Ao contrário de aparições como Guadalupe, Fátima e Lourdes, que geraram milhões de conversões e uma guinada positiva para a religião Católica em seus países, na Bósnia e Herzegovina, pequeno país em que se situa Medjugorje, a situação é alarmante.
* * *
Cardeal Bertone preocupado com o futuro da Igreja na Bósnia e Herzegovina.
Por Catholic World News | Tradução: Fratres in Unum.com
Escrevendo em nome do Papa Bento XVI aos bispos da Bósnia e Herzegovina, o Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, expressou temor pelo futuro da Igreja na nação dos Bálcãs.
“Infelizmente, como sabeis bem, os dados são alarmantes: de cerca de 800 mil Católicos em 1991, caíram hoje para 440 mil”. O Cardeal Bertone escreveu em uma carta recente, cujos excertos foram agora publicados em L’Osservatore Romano. “Em muitas paróquias, restam apenas os idosos; segundo as estatísticas anuais das cúrias diocesanas, o número dos católicos não pára de cair”
“A gravidade da situação vos requer, como pastores e principais responsáveis pelo Povo de Deus nesta região, intensificar, de comum acordo, vosso comprometimento com o futuro da Igreja na Bósnia e Herzegovina”, continuou o Cardeal Bertone. “O desânimo e a resignação devem ser combatidos e o envolvimento pessoal na questão da sobrevivência encorajado”.
Os bispos da Bósnia e Herzegovina se encontraram em 30 e 31 de janeiro para refletir sobre a carta. O núncio apostólico, que estava presente no encontro, enfatizou a necessidade de os bispos desenvolverem “diretrizes pastorais comuns” em resposta ao desafio.
Menos de 10% dos 4,6 milhões de pessoas da nação são Católicos; 40% são muçulmanos e aproximadamente um terço são ortodoxos orientais.
FRATRES
No comments:
Post a Comment