia que você foi destinado avise outro para ir no seu lugar e ao seu coordenador.
E, finalmente, nunca se esqueça de que o bom coroinha são aqueles conscientes de sua dignidade e responsabilidade. Desejamos a você um bom trabalho.
Jesus apreciará sua dedicação ao Reino de Deus!!!!!!
Comentários (23)
- oie,eu sou fran...sou coroinha vai fazer uns 5 anos...vamos dizer que eu aprendi muitu nesse decorrer de tempo prinscipalmente amadureci num bom sentido...antes eu éra uma menina vamos dizer "patricinha",agora me concidero humilde,aonde móro(colombo pr) tem 3 comunidades se vamos dizer que "disputam",eu ñ ligo para isso eles querem ver quem é o melhor,quem trabalha melhor quem faz isso aquilo melhor más para mim eu ñ ligo isso eu estou aqui para servir jesus,sequir seua passos como na oração do coroinha"ajuda-nos,senho a sequir na díficio caminhada,daí-s num ? repleto de amor aos pobres e simples deste mundo"eu começei com minha caminhada aos 5 anos da catequese ao 6,7,8anos só fiz catequese apartir nos 9 e meio achei a maior graça os coroinhas da capela ouro verde NOSSA SENHORA APARECIDA'RECEBEREM SUA CRUZ daí eu falei prá minha mãe na hora da missa MÃE EU VOU SERVIR O ALTAR,VOU SER IQUAL A ELES minha mãe ficou muito feliz com isso...aos 9 me preparava para ...
- Olá Franciele. Muito obrigada pelo seu testemunho. Isso nos deixa feliz em saber que nesta geração temos crianças e jovens chamados por Deus, assim como fez com o profeta Samuel (ver na Biblia. Continue assim, servindo e testemunhando o Espirito Santo que está agindo no teu coração e abrasando aos nossos. Bjs... Dainir
- Oie, sou cordenadora paroquial dos coroinhas aqui em minha paroquia e estou passando para parabenizar voces pelo site, pois, me ajuda muito com a formaçao dos meus meninos. bjos a paz de jesus.
- Paz e Bem,
Sou animador do Grupo de Coroinhas da comunidade de São José Operario, adorei o site, muito bom mesmo.
Mas no momento preciso de ajuda... Estou passando por momento muito dificil com meus Coroinhas... Estão desmotivados, aparentemente estão servindo a força.
Tive que me afastar por um tempo, por motivo de emprego. Deixei alguns coroinhas responsaveis pelo grupo. Mas ao visita-los, meu coração chorou por ver um grupo tão bom acabando... Pedi demissão e voltei... Mas a desmotivação deles chega a ser notavel.
Por favor me ajudem, eis acima meu e-mail.
Que Deus os abençoem
- Em nome dos coroinhas da Paróquia São Francisco de Borja agradeço por essa formação nos dada ... Porque foi muito aproveito de minha perte...Muito Obrigado.. Paz et Bonum...
- Klayton, a motivação dos coroinhas é algo que deve ser sempre levado em primeiro lugar em uma coordenação em um cargo de animador de pastoral.
fui coordenador paroquial de coroinhas e entendo a sua preocupação, entenda que esta trabalhando com jovens, adolescentes e muitas vezes crianças, eles gostam de novidades, de alternativas diferentes para se sentirem a vontade, seguros e principalmente motivados a servir a Deus e igreja, busque nos encontros fazer dinâmicas, palestras e historias de próprios servidores ai da sua paróquia demonstrando o quanto é importante o trabalho do coroinha em uma celebração em uma missa, além é claro de sempre promover, formações, Retiros espirituais algo que deixe eles mais próximos de Deus e do espírito santo, Promova encontros paróquias de forma que haja o relacionamento dos corinhas da paróquia, jogos e ate mesmo apresentaçõesEspero que dê tudo certo, e parabéns pela sua vocação e preocupação pelos coroinhas.att,José Carlos
- eu sou cordernador a 9 anos de coroinhas,e gostei muito do site vcs estão de parabéns eu achei muito importante esse site realmente servi é esta sempre pronto para deus é vc se consagrar ao seus serviço,que deus abencoe todos vc que fizeram este site e que nossa senhora os proteja com seu manto.
- sou coordenador da pastoral dos acólitos da minha paroquia e passei para parabenizar vocês pelo site, pois é de estimado valor continue sempre com esse Espírito de sabedoria e criatividade. Deus abençoe a todos. Leandro Silva Paroquia de Sant'Ana Coelho Neto-MA.
- Eu sou coordenadora de coroinhas e fiquei muito contente por achar esse site eu aprendi muito e posso passar a diante todo esse ensinamento.
- sou coroinha desde meus 7 anos já estou com 15 e confesso, sempre erro uma coisinha ou outra. mas esse site é muito bom. me ajudou bastante.
porque os coordenadores de coroinhas da minha paroquia são jovens, e as vezes não consigo entender. e eu queria deixar uma sugestão:
coloquem o nome dos paramentos do altar. ser coroinha alem de responsabilidade é um ato de amor á Deus. obrigadão!
- Sou coordenadora da equipe de coroinhas e acólitos da Paróquia São Judas Tadeu de Bebedouro a pouco tempo,então ainda tenho muito o que aprender,e fiquei muito feliz em encontrar este site pois irá me ajudar muito.Parabéns...
- sou coroinha faz apenas um ano e não entendo muito bem ainda das santas missas e solenidades por isso dar uma explicadinha ai nas solenidades...obrigadão por toda ajuda beijosss
- Eu sou coroinha faz 2 anos,me sinto otima servindo a deus.
So de santa isabel e aqui tem escalas para servi e me chamao toda vez.
Agora recebi um aviso,que me chamarao para dár uma intrevista e responde ''Oque é ser coroinha''
Gostei muito de saber Que oque fasso esta se espalhando por todo brasil...Obg a todos! 12.08
- Gostei muito destas dicas vou ser coroinha apartir do dia 02 de outubro e gostei de todas as dicas e vou indicar aos meus colegas e amigos também coroinhas!!!
Olá eu sou coroinha da paroquia São João BTISTA E NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS icorci.Eu vou faze um ano no grupo dos coroinha pra mim foi a melhor coisa da minha vida foi entra para esse serviço do alta,qundo eu judo miss eu saio tão bem fio muito feliz e pra vocês que escrveram isso os siguinificados das coisas que gente faz foi muito bom gostei,parabens fique com deus.
- muito legal tenho 11 anos e já sou coroinha há 6 anos é muito legal servir a Deus estar mais perto de Deus eu amo fazer isso.
- oi Meu Nome e Tayane e vou me tornar coroinha agora em novembro gostei muito do que li nesse artigo e pode ter certeza que vou fazer o maximo pra estar sempre a disposição do Senhor. Vocês esclareceram muitas coisas pra mim valeu mesmo...
- Oi Meu no me é Notoniel, queria dizer que pude aprender muiiito com essas informções acima. Nunca na minha vida eu pensei que poderia ser um coroinha entre outros eu até ria de amigos meus que eram, hoje eles abandonaram o altar e eu propriamente dito assimí o dever de servir o Altar e hoje sou um Acólito e estou muiiito feliz com minha decisão.Agradeço a vocês pelas informações.