Lembrai-vos

Lembrai-vos
Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos Vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo. Amen.

16 Feb 2012

A "BONDADE" DOS PADRES DE AMANHÃ DEPENDE MUITO DA "QUALIDADE" DOS EDUCADORES DE HOJE


Termina A Semana de Estudos parágrafo formadores in Seminários

ROMA, ( ZENIT.org ) - A "bondade" dos padres de Amanhã depende Muito da "Qualidade" dos Educadores de Hoje, EO Seminário si confirmação Como o local, indispensável parágrafo UMA Formação sacerdotal adequada EAo Desafios dos tempos, especialmente in hum Mundo culturalmente globalizado.

Estás como São CONCLUSÕES obtidas não final da Segunda Semana de Estudos parágrafo OS formadores in Seminários, Organizada de 6 a 10 de Fevereiro Pelo Centro de Formação Sacerdotal da Pontifícia Universidade da Santa Cruz (Santa Croce) e focada no Tema O Ministério da Direção nsa Seminários .


A Iniciativa, Que coincidiu com o Simpósio dos Bispos e dos Superiores Religiosos in Matéria de Abuso sexual, this realizado nd Universidade Gregoriana, e UMA clara Manifestação fazer Interesse da Igreja los responder uma base dos Problemas: a Formação dos Candidatos.

O Encontro contou com Cerca de setenta Educadores in Seminários de TODO o Mundo, Homens da Curia, Bispos responsáveis ​​Pelas vocações e Professores Universitários com Experiência in Formação sacerdotal. O Diálogo vivo permitiu esclarecer Aspectos Específicos e trocar EXPERIÊNCIAS valiosas, Que podem atender Desafios do Mundo Contemporâneo EAo.

Discernimento Vocacional e Seleção de Candidatos

O Relatório Sobre "Discernimento de idoneidade Pará como Ordens religiosas" FOI AO confiada Secretario da Congregação par o Clero, Dom Celso Morga, explicou Que de Maneira Que hum freio NAS deserções Que ocorrem no sacerdócio PoDE Ser conseguido com UMA Reflexão Melhor Sobre como condições dos Candidatos, Levando-SE in Conta "cultural Mobilidade, como Expectativas Econômicas Sociais UO, OS condicionamentos de Família e OS Conflitos podem surgir de Opaco UMA ideologizada pastoral".

Devemos tambem discernir adequadamente Todos os "Fatores Internos", Que uma temperatura ver com "a rigidez de Personalidade, um Falta de Saúde Física OU mental, OS enganos intelectuais OU OS desenganos Amoroso, como conversões drásticas, o egocentrismo, a fragmentação nd Educação religiosa , um de Falta auto-Controle ... ".

