Lembrai-vos

Lembrai-vos
Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos Vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos rogo. Amen.

23 Feb 2012

PEDAGOGIA DA CATEQUESE

  1. Conceitos didáticos e suas diferenças:
                Catequese  não é aula são ENCONTROS
          Catequista não é professor é um discípulo de Jesus agindo como ORIENTADOR
          A criança, adolescente ou adulto na catequese não é aluno e sim CATEQUIZANDO.
Portanto são, Encontros de Catequese para uma educação na Fé cumprindo o Mandato de Cristo – Ide e Evangelizai!

  1. O que é método? A palavra método significa caminho ou processo racional para atingir um dado fim.            O método diz respeito ao modo como se  realiza a transmissão dos saberes.

  1. Como se usa os métodos para ter eficácia?

    • É preciso DIZER (verbal); MOSTRAR (intuitivo) e FAZER (ativos);
    • DIZER: expor, dialogar, debater, interrogar, criar painel, explicar, conferência.
    • MOSTRAR: demonstrar, audiovisuais, textos escritos.
    • FAZER: trabalhos em grupo, estudos de casos, role-play, simulações e jogos.

4. Tipos de Métodos (ater-se apenas ao recorte)

          Expositivo
          Participativo

5. Quais as grandes diferenças entre os Métodos Expositivos e os Participativos?

Método Expositivo

          o catequizando é passivo (ouve e repete o conhecimento);  não interessa se ele venha a entender ou não;
          o catequizando é o objeto da aprendizagem (existe um programa/conteúdos a “memorizar” independente do ritmo de aprendizagem do catequizando);
          procura fazer com que o catequizando desenvolva a memorização dos conhecimentos  através da repetição (a forma de memorizar menos eficaz);
          é desmotivante para o catequizando; não valoriza nem respeita as necessidades psicológicas das crianças; não respeita os mecanismos mentais da aprendizagem;
          o catequista transmite conhecimentos;
          exige do catequista essencialmente competências para explicar e controlar os catequizandos;
          o catequista usa o Poder no encontro para que haja ordem e empenho dos catequizandos;
          avalia conhecimentos; o que importa são os resultados; baseia-se no grupo, na comparação.

Método Participativo

          é construtivo (o catequizando pensa, entende e aplica o conhecimento);
          parte do entendimento em que o catequizando se encontra;
          o catequizando é o sujeito da aprendizagem (os conteúdos estão ao serviço do ritmo da aprendizagem e das necessidades do aluno);
          o catequizando aprende (memoriza) pelo entendimento e pela experimentação;  é mais motivante para o catequizando;
          respeita e valoriza as necessidades psicológicas das crianças; respeita os mecanismos mentais da aprendizagem;
          o catequista ajuda a construir o conhecimento;
          exige do catequista várias competências: comunicação, motivação e liderança;
          o catequista é visto pelos alunos como uma autoridade (alguém que ajuda a aprender);
          avalia competências, ajuda o catequizando a tomar consciência do que precisa melhorar; baseia-se no indivíduo, respeitando a sua individualidade.
          Mas como ser um catequista com competências para aplicar e desenvolver, em sala de catequese, um sistema de ensino baseado em Métodos Participativos?

METODOLOGIA
          Acolhimento e motivação do grupo;
          Trabalhar a temática abrangendo aspectos vivenciais do catequizando;
          Recordar tema anterior a cada encontro;
          Escuta,  diálogo e interiorização a cada atividade realizada;
          Oração; Animação e compromisso;
          Avaliação; Técnicas e Recursos Materiais utilizados.

O ideal é que o Catequista faça um PLANEJAMENTO ANUAL  baseando-se nos Tempos Litúrgico

Referência bibliográfica: http://www.paginaoriente.com (Catecismo); Metodologia catequética Pe. Paulo César Gil

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