- Conceitos didáticos e suas diferenças:
• Catequista não é professor é um discípulo de Jesus agindo como ORIENTADOR
• A criança, adolescente ou adulto na catequese não é aluno e sim CATEQUIZANDO.
Portanto são, Encontros de Catequese para uma educação na Fé cumprindo o Mandato de Cristo – Ide e Evangelizai!
- O que é método? A palavra método significa caminho ou processo racional para atingir um dado fim. O método diz respeito ao modo como se realiza a transmissão dos saberes.
- Como se usa os métodos para ter eficácia?
- É preciso DIZER (verbal); MOSTRAR (intuitivo) e FAZER (ativos);
- DIZER: expor, dialogar, debater, interrogar, criar painel, explicar, conferência.
- MOSTRAR: demonstrar, audiovisuais, textos escritos.
- FAZER: trabalhos em grupo, estudos de casos, role-play, simulações e jogos.
4. Tipos de Métodos (ater-se apenas ao recorte)
• Expositivo
• Participativo
5. Quais as grandes diferenças entre os Métodos Expositivos e os Participativos?
Método Expositivo
• o catequizando é passivo (ouve e repete o conhecimento); não interessa se ele venha a entender ou não;
• o catequizando é o objeto da aprendizagem (existe um programa/conteúdos a “memorizar” independente do ritmo de aprendizagem do catequizando);
• procura fazer com que o catequizando desenvolva a memorização dos conhecimentos através da repetição (a forma de memorizar menos eficaz);
• é desmotivante para o catequizando; não valoriza nem respeita as necessidades psicológicas das crianças; não respeita os mecanismos mentais da aprendizagem;
• o catequista transmite conhecimentos;
• exige do catequista essencialmente competências para explicar e controlar os catequizandos;
• o catequista usa o Poder no encontro para que haja ordem e empenho dos catequizandos;
• avalia conhecimentos; o que importa são os resultados; baseia-se no grupo, na comparação.
Método Participativo
• é construtivo (o catequizando pensa, entende e aplica o conhecimento);
• parte do entendimento em que o catequizando se encontra;
• o catequizando é o sujeito da aprendizagem (os conteúdos estão ao serviço do ritmo da aprendizagem e das necessidades do aluno);
• o catequizando aprende (memoriza) pelo entendimento e pela experimentação; é mais motivante para o catequizando;
• respeita e valoriza as necessidades psicológicas das crianças; respeita os mecanismos mentais da aprendizagem;
• o catequista ajuda a construir o conhecimento;
• exige do catequista várias competências: comunicação, motivação e liderança;
• o catequista é visto pelos alunos como uma autoridade (alguém que ajuda a aprender);
• avalia competências, ajuda o catequizando a tomar consciência do que precisa melhorar; baseia-se no indivíduo, respeitando a sua individualidade.
• Mas como ser um catequista com competências para aplicar e desenvolver, em sala de catequese, um sistema de ensino baseado em Métodos Participativos ?
METODOLOGIA
• Acolhimento e motivação do grupo;
• Trabalhar a temática abrangendo aspectos vivenciais do catequizando;
• Recordar tema anterior a cada encontro;
• Escuta, diálogo e interiorização a cada atividade realizada;
• Oração; Animação e compromisso;
• Avaliação; Técnicas e Recursos Materiais utilizados.
O ideal é que o Catequista faça um PLANEJAMENTO ANUAL baseando-se nos Tempos Litúrgico
Referência bibliográfica: http://www.paginaoriente.com (Catecismo); Metodologia catequética Pe. Paulo César Gil
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