Com OS Dados in Mãos, o Bispo Constatou Que in Toda uma Igreja, DESDE OS Anos de 1980, houve "um aumento sustentado sem numero de Sacerdotes" e UMA Atenção privilegiada "Pará a Maior Qualidade da SUA Seleção", Tanto Que, Na Prática, chegam um Ser ordenados Sacerdotes "apenas hum terço dos seminaristas".
Dom Agostino Superbo, arcebispo de Potenza, Itália nd, e vice-Presidente da Conferencia Episcopal Italiana, delineou OS Critérios Pará a Seleção dos Candidatos AO sacerdócio, Que devem Integrar como Exigências Institucionais (disponibilidade parágrafo UMA Doação total de AO Evangelho, qualidades Humanas e qualidades intelectuais parágrafo hum Serviço abnegado oferecido EAo OUTROS, Personalidade Aberta) com o Bem do Próprio Jovem, "Que DEVE Ser o protagonista da SUA Própria biografia".
Sem discernimento vocacional e imprescindível, portanto, considerar "como Famílias e comunidades cristãs como das quais o Candidato PROCEDE, EM UM Diálogo regular", e respeitar Tanto uma "fase preliminar", Que preparação par o Seminário, QUANTO o OSU Prudente de "Uma pausa formativa ", Que AJUDE um" Superar dificuldades ea amadurecer como SO Critérios ".
Identikit fazer e reitor do formador
"Homem de Deus, Completo e Bem Preparado, com Vontade de si Dedicar integralmente, com Um Amor inegável POR Cristo e Pela Igreja, transparente, Mais Que Pai do pedagogo, Paciente e bondoso, reto de espírito", como São Características Que reitor da UM Seminário de desen ter parágrafo Realizar uma funcao SUA corretamente, a Acordo de com Dom Paolo Rabitti, arcebispo de Ferrara-Comacchio, tambem nd Itália, Que aproveita a propria experiencia Ao não desprezíveis Anos Longo dos.
O reitor tambem DEVE UMA manter "total Interação com o Bispo, o Respeito Pelo presbitério, o Amor exigente e paternal parágrafo com OS Educadores" e Ser "atuante nd Formação permanente".
QUEM ofereceu o semblante do formador in Seminários FOI o arcebispo de Tacna e Moquegua, Peru não, Dom Marco Antonio Cortez Lara, Que Falou de "um Homem firme nd Fé, com forte UMA Identidade sacerdotal, com UMA Personalidade madura, Pleno de Certeza da SUA Própria vocação, Aberto EAo contatos Humanos, Culto, Prudente e Sábio ". Em síntese, "íntegro", de MoDo um Ser "crível parágrafo OS Jovens" e Capaz de atraí-los "Mais Pelo Testemunho de Vida UMA alegre e Autêntica faça Que Pela disciplina UO pelos ensinamentos teóricos".
Os formadores devem, portanto, Ser capazes de "trabalhar com Paixão e com Verdade" nos varios Aspectos da pastoral, in Contato com Necessidades reais como dos Fiéis, e ASSIM Transformar o Seminário los hum locais de encontro "de Todos os Sacerdotes diocesanos, Jovens e Idosos, um Aberto de Todos os carismas da Igreja ".
A Atmosfera do Seminário
O seminário "Nao e hum Lugar de Passagem, Mas hum ritmo par si preparar par o sacerdócio, Capaz de interligar facilmente uma SUA" vida in Comum com um e com uma pastoral de Caridade Fraternidade sacerdotal futura ". Por Isto É, como SUAS Regras devem servi "imutável, compartilhadas aceitas eletrônicos, Mas nao esmagadoras, porqué OS Valores Educativos nao si impõem, Mas convencem", Como ilustrou, POR SUA Vez, o Bispo auxiliar de Milão, Dom Mauro Delpini.
Grande Parte Das atividades do Seminário e dos SEUS formadores depende ainda do Fluxo das Relações Externas e da Comunicação interna los de Todos os níveis de decisão, Como explicou o professor José María La Porte, decano da Faculdade de Comunicação Institucional, identificando AO mesmo ritmo uma importancia Construir uma de Confiança e de evitar o funcionalismo.
"A lealdade, a Eficácia ea alegria" São o Resultado das capacidades de escutar, de trabalhar in Equipe, fazer valor dado como Coisas Pequenas e simples e da disposição par enfrentar OS Problemas Como UMA Oportunidade e nao Como hum Incomodo. JA a. Verdade nsa relacionamentos interpessoais "E o Que fara com Que CADA Palavra e Gesto CADA UM SE Torne Veículo de Fraternidade in UMA Vida Comum caracterizada POR Fatos de Caridade, e nao UMA mera Escola de hipocrisia revestida de Diplomacia"
Um Foco de Atenção tambem DEVE Ser identificado NAS Estruturas Que acolhem OS seminaristas, Como explicou o professor Fernando Puig: "O Ambiente Externo da Casa DEVE promover o Exercício das Virtudes Humanas, São proprias ¿Qué fazer Ministério sacerdotal", principalmente atraves do "desapego dos Bens temporais "e da capacidade de" tomar Conta deles, Valoriza-los e colocá-los um Serviço dos Outros ".
A Perspectiva da Cúria Romana FOI apresentada Pelo cardeal Grocholewski, prefeito da Congregação Pará a Educação Católica, a QUEM FOI confiada uma Sessão de abertura, e Pelo secretario do Pontifício conselho parágrafo OS Textos Legislativos, Dom Juan Ignacio Arrieta, Que Falou da Autoridade Como hum Serviço da Igreja, destacando qualidades como empreendedorismo dos Pastores "a Fidelidade, a Prudência ea bondade".

Eduardo Torres

No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...

Imagem do Vulcão Merapi - "Montanha do fogo" Ilha de Java/Indonésia em erupção. Sem palavras...
"Ai de mim, se não evangelizar'! "Se eu me calar, até as pedras falarão"...

glitters